Adicionado in Afinação, Aulas de Violão

Como afinar o seu violão

Como afinar o seu violão

12345
(3,89 de 5 com 9 votos)

Descubra as melhores dicas para saber como afinar o seu violão corretamente.

tune in  by p r i s c i l l a Como afinar o seu violão

Este é um procedimento um pouco difícil para o principiante, mas é bom que você tente para ir se acostumando. Por favor não arrebente a corda do violão!

Como Afinar o seu Violão

O violão tem 6 acordas, a saber E B G D A E de baixo para cima. Dependendo de quanto a tarraxa estiver esticada essas cordas podem ter outro som que não os necessários, corda mais folgada som mais baixo e corda mais apertada som mais alto.

O que você tem a fazer é esticar convenientemente essas cordas. Afrouxe a 6a corda (E mais grossa) e vá rodando a tarraxa, a corda não pode ficar folgada nem apertada demais. Se o violão já estava mais ou menos afinado deixa-a como está.Coloque um dos dedos na 5a casa da corda E.

Afrouxe a tarraxa da corda A e vá apertando aos poucos .O som produzido deve ser igual ao da corda A, já que o E na 5a casa é um A. Repita o processo para a corda D e para a corda G.Faça o mesmo procedimento para a corda B, só que apertando na 4a casa ao invés da 5a, já que para fazer um B devemos apertar na 4a casa.

Volte a apertar na 5a casa e afine a E mais fina. Quando estiver afinando repare que por causa de um fenômeno chamado ressonância, quando a corda de baixo estiver afinada a mesma vibrará sem você tocar nela!

Toque a primeira corda, escute o som e depois toque a segunda. Ouça se é preciso apertar ou folgar a tarraxa. Com o tempo você perceberá as mínimas diferenças entre os sons. Por enquanto seu ouvido ainda não está acostumado e não existe uma fórmula mágica para fazer isso depressa, por isso não desista nem se encabule se você não conseguir uma afinação satisfatória.

Espero que você tenha gostado desta aula e a partir de agora saiba como afinar o seu violão corretamente.

41 Comments

  1. eu que ria que voces botacem nesse saites de voces as cifras

  2. Olá Valter,
    Obrigado pela sugestão, estarei providênciando em breve as cifras
    Abraços

  3. Ótimo,consegui afinar mu violão certinho com esse tutorial.

    Obrigado!

  4. aiin eu naoo consigoo .. Só consegui afinar as duas últimas cordar ,, maas valeu ;D

  5. valeu por te me ajudado estava com um dificuldade inorme bjão

  6. cara meu obrigado mesmo eu tava com muita dificuldade pra tocar certas musicas e mtos lugares que eu procurei nao falava sebre a ressonacia que é um bom jeito de ver se está afinado certo, valeu mesmo deu tudo certo. abrass

  7. Eu aprendi rapidinho…..
    valeu;)

  8. Tenho um violão com afinador.
    Gostaria de saber como afiná-lo?
    Tem alguma aula especial pra esse tipo de violão?
    Obrigada

  9. Cara que site perfeito.

  10. vaaleeu’

  11. Eu amei, mas não entendi o lance de deixar a 5ª corda com o som da 2ª corda. ALguém pode me explicar? Bjoo to everyone! Have a good day!

  12. Vlw kra legal o tutorial, me trou uma duvida quanto a afinação da segunda corda…

  13. AAAAAAAAAH. eu arrebentei a corda do meu violão ;(

  14. nossa…. vlw estava querenduh toca as musicas da Ana Carolina mais nao estava conseguindo poruqe meu violao estava desafinado…. mais agora ele esta afinadinhoo….. rsrs….

  15. adorei esse site

  16. aee.. eu acho que eu estou ficando bom nisso.. eu desafinei propósitalmento o meu violão e depois afinei seguindo as dicas do site. depois eu verifique no diapazão e ficou certinho..

  17. Adorei esse site. só tem um problemas: de ter areebentado a corda :S

  18. Vlw, graças a essa dica consegui afinar meu violão.
    MTO OBRIGADO!

  19. Blza, deu super certo… brigadão

  20. adorei as aulas eu estava com uma dificuldade bem grande.
    bjosssss

  21. gostaria de saber como fazer notas no grau°.exemplo c°,r°,e°,f°,g°,a°,b°.obrigado

  22. gostaria que mandassem exercicios tipos de solos para exercitar os dedos

  23. Valeu

  24. Muito bom! gostei mesmo, queria fazer um curso mas nao dá mt tempo, entao decidi fazer um pela internet, já que posso fazer qualquer dia (: valeu pelas dicas!

  25. Nuss (: Muito obrigaado!
    Bom mesmo conseguii afinar ^^
    Abração aii adoreii!

  26. NA VERDADE EU INDA VOU TENTAR OTIMISMO DO POVO BIGADU

  27. Olá, meu amigo chegou aqui em casa com um violão e me ensinou a tocar umas coisinhas e a afinar, em um mês mais ou menos eu ja afino o violão perfeitamente, ja que testei com um afinador de guitarra.. =D
    Isso significa alguma coisa que possa me estimular a continuar??
    Falo serio não sei nada, é que achei tão rapido, e gostaria de sabere se realmente foi rapido… abraço a todos!!!

  28. que legal tirei minhas dúvidas sobre a afinação do violão…

    valeu aew

  29. Obrigado pelas informações pessoal.Estava começando a ficar desanimado mas voltei a continuar meu curso.

  30. eu nao sei tocar meu violao e queria muito aprender a toca-lo pois tenho tambem muitas dificuldade em afina-lo

  31. Por favou eu queria que vcs colocassem algumas cifras e tb video aulas. Se posivel obrigada

  32. gostei bastante desse site
    afinei meu violão

    OBRIGADO!!!!!!!!!

  33. Tenho um afinador metrônomo groovin gcmt 250, ganhei sem manual, e nao sei usar…
    Alguém pode me ajudar?

  34. Obrigada……..

  35. Olá Rafaela,

    No campo de busca aqui do Violão Brasil, você vai encontrar um guia em nosso programa de aulas de violão sobre afinação, explicando como utilizar o afinador eletrônico.
    Qualquer dúvida entre em contato.

    Bons estudos
    Violão Brasil.

  36. Olá Hiago,

    Muito obrigado pelo comentário, você já conhece o nosso curso de violão grátis?
    Para participar basta acessar agora mesmo a categoria aulas de violão ao lado, aqui no blog.

    Qualquer dúvida fico à disposição
    Violão Brasil

  37. obrigado! sr:antonio braun minha curiosidade ja foi declarada
    era só isso eu acho!!!!!!!!!!!

  38. Cara, conseguir saber o padrão pelo teu vídeo e tal. Mas, eu não sei como afinar a primeira corda de cima para baixo. A primeira que você toca. Como vou saber se ela está afinada? Pois ela serve de exemplo pra corda seguinte e assim sucessivamente, como você falou. Mas com vou afinar a primeira corda sem um padrão ?

  39. Uuuhhu afinei meu violão, to pegando a manha.
    Ah queria saber se violão da marca ”Clave” é bom?