Acordes ou campo Harmônico

12345
(4,25 de 5 com 4 votos)

Na aula de violão de hoje aqui no Violão Brasil, vamos falar um pouco mais sobre os acordes das notas naturais, ou seja, a seqüência de acordes Dó,Ré,Mi,Fá entre outros.

Vamos mostrar alguns acordes maiores no violão e outrois menores, isso tudo vai depender do intervalo de terça.

O Campo Harmônico no violão faz uso de intervalos e graus de escala, como já falamos em outros posts aqui no violão Brasil.

Entender o campo harmônico irá possibilitar que você tire músicas de ouvido,harmonize melodias, mude o tom das músicas e quem sabe também, compor suas próprias músicas.

Então vamos agora a aula de violão de hoje;

Formar um acorde natural no violão segue a seguinte regra: 1 3 5 ( para mais aulas de violão, sobre formação de acordes, clique no menu curso de violão ao lado)

Isso significa que você vai utilizar uma nota no violão mais sua terça + a sua quinta.

Vamos utilizar como exemplo o acorde de Dó no violão, para facilitar a compreensão dessa aula.

Sabendo que a escala natural de Dó é:

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó

 1        2      3      4       5       6       7      8

Para formar o acorde maior de Dó no violão, você só precisa pegar a Tônica que é Dó, a terça que é Mi e a quinta que é Sol.

Entendo um pouco mais sobre a montagem de acordes no violão, vou disponibilizar nessa série de aulas de violão, uma tabela que vai facilitar ainda mais a formação de acorde no violão.

ACORDE CIFRA NOTAS 1, 3, 5 CARACTERISTICA
Dó Maior C Dó, Mi, Sol Terça Maior, Quinta Justa
Ré Menor Dm Ré, Fá, Lá Terça Menor, Quinta Justa
Mi Menor Em Mi, Sol, Si Terça Menor, Quinta Justa
Fá Maior F Fá, Lá, Dó Terça Maior, Quinta Justa
Sol Maior G Sol, Si, Ré Terça Maior, Quinta Justa
Lá Menor Am Lá, Dó, Mi Terça Menor, Quinta Justa
Si Diminuto Siº Si, Ré, Fá Terça Menor, Quinta Diminuta

Atenção, o violão ao contrário do teclado não possui as notas musicais em sequência, por isso será necessário fazer algumas adaptações para formar acordes no violão.

Isso significa que  no violão nem sempre você vai encontrar as notas na sequência 1 3 5. Mas isso não tem problema, você poderá formar o acorde no violão com 1 5 1 3 ou 1 5 1 3 5 1.

Por exemplo, o acorde de Dó vai ficar da seguinte forma no violão 1 3 5 1 3 e o acorde de dó com pestana na terceira casa da quinta corda do violão ficará 1 5 1 3 5 ( dó sol dó mi só )

Para concluir essa aula de violão, a única nota que você não poderá mexer será a primeira inicial, pois ao trocá-la pela terceira ou quinta, iria resultar em uma inversão de acordes.

Você pode encontrar um pouco mais sobre inversão de acordes, no menu aulas de violão ao lado.

Espero que você tenha gostado da aula de hoje, ela faz parte do Curso de violão grátis, disponibilizado pela Prime Cursos.

Se você está procurando um curso de violão rápido e gratuito, basta clicar no banner acima para fazer o seu cadastro em nossas aulas de violão grátis.

Continua semana que vem

Blog Violão Brasil

31 Comments

  1. muito obrg ao prof.tudo de bom é muito legal as aulas só tenho de agradescer, desejo muuuuiiito sucesso a todos!!

  2. parabens e muito obrigado gotei muito da aula

  3. Olá Marcos,

    Muito obrigado pelo seu comentário, espero que você goste da nossa série de aulas de violão grátis.,
    Para participar do curso de violão, basta clicar no menu aulas de violão.

    Bons estudos
    Violão Brasil

  4. VALEU GOSTEI DE + DESSA AULA POIS SANOU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS A RESPEITO DAS NOTAS SEQUÊNCIAIS. QUE DEUS TE ABENÇOE MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO.

  5. Olá Osvaldo,

    Obrigado pelo comentário, você pode encontrar mais aulas relacionadas ao tema de Acordes para Violão, na categoria Aulas de Violão aqui do Blog.
    Para acessar a categoria aulas de violão, vá no menu ao lado (direito).

    Bons estudos.
    Violão Brasil

  6. Eu não toco violão meu instrumentomusical e o teclado

  7. na verdade eu sinto falta é de musica sertaneja pq é o que tocando e não tem muita.
    mas mesmo assim é muito bom o curdo e as aulas.
    adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  8. Olá Lanuza,

    A nossa intenção aqui no Violão Brasil é ensinar você a tocar violão de verdade, para que você possa sozinha tirar qualquer música que desejar.
    Se você estiver a procura de um curso de violão prático e que oferece resultados rápidos, posso indicar para você o Guitarnow, com ele mais de 200 mil pessoas em mais de 30 países, já aprenderam a tocar violão em pouco menos de 30 dias.
    Para maiores informações sobre o curso de violão guitarnow, acesse:

  9. Muito bom!
    Gostaria que verificassem o que ocorreu nos dados de vendas, pois, já comprei o curso e continuam me enviando mensagens para que eu compre.

  10. estou muito feliz com as aula estou aprendendo muito,pois quero tocar na igreja obrigado.

  11. Olá Marcelo,

    Que bom que você tem gostado das aulas de violão aqui do Blog, por acaso você já conhece o Curso de Violão Gospel Guitarnow? Com ele você aprende a tocar violão em casa em menos de 30 DIAs, ainda aprende com músicas Gospel!
    Interessante não acha? Para maiores informações sobre o primeiro curso de violão gospel do Brasil, acesse:

    http://www.gospel.mus.br

    Bons estudos
    Violão Brasil

  12. Olá Claudio, tudo bem?

    Antes de tudo muito obrigado pelo seu contato aqui no Violão Brasil,
    Peço por gentileza que você entre em contato através do contato@primecursos.com informando essa situação, que o pessoal da Prime vai resolver esse problema imediatamente para você.
    Agradeço desde já sua compreensão.

    Bons estudos!
    Violão Brasil

  13. Boa noite antonio braun e equipe.As aulas sao maravilhosas,e, muito proveitosas.continuem amigos divulgando e incentivando-nos pois a música é a medicina da alma.fortge abraço do amigo de sempre, Paulo Soares.

  14. Pô, tentei mesmo. Mas não dá pra mim. Desisto de tentar tocar.
    O curso é muito bom, mas acho que a gente tem que ter talento mesmo.

  15. muito bom.

  16. Olá Natannael, tudo bem?

    Muito obrigado pelo seu apoio e por ter participado do Curso de Violão gratuito aqui do Blog.

    Bons estudos
    Blog Violão Brasil

  17. Gostei muito, mas como nunca toquei nenhum tipo de instrumento, estou com um pouco de dificuldade.

  18. vcs são [10]muito agradecido pois com vcs aprendi muito, depois que aprendi tocar a primeira misica estou desenvouvendo bastante. obrigado!fiquem com deus…

  19. ja coloquei ate um video para meus amigos verem que eu estou aprendendo se vcs permitirem vou colocar no video quando eu estiver tocando que aprendi muito com vcs e divulgar para que eles aprendam[no meu video ta kinho no violao de carlos-rsmful]mais uma vez obrigado

  20. Olá Carlos,

    Com certeza será um prazer prestigiar o seu progresso aqui no Blog Violão Brasil!
    Fico no aguardo do seu contato!

    Bons estudos
    Blog Violão Brasil

  21. Olha o curso é muito bom, e estou gostando das dicas. já toco um pouco de violão. mais tenho muito tempo que não pratico, por vários motivos. mais fica o meu agradecimento pelas aulas grátis, pois estou acopmpanhando com o pouco tempo que tenho.

  22. Nossa estou apredendo muito com essas aulas, eu ja tocava mais nao sabia isso tudo…muito bom, valeu VIOLAO BRASIL!!!
    SHOW!!!!

  23. Olá Luciano,

    Que bom que você está gostando do nosso curso de violão, qualquer dúvida entre em contato!

    Bons estudos

  24. Amo mesmo Violao! Obrigada Jesus por vcs existire, faco o curso aqui em USA,TX. Vcs tiram minhas duvidas sempre… Obrigada mesmo e que o Senhor Jesus abencoe muito vcs

  25. Obrigada a Jesus por vcs existitrem! Saibam que vcs tem muito me ajudado, sou Missionaria e moro no USA,Texas. Obrigada eu amo Violao

    Jesus continue abencoando vcs muito.

    Mss. Carlete Leister

  26. Parabéns, ótima aula! :D

  27. Valeu pois a aula foi ótima,tenho pouco tempo p\ praticar + estamos ai na busca amém

  28. Boa mesmo a aula

  29. Muito bom esse curso, gostei mesmo.

    Achei ótma essa aula…

    Arimatéia

  30. cara, ótima aula! parabéns!

  31. a aulas são muito boas !!!! Deus os abençoe