Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Entrevistas

A arte de ensinar violão por Antonio Braun.

A arte de ensinar violão por Antonio Braun.

12345

Conheça a fundo a arte de ensinar violão e descubra o que faz um bom professor de música;

vacoustic A arte de ensinar violão por Antonio Braun.

Exerço minha principal função na área musical desde os 18 anos: sou professor de violão, tarefa que iniciei quando tinha apenas 2 anos de aprendizado desse instrumento. Me fascina o modo como o aluno desenvolve sua maneira de tocar a cada aula semanal ou através do Curso Online e, com isso, poder executar obras que, gradativamente, tornam-se mais complexas, tanto pela técnica quanto pela linguagem da própria composição.

Outro detalhe cativante é o ritmo da evolução de cada um. Mas qual é o fator que influencia esse desenvolvimento particularizado Pode ser o talento inato, o empenho em seus trabalhos, minha presença que, possivelmente, os estimula ou o repertório moldado a cada personalidade, encaixando em seus universos, sendo absorvido e resolvido rapidamente.

O que ocorre é que existe um outro fator determinante. Toda vez que organizo um recital entre eles, isso os deixa estimulados. As obras, previamente trabalhadas, já estão prontas tecnicamente e soam com mais arrebatamento e ousadia, apresentando uma maior fluência e determinação.

Por isso, acredito que o professor é um observador e estimulador. No primeiro caso, ajuda a acrescentar somente o necessário ao desenvolvimento, para que haja uma assimilação dentro dos limites da compreensão atual do aluno. No outro, busca em suas possibilidades o que o pupilo faz de melhor e, em sua organização mecânica, compreensão do texto musical e estado emocional, o desenvolvimento contínuo de sua potencialidade em seu fazer musical.

Gostaria de saber, porém,um pouco mais sobre esse processo, essa mágica de tocar. O que entendo é que os princípios acadêmicos pré-estabelecidos não são suficientes. Foi conhecendo o pensamento estruturalista de Jean Piaget sobre a evolução de uma criança que encontrei a resposta mais consistente. Nenhum livro sobre técnicas violonísticas tinha me apresentado isso. As memórias que trabalham para que toda organização funcione harmoniosamente estavam nas primeiras páginas de seu trabalho. A psicologia da inteligência ? descreve todas as etapas do desenvolvimento de uma criança e é possível adaptá-las para um aluno de violão. Apresento, a seguir, as mais importantes.

Memória Muscular: Relacionada ao contato direto com o instrumento, ou seja, a técnica, que é a postura das mãos e o desenvolvimento motor – mecanismos necessário para a realização de uma peça.

Memória Visual : Abrange tanto a leitura do texto musical comoa visualização do braço do instrumento, relacionada com a mão esqueda e, também, o dedilhadoda direita, realizando, assim, infinitas combinações.

Memória auditiva: resultado da memória muscular, que guia o sentido da resolução e da precisão dos gestos, para dar um sentido estético adequado obra proposta.

Piaget fez uma colocação sobre o conceito de inteligência. Segundo ele, essa não é uma característica inata, mas o individuo, quanto mais sabe sobre um assunto, ou seja, quanto mais o aluno desenvolve sua capacidade motora no instrumento, mais inteligente ele é. O autor determina um sentido mais preciso para o termo “afetividade”.

A quantidade de conhecimento sobre determinado assunto é proporcional ao interesse sobre ele. Resumindo em muitos casos, talento ou dom, se resume apenas  ao seu interesse real por um determinado assunto.

Na área musical, quanto mais você toca e conhece, mais você que ser aprofundar em seu instrumento e matérias que dão maior compreensão ao objeto de estudo.

Em resumo, qualquer ser humano pode aprender a tocar violão, desde que o mesmo, tenha vontade e acesso a bons cursos e métodos.

Caso você procure uma Apostila, contendo técnicas inovadoras de PNL (Programação Neuro-lingüística) aplicadas ao estudo de violão, para aqueles que quiserem otimizar ainda mais a memória e acelerar o aprendizado de qualquer instrumento musical. Acesse

http://www.tocarviolao.com.br

Violão Brasil

13 Comments

  1. muito bacana os textos.. por coincidencia eu começei hj a aprender a tocar violão e estava procurando na internet algumas coisas…
    continue o seu projeto! parabens!

  2. Olá Grabiela, tudo bem?
    Esse projeto é uma amostra do Curso oferecido pela Prime Cursos, o GuitarNoW Toque Violão em 30 dias! Na versão original você aprenderá diversos tópicos que são imprescendiveis para quem deseja tocar violão de uma forma rápida e simples, sem perder horas com teorias desnecessária. Além de contar com o exclusivo suporte através de 0800, no qual você poderá conversar com o professor sem custo algum. Tornando assim o guitarnow 100% eficaz e de aprendizado garantido!
    Abraços e bom estudo

  3. Caros amigos

    Gostaria de conhecer mais sobre esse método, pois tenho violão a dois meses, e ontem que um amigo veio me ensinar duas notas!!! Por favor, gosto muito de música, e é uma pena que apenas agora, com 26 anos, fui comprar um violão…mas peço ajuda nesse sentido, aí está meu e-mail e espero mais detalhes, pois sem dúvida vcs estarão me ajudando a realizar um sonho, pois ñ tenho condição de pagar um curso caro, não posso me dar ao luxo disso, infelizmente, se não me daria.

    Valeu.

    Rafael

  4. Olá Rafael, tudo bem?
    Você já fez o nosso curso básico de violão? Veja como é fácil tocar violão com o metódo certo!
    para maiores informações acesse http://www.cursoviolao.com.br
    Feliz ano novo
    Abraços

  5. Veja professor, gostei do seu comentario quando utiliza a expressão facina, revela o carinho com a musica e com seus alunos.
    Comigo esta acontecendo o seguinte: nunca peguei num instrumento musical, mas, desde agosto de 2008, comecei a compor umas poesias e ja são umas 15, daí que comecei a canta-las e achar interessante.
    Em dezembro passado comecei a fazer aulas de violão, confesso q ontem o professor colocou as notas em uma das minhas letras, fiquei muito feliz, realmente musica é uma coisa que facina.
    Parabens professor!

  6. q pena eu tenho um violão mais nõ sei tocar já faz dois anos cara q tenho e não aprendir nada infelismente né.

  7. bom dia todos gostaria de saber do professor se o modo certo de se apreder toca violão, e dedilhando os primeiros acordes ou batida fica mas faciu ou não sei toca nem um dos dois ainda e predendo aprender desde já fico grato pela resposta

  8. carai veio to desesperado alguem me add no msn e me pra algumas dicas
    !!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. ola…jah d primeiro adorei os comentarios..
    segundo… vamos la tenho um violao faz uns dois anos ja tentei aprender muitas vezes paguei pra isso mais nunca saiu nada..o professor dava só aulas teoricas e nunca praticas hj estou sem condiçoes de pagar um curso sera que eu conseguiria aprender a tocar por aki..tenha certeza que tenho muita força de vontade..espero q me responda com carinho GABRIELA bjos

  10. este professor e muito bom e melhor do que o meu que da avaga minha para outra pessoa e ja faz um ano que estou na aulao de violao e nao aprendi nada o nome do professor e maguidiel ele e de barra velha

  11. OI ESTE PROFESSOR É MUITO BOM

  12. Olá Queila,

    Obrigado pelo apoio, já vou repassar o seu comentário para o Antonio!
    Qualquer dúvida sobre as nossas aulas de violão deixe o seu comentário

    Bons estudos
    Blog Violão Brasil

  13. olá!!!! gostaria de saber como que toca a musica no violao pois eu queria saber como que toca e eu nao sei vc poderia me ensinar com consideraçao aos dedos e as cordas para sair apropriadamente pelo menos uma musica —– se vc poderia entre em conteto com esse comentário
    estou com muita duvida nessas aulas
    OBRIGADA!!!! PROFESSOR

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>