Adicionado in Ergonomia, Iniciante

12 Fórmulas Básicas de Dedilhado

12 Fórmulas Básicas de Dedilhado

12345
(3,00 de 5 com 5 votos)

violao tecnica 1 12 Fórmulas Básicas de Dedilhado

Segundo Abel Carlevaro são 12 as fórmulas básicas de dedilhado. A imagem acima e o vídeo abaixo são uma tentativa de ensinar á distância a forma ergonomicamente correta de executá-los.

X= Detalhe proporcionado pela postura recomendada por Abel Carlevaro de acordo com estudos sobre anatomia e fisiologia. É o estado natural do corpo.

No toque sem apoio, o esforço voluntário será somente para flexionar o dedo, pois, o mesmo retornará de forma automática para a posição inicial pela compensação do tendão antagônico ao movimento, pois existem dois tendões que trabalham ao mesmo tempo quando movemos o dedo, são eles: Flexor e Extensor; Quando um deles é utilizado voluntariamente, após o relaxamento, o outro tendão retorna o dedo á posição de repouso. (somente para o toque sem apoio)

Observem no vídeo que mantive o dedo flexionado voluntariamente por alguns segundos afim de demonstrar os movimentos voluntário e involuntário, pois, logo que relaxei o mesmo voltou á posição inicial involuntariamente através da ação antagônica do tendão Extensor.

Na mão direita (md) o primeiro toque do indicador, médio ou anular (i, m, a) indicado na fórmula é acompanhado do baixo com o polegar (md) á partir da sexta corda depois a quinta, quarta, volta para quinta e sexta corda iniciando um novo ciclo. A mão não mexe, somente o polegar se movimenta no domínio das cordas 4, 5 e 6.

Na mão esquerda (me) escolha um acorde que lhe soar agradável ou confortavel para sua mão. Observe os acordes sugeridos na imagem abaixo.

violao guita 12 Fórmulas Básicas de Dedilhado

Monte o acorde (me) á partir da primeira casa da escala e quando for iniciar um novo ciclo com a mão direita, ou seja, tocar a sexta corda pela segunda vez, deslocar para casa dois da escala, casa 3 … até chegar a quinta casa e depois retorne de uma em uma até a primeira para mudar a fórmula básica.

É indicado que utilize o metrônomo em velocidade baixa (40) que irá possibilitar que o cérebro grave mais rapidamente as informações e com menos esforço. Recomenda-se que o toque do metrônomo (40) coincida com a primeira batida da série. Clique aqui para utilizar o metrônomo.

As 12 fórmulas são:

  • i, m, a, m;
  • i, a, m, a;
  • i, m, i, a;
  • i, a, i, m;
  • m, i, a, i;
  • m, i, m, a;
  • m, a, i, a;
  • m, a, m, i;
  • a, i, a, m;
  • a, i, m, i;
  • a, m, a, i;
  • a, m, i, m.

O primeiro toque de i, m ou a é acompanhado com o polegar conforme o escrito no segundo parágrafo.

33 Comments

  1. Meu, vcs num tem nocao o qto foi dahora eu ler o conteudo desse site caras…..caracaaaaaaaaa, me ajududou muito estao todos de PARABÉNSSSSSS, com todas a sletras maiúsculas….valeu……Marcao

  2. Gente to precisando mesmo de ajuda vcs nawm sabem como….
    adoro violão mas quase sempre nawm tenho tempo pra se dedicar ao meu, estou precisando de uma forma mais facil do mundo pra aprender a dedilhar, exercicios, explicações(principlamente sobre os nº localizados no braço do violão), e quem poder sobre batidas…
    quem poder me ajudar me enviando exercicios e algo que citei acima meu e-mail e:

    Dustin@click21.com.br

    um abraço a todos e “Feliz Ano Novo” ……

  3. Estou fazendo assim:

    Com o polegar firo as 6 5 4 cordas e com o i m a firo as demais estou fazendo certo.

    Obrigado

  4. Era o que eu precisava para enriquecer meus dedilhados, parabéns pela iniciativa e muito obrigado.

  5. fas dois anos que tenho violao ate agora nada como saber dedilhar de uma forma simples

  6. como tantos outras pessoas que deixaram seu comentário aki…parabenizando o site…
    eu qro dizer que me ajudou muito tbm … vLw Roberto Lázaro!!! xaU bjo(s)

  7. gostei muito desse site tem várias coisas que talvez sozinho não iria aprender!

  8. achei tudo muito legal

  9. Cara…….super 10 a sacada !!!!!!!
    isso vai ajudar muito no meu swing rsrs
    a direita e o segredo do violão !!!!!!!!

  10. Olá!
    Sei tocar as notas mais na forma de dedilhar nada pareçe que não tenho coordenação motora sempre faço mesma coisa, vou tentar esse exercicio se puder me mandar exercicios iniciais agradeço……preciso aprender violão urgente me ajudem…..valeu

  11. não consigo encontrar a forma certa de encaixar os dedos no violão, toco qualquer corda 100 saber qual eh a primeira a se tocar. Mas agora com esse ensino estou consiguindo!!!!
    Valeu!!!!!!!!!

  12. não entende nada gostaria de aprender alguem pode me ajudar por favor?

  13. adorei esse site,abraçosss!!! beijos jch erpmes

  14. Olá pessoal. Estou precisando de uma ajuda: Procuro Exercícios de dedilhado para iniciantes como eu. Aprendi sozinho ler tablaturas, pesquisando na Internet e como ja sabia ler Partituras porque toco viola erudita ficou muito mais fácil eu aprender a Tablatura.
    Cito novamente: Exercícios de Dedilhados.

    Aqui está meu e-mail(msn):
    eliezer_tico@hotmail.com

    Se alguém puder me enviar estes exercícios por e-mail eu fico muito agradecido e parabenizo a equipe do Violão Brasil por ter tomado essa iniciativa de ensiar gratuitamente pela internet.

    Obrigado.

  15. Poxa pessoal adorei esse site , NOssa!!tem coisas aqui que eu nam sabia que existia ,
    olha vc’s estão de ParabèénS
    adorei tudo isso
    abraçoS

  16. A afinação do violão para o dedilhado tem que deixar a corda mais solta? Esse site me ajudou muito! Obrigada.

  17. olá gosto muito de violão espero que este site me ajude a apreder a tocar

  18. Dahora meu to aprendendo cpm isso jah

  19. amo isso tudo
    depois q me dediquei a esse site
    melhorei minhas artimanhas no violão
    mais depois disso tudo fiz aulas e aulas mais me ajudou muitoo e virei cantora
    graças a Deus
    té genti

  20. gostei, este é um ótimo modo de aprender dedilhado

  21. Pela 1ª vez estou vendo este site. Gostaria muito de aprender tocar violão. Já consigo executar alguns acordes. No entanto, minha dificuldade está no dedilhar. Será que vou aprender ?

  22. adorei esse pag falou tuddo q eu tava quereno faleu mesmo

  23. Pela 1ª vez estou vendo este site. Gostaria muito de aprender tocar violão. Já consigo executar alguns acordes. No entanto, minha dificuldade está no dedilhar. Será que vou aprender ?

  24. Olá,

    Aprender a tocar violão é muito fácil, quando se utiliza o método correto!
    Confira o Curso de violão Guitarnow, com ele mais de 90 mil pessoas já aprenderam a tocar violão em apenas 30 dias.
    Para maiores informações acesse:
    http://www.tocarviolao.com.br

    Bons estudos

  25. 1ª vez estou vendo este site, achei legal eim to começando aprender a dedilhar faz pouco tempo, entaum pra mim foi bem bacana poder aprender algumas coisas por aqui….
    meu e-mail éh je_jo_ga10@hotmail.com
    sobre mais dicas de violão me informem …
    vlw

  26. Gente, realmente este site é bom mesmo, tem um jeito muito especial de ensinar e fazer com que aprendemos mesmo. parabens

  27. olá parece ser muito facil sim, mas eu toco já à muito tempo e tive um problema na minha mão esquerda ( sou destro ) tenho que aprender tudo de novo com a outra mão, inverti as cordas do violão e vamos lá, espero que seu curso e ajude a fazer essa passagem de mãos. parabens pela iniciativa, que continue assim

  28. obrigadão mesmo cm a ajuda de vcs conseguir comprender muita coisa valeu

  29. Adorei as aulas de violão,mas recomendo para iniciantes,tentem fazer dedilhados p,m,a no acórde D em cordas primas,vá para A ainda nas cordas primas,e Bm também seguindo a regra das cordas primas,P,M,A !!

  30. era oq eu precisava pra sair em turnê mundial, thanks

  31. Adorei as aulas,aprendi bastante com vcs …obrigado.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dedilhados no violão | cursosdeviolao.net - [...] á posição inicial involuntariamente através da ação antagônica do tendão Extensor” (Violão Brasil).  Assista ao vídeo seguinte e …
  2. Curso Básico de Violão – Dedilhados no Violão | cursosdeviolao.net - [...] á posição inicial involuntariamente através da ação antagônica do tendão Extensor” (Violão Brasil).  . Assista ao vídeo seguinte e …