Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Tocar Violão e Cantar

Tocar Violão e Cantar

12345
(1,00 de 5 com 1 votos)

Dificuldade ao tocar violão e cantar? Veja as melhores dicas dos profissionais;

foto9

Tocar Violão e Cantar simultaneamente exige ótima percepção musical, domí­nio corporal adequado e concentração redobrada. Saiba como aliar o instrumento ao vocal com algumas técnicas apropriadas! Por ViolãoBrasil

Para bem desenvolver a arte de cantar e tocar violão simultaneamente, é  necessário o aprendizado de teorias e técnicas, além de exercícios e práticas especí­ficas. Muitas pessoas sentem dificuldade ao tentar dar conta dessas duas tarefas ao mesmo tempo.

Para alguns, o canto sincronizado com execução de um instrumento acontece naturalmente. Outros, porém, apenas conseguem realizar tal proeza quando são ensinados e estimulados a desenvolverem essa habilidade?

Cantar bem exige alguns predicados, assim como tocar. Desempenhar as duas empreitadas requer a somatória das destrezas, afora treino e esforço por parte do músico. ? Com metodologias e aprendizados definidos, é possível obter excelentes resultados.

Ritmo e Voz

É importante treinar a voz e violão separadamente. Um bom expediente é gravar a base da música e cantar prestando muita atenção na interpretação. é extremamente aconselhável aproveitar o momento e fazer um mapa da respiração, analisando a letra da composição e assinalando, por meio de uma barra, cada pausa utilizada para inspiração. Desta maneira, pode-se perceber se alguma frase é cortada. Caso o problema aconteça, os trechos devem ser reestudados até que soem o mais naturalmente possí­vel.

Uma boa dica é usar a canção original como parâmetro, a fim de observar a performance do artista.

As passagens mais complexas de ritmo precisam ser trabalhadas separadamente. É fundamental – e muito produtivo – cantar lentamente e articular as palavras prestando atenção no sentido e na sonoridade do texto. Músicas com letras caracterí­sticas percussiva ou suingada requerem um cuidado maior e mais lentidão no aperfeiçoamento da dicção.

Um bom exercício é cantar com um lápis ou uma caneta entre os dentes, exagerando um pouco a articulação das palavras. Ao tentar novamente sem o objeto, é possí­vel perceber maior facilidade na pronúncia da letra. Essa prática, comum nas aulas de locução, visa “destravar” a lí­ngua.

Ao fazer a coordenação das duas tarefas – cantar e tocar-, deve-se verificar ? as partes que exigem tratamento diferenciado para que sejam estudadas lentamente. A utilização de algum tipo de playback, ou até mesmo da gravação original, é essencial para a prática do ritmo da música. Em seguida, o estudante pode tocar desacompanhado e, aos poucos, incorporar a letra ? execução instrumental. Os trechos mais complicados precisam ser assimilados separadamente até se tornarem de execução natural e, após isso, mesclados.

Postura

É muito comum observar músicos curvados, buscando com isso, melhor visualização do braço do violão. Tanto sentado quando em pé, porém, a postura ereta é necessária. Além disso, é indispensável respirar livremente, pois o diafragma precisa trabalhar de forma adequada.

Um excelente exercí­cio para verificar o posicionamento do músico em relação ao instrumento é tocar e cantar em frente a um espelho. Caso haja a possibilidade de realizar uma filmagem, melhor. Desse modo, fica fácil perceber se as costas estão curvadas para, utilizando técnicas de relaxamento e reeducação postural, corrigir o problema. A avaliação da respiração também é importante. Se estiver muito presa, é por que há tensão na região do pescoço.

O mesmo vale para a prática com pedestal e microfone. Se possível, o músico deve realizar essa tarefa vendo seu reflexo ou fazer uma gravação de vários takes e em ângulos. Dessa maneira, é possí­vel enxergar erros e exageros tanto na postura quanto na voz. A autoavaliação é fundamental para o progresso, mas ouvir opiniões externas e analisa-las é enriquecedor.

Esse post faz parte do Curso de Violão oferecido pela PrimeCursos

5 Comments

  1. toco violão e mando bem no vocal, canto em bares;poprock,mpb de tudo um pouco.moro em umuarama-pr

  2. Quero aprender a tocar violão e cantar, não sei nada sobre o violão, o canto sempre em locais de musica ao vivo acompanho cantando junto com o vocal. Sou canhoto, e por onde devo começar, qual violão comprar?, apesar de saber algumas letras,como colocar o ritmo correto?, para melhorar a voz o que fazer?

  3. EU CANTO BEM GOSTO DE VIOLAO DURANTE TENTEI FASER ISSO SIMULTANEAMENTE ,MAS VI Q E CADA MACACO NO SEU GALHO ,FAÇO AMBOS BEM MAS SEPARADAMENTE …

  4. eu gosto muito de baprende a torca

  5. oi eu tava lendo o que voce escreveu eu gosto de fazer isso

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *