Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Como formar acordes no Violão

Como formar acordes no Violão

12345
(2,50 de 5 com 2 votos)

Teoria musical fácil, como formar acordes no violão, guia para leigos;

Começaremos o nosso estudo sobre os acordes maiores pela estrutura básica de tudo o que diz respeito à harmonia: as Tríades ( Teoria Musical).

As trí­ades são a base teórica da formação de todos os acordes, não apenas no violão mas em todos os instrumentos musicais. Como sugere o nome, é a união de três notas, porém obedecendo ao seguinte critério: a trí­ade é composta por notas referentes aos I,III e V graus de uma determinada tônica.

Todo o acorde é formado com a combinação dos graus que formam a tríade. O primeiro grau é a nota da escala que da nome ao acorde (tônica ou fundamental)

Observe o exemplo de:

post01

Temos agora as notas Dó, Mi e SOL, que é a tríade de Dó (a nota do I Grau da nome ao acorde).

Para maiores informações sobre como formar acordes acesse o Curso de Violão Completo http://www.aprenderviolao.com

Para tornar essa Aula de Violão mais fácil, vamos exemplificar novamente, só que agora vamos formar acordes partindo da nota Ré:

post02

Partindo, agora, da nota MI. (Dica, procure localizar as notas no seu Violão, assim será mais fácil a compreensão dessa aula de violão)

post03

Usando a mesma fórmula, obtivemos a trí­ade de Ré e, da mesma forma, podemos obter qualquer outra tríade que desejamos no Violão.

Veja abaixo a fórmula sendo aplicada a todos os acordes maiores;

post04

Nas próximas aulas de Violão, iremos ver como formar acordes menores.

Gostou dessa aula? Assine nosso feed e receba diariamente aulas de violão como essa no seu e-mail sem custo algum.

Clique aqui para assinar!

Equipe ViolãoBrasil 2009

Eduardo

11 Comments

  1. Porrêta Vei!
    Sou néofito no aprendizado de violão e até agora eu ainda não tinha sacado essa questão dos graus na formação dos acordes. Agora tá mole, mole. Alguem aí sabe como conseguir selecionar na busca músicas por acordes? Ex. Acorde de C eu encontrei Encoste sua cabecinha no meu ombro e chora, versão com Almir Sater. Só que eu queria treinar mais este acorde e queria mais músicas no mesmo tom.

  2. Vocês estão de parabens.Que Deus continui abençoando todos . Solicito algumas batidas no violão. abraços.

  3. Boa tarde
    Procurando na net matérias sobre a historia do violão me deparei com este blog de excelente qualidade e com excelente material. Como estou montando um portal sobre luthieria, gostaria de sua permissão para utilizar seu material sobre a história do violão. Aguardo contato

  4. OLHA ESSE SITE E BOM DE MAIS
    AI MANDA PRA MIN UMA APOSTILA COM TODOS OS ACORDES

  5. Oii galera do Violão Brasil,

    Bom, eu ainda sou iniciante em violão.. Rs!

    Fiz as 10 aulas gratuitas e aprendi várias notas, e também como fazer ritmos, e adorei.

    Agora, estou tentando passar para outros conteúdos, como teoria musical, por exemplo. E aí, me deparei com esse post.

    Eu não faço aula de violão particular pois é muito caro, então o Violão Brasil é minha escola… Rs!! E queria agradecer muito a atenção e o carinho que voocês dão aos estudantes.

    Mas aqui estou eu mais uma vez pra perguntar uma coisa que eu não entendi. O post está maravilhoso, consegui compreender como se formam os acordes… Mas só não entendi uma coisa muito básica:

    – Onde estão estas notas no braço do meu violão?

    Por exemplo, o acorde de Dó, Ré, MI… Emfim, todos estes acordes, eu sei fazer. Mas não sei onde estão as “notas” propriamente ditas no braço do meu violão.

    São aquelas bolinhas roxas ou brancas que ficam no meio das casas?

    Peço explicação, por favor!

    E se algum leitor do site tb puder solucionar a minha dúvida, ficarei agradecida!

    carolina.carol102@gmail.com

    Obrigada!!

  6. eu estava procurando de todos mas obrigado me ajudou muito

  7. Gostaria de ver as escalas no braço do violão para eu poder visualizar e entender melhor.

  8. mt boas as dicas q vcs derao vlw vcs sao 10

  9. ESSA ERA A AULA QUE EU ESPERAVA RECEBER MUITO OBRIGADO ESPERO QUE AGORA EU CONSIGA DESENVOLVER MELHOR AS OUTRAS AULAS RECEBIDAS
    VALEU EDUARDO QUE DEUS TE ABENÇOE MUITÍSSSSSSSSSSSSSSSSSIMO

  10. Acho que seria mais fácil vendo as escalas no braço do violão.

Trackbacks/Pingbacks

  1. www.digga.com.br - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  2. pligg.com - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  3. Linka-Me.com para os viciados em blogs - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  4. mexame.com - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  5. pigg.com.br - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  6. www.sbrubbles.com.br - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  7. totalnews.com.br - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…
  8. logwa.com - Como formar acordes no Violão... Hoje nossa aula de violão será sobre FORMAÇÃO DE ACORDES. Começaremos o nosso…

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *