Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral, Iniciante, Luthier

Cuidados com o Violão quarta parte

Cuidados com o Violão quarta parte

12345

Você sabe o que a temperatura e a umidade pode fazer no seu violão? Saiba mais sobre o cuidados com o violão abaixo;

Estúdio

Ir a um estúdio para gravar um trabalho pode ser muito divertido. Mas essa tarefa? também pode trazer inúmeros problemas. A mudança brusca de temperatura – caso tópico quando adentrarmos nesse locais – é a mais evidente. Isso ocorre por uma questão de conforto, já que trabalhar no calor não é uma experiência muito agradável.

Por isso, uma dica é manter o violão por um tempo no case ou bag, dentro da sala onde ele vai ser utilizado para adaptar-se a nova temperatura. Depois de uma determinada espera, tire, afine e deixe-o acabar de aclimatar-se. As madeiras que compõe muitos violões são sensíveis e tendem a destemperar.

Outro detalhe muito importante que deve ser salientado é que o músico deve evitar cintos com fivelas e camisas com botões. Esses aparatos podem provocar ruídos indesejados e, também, danificar o acabamento na parte posterior.

Por fim, se a gravação já estiver ocorrendo, nunca tire o instrumento da sala. Pode haver um choque térmico e, com isso, a sonoridade conseguida será totalmente perdida.

Temperatura e Umidade

Essas são umas das maiores inimigas do violão. A madeira, por ser um material orgânico, tende a trabalhar de acordo com as variações de temperatura e umidade. Já que este último entrave não pode ser controlado, é preciso ficar atento a possíveis rachaduras que podem surgir por causa dessas mudanças. Isso é comum em instrumentos construí­dos com jacarandá-da-Bahia, pois é um material com estabilidade relativa, apesar de possuir excelente sonoridade.

Além disso, é necessário redobrar a atenção com as altas temperaturas. Elas podem trincar tampos e rachar laterais e fundos, além de empenar o braço do instrumento.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *