Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral, Iniciante, Luthier

Cuidados com o Violão segunda parte

Cuidados com o Violão segunda parte

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Cuidados com o violão, como armazenar o seu instrumento de forma correta;

Armazenamento

Manter o instrumento sempre apresentável e próprio para o uso depende de inúmeros fatores, como, por exemplo, a maneira que o armazenamos. Se tiver um local reservado para estudar – pode ser uma sala ou quarto destinado somente para esse fim – deixe o violão em um suporte apropriado e de fácil alcance.

Mas se esse lugar for um quarto ou cômodo da casa destinado a qualquer outra utilização durante o dia e a noite, procure deixar o instrumento fora de caminhos para, assim, evitar acidentes? como derramar refrigerante, o manuseio feito pela faxineira e, por que não, a visita indesejada de seu animal de estimação. Isso, com certeza, evita muitos problemas.

Caso não seja possível deixar das maneiras propostas e as condições forem muito adversas, guarde o violão em um case ou um bag. Tire-o quando for usar, mas não esqueça de botá-lo novamente no mesmo lugar. Fora dessa proteção, o instrumento deve ficar no local mais seguro possível e com as cordas sempre apoiadas, seja na cama, parede, cadeira ou qualquer outra superfícies. Outro detalhe que deve ser observado e, com isso, evitado é o sol e a umidade. Esses dois fatores prejudicam, e muito, o violão.

Para saber um pouco mais sobre qual a melhor opção de BAG e CASE, confira nossas aulas de violão do curso de violão:

http://www.violaobrasil.com.br/curso-de-violao-comprando-o-violao

Cotidiano

Certos costumes ajudam a preservar o instrumento e, dessa forma, deixa-o pronto para uso.É essencial o músico manter o violão afinado, pois contribuiu para a estabilidade do mesmo. Além disso, o usuário deve evitar batê-lo no chão, parede, cadeira, estante ou outros objetos maciços que possam danificar o instrumento. Uma, duas, três pancadas podem trazer inúmeros problemas para o seu violão e, consequentemente, seu bolso.

Afora essas dicas, é fundamental deixar um pedaço de pano – serve uma camiseta velha de algodão – ao lado, pois é sempre bom enxugar as cordas durante uma pausa, mesmo que não for aparente as marcas de suor nelas. Caso tenha problemas de transpiração excessiva, esse processo deve ser repetido mais vezes, quase que constantemente, para evitar a oxidação prematura das cordas.

Outro excelente lembrete para manter o violão em ordem é limpar as mãos antes de tocar. Gordura, oleosidade e, até mesmo, pedacinho de chocolate consumido durante o almoço pode se transformar em uma grande sujeira e, desta forma, alterar o som e a higiene do instrumento.

Continua amanhã…

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *