Adicionado in Geral, Iniciante, Luthier

Check Up do violão segunda parte

Check Up do violão segunda parte

12345

Conheça todos os cuidados essenciais e como fazer um check up do violão em casa

violao31

Corpo do Violão

Existe muitos produtos especializados para limpeza e o polimento dessa parte do violão. O luthier geralmente recomenda o uso de óleo de peroba, que garante um resultados satisfatório. Também é possí­vel utilizar ceras automotivas. Estas também ajudam na tarefa de polir e retirar arranhões e escoriações leves. Confira o procedimento correto para limpeza do corpo e da escala.

1- Afrouxe as cordas do seu violão;

2- Aplique o óleo de peroba no corpo inteiro;

3- Faça o mesmo procedimento na escala do instrumento;

4- Tensione, novamente, as cordas.

Atenção – Cuidados especiais com Verniz de goma-laca

Os violões de cordas de nylon mais requintados apresentam acabamentos em goma-laca, um verniz orgânico derivado da larva de um inseto. Esse tipo de material garante o som mais aberto dos que os catalisados (poliuretano), mas são extremamente frágeis.

Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o excesso de suor nos braços, já que isso “queima” a goma-laca do tampo e do corpo. O calor também é um grande inimigo desse tipo de verniz. Se for submetido a altas temperaturas, ele pode derreter e, assim, prejudicar todo o acabamento. Além disso, deve-se prestar atenção com batidas no corpo, pois elas tendem a tirar lascas desse material.

Limpando as Tarraxas

Para mantê-las sempre com movimento suave e evitar desgastes nas juntas deve-se aplicar óleo mineral. Procure direcionar o produto para a engrenagem. Se isso não resolver o problema, peça para um luthier desmontar essa peça para analisar mais detalhadamente.

1- Direcione o jato (óleo mineral) para engrenagem das cordas e aplique o lubrificante;

2- Verifique se houve melhora no movimento das tarraxas.

Bom hoje acaba o nosso pequeno guia para manutenção do Violão, procure manter o seu instrumento sempre limpo e afinado!

Abraços

1 Comment

  1. eeeeeeeeeeuuuuuuuuuuu ameiiii essas aula de viola]o vCS naem sabe como isso ajuda