Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral, Iniciante, Luthier

Cuidados com o Violão terceira parte

Cuidados com o Violão terceira parte

12345

Periodicamente

O responsável pelo violão deve acompanhar a vida útil das cordas. Mesmo que visualmente ela pareça estar em uma situação razoável, é sempre bom? olhar com mais atenção. Um encordoamento com alguma falha pode prejudicar, e muito, na hora de tocar, além de atrapalhar a técnica do músico, e também danificar os trastes do instrumento. Isso é mais comum nos violões de cordas de aço. Desta forma, a melhor maneira para evitar esse problema? É determinar um prazo para substituição.

No momento da troca, é preciso observar os excessos na ponte – principalmente em violões de cordas de nylon. Se houver uma sobre muito grande e esta estiver em contato com o tampo do instrumento, ela poderá? vibrar e causa algum tipo de ruí­do.

As cordas não são as únicas que devem receber atenção do proprietário. Uma boa flanela com produtos específicos para lustrar o violão são muito bem-vindos, já que mantém a poeira longe do instrumento e, quando necessário, fica mais fácil dela ser removida. O excesso de pó nas ranhuras dos bordões também costumam prejudicar a sonoridade.

Além disso, é preciso ficar atento as tarraxas. Se houver qualquer dificuldade com elas – podem estar duras ou com rangido -, procure utilizar uma pequena gota de produtos oferecidos por diversas empresas especializadas em manutenção do instrumento. Nunca use óleo de cozinha, pois isso não danifica o violão.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *