Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Aprenda a tirar música de Ouvido II

Aprenda a tirar música de Ouvido II

12345
(4,11 de 5 com 9 votos)

Tirar música de ouvido no Violão
(Aprenda a reconhecer Acordes do Violão)

Continuando nossa aula sobre ” Tirar Música de ouvido no Violão “. Hoje irei falar sobre como reconhecer Acordes nas músicas que você for tirar de ouvido ao tocar Violão.

Primeira coisa que você tem que adquirir como hábito, é ouvir uma música muitas vezes quando for tirar de ouvido a mesma no Violão. Mas não é para simplesmente ouvir a música, você precisa ouvir prestando muita atenção na mudança dos acordes no violão, fique atento no momento que acontece essa mudança.

Como você percebe essa mudança ao tocar violão?

Quando acontecer essa mudança, você irá ouvir uma mudança do tom, alternando a sensação da música e também poderá ouvir uma pequena pausa. (Para maiores informações acesse a categoria, Aulas de Violão ou Curso de Violão no menu ao lado).

Preste muita atenção na mudança dos acordes ao tocar violão e tente calcular quantos acordes existem em cada verso e também no refrão. Essa contagem irá lhe dizer quantos acordes você precisa descobrir e o lugar exato de cada um deles ao executar a música no violão.

Veja isso como se fosse um jogo aonde você precisa preencher as lacunas em branco. Para poder preencher as lacunas você precisa saber exatamente quantas existem e em que posição cada uma se encontra correto? Então, por esse motivo é muito importante você fazer esse calculo e análise dos acordes executados ao tocar violão.

Lembre-se, que geralmente a música se inicia pelo verso. Talvez exista alguns acordes como ponte, algumas linhas de voz, ou até um pequeno solo de violão. Então você irá chegar ao Refrão, que é a parte mais intensa da música.

Toda música segue um certo padrão de composição. Poderíamos dizer que é como lógica matemática em alguns casos. Certos acordes se dão muito bem com alguns e não tão bem com outros. Nós chamamos isso de Campo Harmônico e acordes originados da mesma escala.(Veja a categoria Aulas de Violão)

Então quando você está tirando uma música de ouvido, você poderá começar descobrindo o acorde Tonal dessa música para assim posteriormente ir descobrindo todos os outros acordes que são originados desse acorde Tonal.

Os acordes e campo harmônicos mais utilizados são: C, G, D, A, E and F e seus relativos. Então, quando você conseguir descobrir um acorde dentro da música ao tocar violão, você poderá descobrir os outros a partir desse. Apenas utilizando todos os outros acordes que “poderiam” estar sendo usados por serem do mesmo campo harmônico.

Segue abaixo uma tabela que irá lhe ajudar e muito nesse processo:

violaobrasilatua Aprenda a tirar música de Ouvido II
Como mostra na tabela acima, ao tocar violão você tem que ter em mente que cada acorde possui seu campo harmônico e seus acordes subseqüêntes. Isso quer dizer, que na maioria das vezes, você irá encontrar apenas os acordes que estão dentro de seu respectivo campo harmônico ao executar uma música no Violão.

Exemplo: Se você estiver tirando uma música qualquer no violão, e descobriu que o primeiro acorde do primeiro verso é C (Dó Maior), os acordes que você encontra nessa tabela como sendo do Campo Harmônico de C serão os que mais têm chances de aparecerem na música. Ai então, você precisa utilizar aquela famosa técnica de Tentativa e Erro. Mas agora pelo menos você sabe que “teoricamente” os acordes possíveis de aparecerem são C-Dm-Em-F-G-Am-Bº.

Muito fácil não?

Bom, sei que na teoria é tudo muito fácil e simples, mas a verdade é que você precisa se acostumar com essas sequências de acordes e prestar atenção ao tocar uma música no violão. Pois isso irá lhe dar uma visão muito mais ampla da música. E facilitar muito a sua vida quando estiver tentando tirar qualquer música de ouvido ao Tocar Violão.

Continue agora mesmo seu Curso de Violão CLICANDO AQUI.

Semana que vem continuamos com a série Aulas de Violão Grátis aqui no Blog Violão Brasil.

Até lá..

15 Comments

  1. Com certeza é de muita valia, essas dicas de violão. A cada aula me familiarizo cada vez mais.
    Obrigado, espero ancioso por DICAS…

  2. Muito obrigado pela dica de como tirar música de ouvido. Gostei muito. Ponha mais músicas.De todos os ritmos.Muito obrigadoooooooooo.

  3. oi estou aprendendo violao pois adoro + estudo sozinho e apredo de ouvido! + tem musica com notas que nao pertence a mem um campo harmonico como EXp: na music (nao tente me impedir ) bruno e marrone> esta no campo hamonico d DO + tem um E mi maior, q nao faz parte do camp hamonico. a perguta e como encontrar essas nota q fazem muita falta musica ? bjos vc e d+ gat ! ok!

  4. Ei estou com dificuldades em pegar introduções,
    então vcs não poderiam me ajudar colocando um tutorial ensinando como criar minhas própias introduções para as musicas.

  5. OK,
    legal estas dicas de como tirar musicas de ouvido.

  6. gostei muito desse sate creio que vai me ajudar bastante agora quando eu querer saber mais vou vim direto pra cá “valeu”

  7. Excelente, mas eu aprendi, em Dilermando Reis, método prático,Todas as 4 posições de cada tom:

    C – Am
    D – Bm
    E – C#m (Dbm)
    F – Dm
    G – Em
    A – F#m (Gbm)
    B – G#m (Abm)
    Campos harmônicos principais:
    ( 24 acordes para procurar o que encaixa melhor na música)
    C – (4a nota) F – Dm
    (5a not) G – Em

    D – (4a nota) G – Em
    (5a nota) A – F#m(Gbm)
    e assim por diante. São 24 posições à disposição do aprendiz de violão, para ele procurar o acorde que melhor se encaixa, seguindo naturamente a ordem dos acordes: primeira – preparação – terceira – segunda – primeira.

    Atenção : acordes de tensão em Dó(A7/G7) (a voz no canto não pára, pede continuação. Acordes de resolução, quietação, repouso (Dm/C) terceira e primeira.
    Acordes satélites: é subjetivo, aparecem como cometas no espaço,não dizem quando vem, dizem que as disasonâncias,na música moderna, servem para isso, quando não se sabe para onde prosseguir, toca-se um acorde dissonante até que o próximo acorde pedido fique claro. Na linguagem dos m,odernos: esses acordes permitem saída para várioas outros… José Demarco…

    (4a nota de C _ F (Dm)

    D – Bm
    E – C#m
    F
    D -

  8. esse site tem dicas ótimas… agora ssempre vou usa-lo

  9. Parabéns esse projeto tem uma importancia muito positiva, para as pessoas que tem o desejo de aprender violão mas as vezes não tem a oportunidade e vcs estão dando essa chance e grande oportunidade.

  10. olha muito shou conssegui os acordes para mim tirar musicas de ouvidos

  11. Gostaria de parabenizá-los pelas aulas gratuitas disponibilizadas, sou iniciante e estava precisando dessas dicas. A dica sobre afinação, por exemplo, era o que estava faltando pra mim, já consegui afinar o violão sozinho. Agradeço.

  12. eu gostei muito do site muito legal

  13. Tenho 16 anos e toco violão a uns 5 anos. Eu tenho o costume de substituir, em algumas músicas, o VII grau do campo harmônico maior por outro acorde (Ex.: C – VII grau=B° eu substituo por G/B). É correto fazer isso??? vlw!!! E parabéns pelo maravilhoso site!!! The best!

  14. gostei bastante do site

  15. DICAS PRECIOSAS, VC PODERIA PASSAR DICAS OU AULAS COM TIRAR OU FAZER SOLOS, SEI QU ELES ESTÃO EM CIMA DOS ACORDES, NÃO SEI SE ESSE É O TERMO CORRETO, MAIS GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO MAS DETALHADA SOBRE ESTE ASSUNTO… VALEU