Como formar acordes no seu Violão

Como formar acordes no seu Violão

12345
(4,00 de 5 com 7 votos)

Dicas de como formar acordes para leigos

Para formar os acordes, unem-se notas combinadas em uma posição. Para saber quais notas para cada acorde nós usamos uma escala de notas primas composta de oito notas (ou graus) para cada tonalidade ou tom de acorde. Então, cada tonalidade (maior e menor) recebe uma escala de notas que combinam entre si. Por exemplo, o Tom A (maior) vai receber uma escala de oito notas para que a partir de então, sejam formados os acordes relativos a A (A, A7, A4/7, etc.).

tabela

OBSERVAÇÕES:

A melhor maneira de saber como formar acordes no violão é entendendo as escalas e não decorando os acordes. Sabendo como formar acordes no violão, você não irá precisar se preocupar mais com a possibilidade de esquecer o acorde no meio de uma apresentação.

Veja agora como formar acordes no violão a partir das escalas;

– Na escala acima, estão relacionadas notas sustenidos (#) também como as bemóis (b).

– Deste modo, a escala de Db por exemplo, entendemos ser a de C#.

Olhando as escalas de A e F#m, podemos notar que as notas são as mesmas, apenas estão em ordem diferentes. Mas, nenhuma outra escala tem essa semelhança, nem mesma A ou F#. Tem sempre uma nota diferente entre as escalas. A e F#m são acordes primos, assim como C e Am. Cada acorde maior tem um acorde menor primo cujas tonalidades são semelhantes. Suas escalas estão na ordem maior e menor na tabela acima.

– As escalas de C e Am não têm nenhuma nota sustenido (ou bemol). São escalas de notas perfeitas.

– Repare que a nota 8 é sempre igual à  1a nota da escala. Essa escala também é contí­nua e a partir da 8a nota que é igual à 1a, a 9a à 2a, a 10a à  3a, etc.

Na próxima aula iremos continuar este tema de como formar acordes no violão.

19 Comments

  1. vou dar uma dica pra vocês,porque vocês não ensinam a tocar algumas músicas no seu site para os iniciantes,com figuras e setas mostrando onde colocar o dedo …vocês iriam fazer mais sucesso.
    BEIJOS:Gabi

  2. Olá Gabriela, tudo bem?

    Nos já estamos fazendo isso, confira na 8 aula do curso de violão,
    obrigado pela sua sugestão, qualquer dúvida entre em contato
    Bons estudos

  3. Achei ótimo o curso de vcs, já estou com o link no meu favoritos!

  4. Parabéns pelo site…

  5. Olá, eu moro aqui pertinho do Santo Amaro e amo violão, mas eu não estou conseguindo aprender o mesmo pela internet. Vocês poderiam me indicar o melhor lugar para começar as minhas aulas sem medo?

  6. Desde de crianca que sonho en um dia aprender tocar violao,mas nunca tive oportunidade para aprender sempre ocupada com outros deveres a fazer.2 semanas atras desidir comprar um violao para treinar,mas ainda nao encontrei um professor.para minha felicidade encontrei essa bela noticia,agora ja sei onde procurar para ver se realizo esse meu pequeno sonho.Qd crianca meu irmao me ensinou algumas notas,mas depois de tanto tempo sem pegar no violao esquicir absolutamente todas…

  7. ja estou tocando algumas musicas mas tenho dificuldade em saber o ritmo da batida ex: não sei tocando com palheta, quantas vzs para cima ou para baixo ai a musica não sai no ritmo que deveria gostari de algumas dicas

  8. Sabe Amo muito violão e queria aprender mais meu pai não pode pagra cursu pra mim então usso o PC mais não consugo aprender

  9. eu ja fazia essas sequencias um pouco diferente,mas saia totalmente igual ou melho. e mais facil. um abraço

  10. eu tenho10 ano eu posso fazer aula

  11. TENHO CINCO VIOLOES E GOSTARIA DE APRENDER A TOCAR E VOU COMPRAR UMA GUITARRA VERDE

  12. quero aprende violão

  13. Olá Romário

    Por acaso você já conhece o Curso de Violão grátis aqui do Violão Brasil?
    Para acessar as aulas de violão basta clicar na categoria Curso de violão ao lado no menu do Blog.

    Qualquer dúvida fico à disposição
    Violão Brasil

  14. Olá Kalizynha,

    Bom agora que você tem o violão, só falta o curso de violão certo!
    Aprenda a tocar violão em poucos dias acessando nosso programa de aulas de violão grátis no meu ano lado.

    Qualquer dúvida entre em contato
    Violão Brasil

  15. Muito bom o site 😀

    Gostaria de saber,se vocês poderiam me mandar campo Harmonico cifrado

    vlw,Abraço!

  16. Achei muito interessante e estou doida para começar. Parabens pela iniciativa!!!!

  17. adorooooo muito legal aprendi muito… !!!!!