Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral, Grandes Músicos

Canhoto da Paraí­ba Faleceu aos 82 anos em Pernambuco

Canhoto da Paraí­ba Faleceu aos 82 anos em Pernambuco

12345

FOTO

Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua morte, segundo o governador Cássio Cunha Lima, é considerada uma perda lamentável para a arte e cultura do Brasil e, principalmente, da Paraí­ba. “Canhoto era um homem que destacava-se pela sua simplicidade, o que ressaltava ainda mais o seu talento extraordinário”, reiterou.

Lei “Canhoto da Paraíba”
Em homenagem ao violonista o Governo do Estado criou o Registro dos Mestres das Artes (REMA), conhecido como Lei “Canhoto da Paraí­ba”.
A “Lei Canhoto da Paraí­ba” garante o benefício de dois salários mínimos mensais a artistas de reconhecido valor, cujo trabalho tenha contribuído ao longo dos anos para a formação do patrimônio cultural paraibano. A Lei de nº 7.694, de 22 de dezembro de 2004, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 16 de julho de 2005.

BIBLIOGRAFIA RESUMIDA
Cresceu em uma família de músicos, ganhou um violão do pai e aprendeu a tocar por conta própria, em festas, saraus e feiras. Em 1953 assinou um contrato com uma rádio da Paraíba. Formou um conjunto regional, e tocou ao lado de Luperce Miranda e Rossini Ferreira. Foi para o Rio de Janeiro em 1959, onde seu virtuosismo despertou a atenção de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnattali e Paulinho da Viola. Em 1977 a gravadora Marcus Pereira lançou “Canhoto da Paraí­ba – Com Mais de Mil”, incluindo composições de sua autoria.

5 Comments

  1. VAI, AMIGO, SER CANHOTO NA VIDA

    Mais de uma vez fiz comentários acerca do cidadão absolutamente ? margem do comum chamado carinhosa e respeitosamente por todos de CANHOTO DA PARAÍBA, nalgumas páginas minhas na Internet, como o extinto blog PALIAVANA (hoje, PALIAVANA4.blogspot.com), o extinto sítio no Multiply (hoje, AEIOUAR.Multiply.com).

    Como já disse, fiz postagens com fotos, dados pessoais e até mesmo disponibilizando algumas músicas dele, com ele ou com o excelente violonista FERNANDO CANECA, bem como uma gravação dele com o precocemente falecido (33 anos ) RAPHAEL RABELO, nalgumas das minhas páginas na Internet.

    Mestre absoluto daquilo que em todo o mundo se considera “o violão brasileiro”, ou “o jeito brasileiro de se tocar violão”, com suas técnicas infindáveis, seus macetes mil, suas sem-vergonhices tão por todos apreciadas, sim, porque é um tal de passar as mãos na donzela de corpo escultural (o violão) que não há quem não note no violonista de boa cepa uma tendência inenarrável para o amor a tudo: ? s mulheres, e aos homens (se é mulher a estar tocando o dito instrumento), enfim, um exacerbado amor a tudo e todos.

    Pois bem. CANHOTO DA PARAÍBA faleceu nesta quinta-feira, 24 de abril de 2008, no Recife, onde morava, vítima de infarto. No ano de 1989, sofreu um acidente vascular cerebral – AVC – que lhe foi fatal, por paralisar seu lado esquerdo, impedindo-o de tocar o seu bem-amado amigo violão.

    Mas tivemos a felicidade de saber que ele nos deixou quatro discos, entre os quais, PISANDO EM BRASA, e que tocou e foi admirado por gigantes como PIXINGUINHA, JACOB DO BANDOLIM, RADAMÉS GNATALLI e PAULINHO DA VIOLA.

    Darlan M Cunha
    Belo Horizonte, MG

  2. Sou amante da música embora nada conhecendo de teoria musical. Aprendi a apreciar Canhoto da Paraíba ainda criança através de meu Pai, hoje também falecido, o qual ligava o rádio de pilhas no programa de saudosismo, onde se ouviam interpretações lindíssimas pelo violonista que revolucionou o jeito de aprender a tocar violão, porquanto toco-o pelo avesso, coisa que ninguém fez, exceto ele. Pena saber que artista tão valoroso faleceu pobre e esquecido e pior, tão desconhecido de muitos.Gostaria de saber se a comunidade acadêmica da Paraíba já projeta algo no sentido de homenagear o Canhoto, talvez um festival de violonistas, cujo festival leve o seu nome, já que, enquanto vivo, nunca se ouviu falar que lhe desse a menor importância. Creio que já é tempo

  3. TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER TOCAR VIOLÃO MAIS SOU CANHOTA. VCS TEM CURSOS P CANHOTOS?

  4. esse curso é de graça mesmo??
    ou éso fachada??

  5. Olá amigo,

    O Curso de Violão oferecido aqui no VB é totalmente grátis! Faça o teste, cadastre-se nas aulas de violão e comprove.

    Bons estudos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Anônimo - Músico Canhoto Paraíba... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua morte, segundo…
  2. totalnews.com.br - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…
  3. www.sbrubbles.com.br - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…
  4. pigg.com.br - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…
  5. FixolaS - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…
  6. mexame.com - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…
  7. www.digga.com.br - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…
  8. pligg.com - Canhoto da Paraíba | VIOLÃO BRASIL... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e…
  9. Linka-Me.com para os viciados em blogs - Canhoto da Paraíba | Músico... Canhoto faleceu nesta quinta-feira (24), no final da tarde, em Recife (PE), e sua…

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *