Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Como trocar as cordas do Violão – Cordas de Aço

Como trocar as cordas do Violão – Cordas de Aço

12345
(1,00 de 5 com 1 votos)

Como trocar as cordas do violão em poucos minutos.

shutterstock 106055768 Como trocar as cordas do Violão – Cordas de Aço

Continuando a série aulas de violão para leigos, hoje vamos falar sobre como trocar as cordas do violão.  Para o pessoal que já participou do curso de violão aqui do Blog, apesar de haver outros artigos sobre este assunto, hoje iremos tentar exemplificar ao máximo todos os procedimentos para fazer a troca do encordoamento do violão.

Veja abaixo a vídeo-aula de violão explicando passo-a-passo como trocar as cordas do violão:

Gostou? Veja agora algumas dicas adicionais, qualquer dúvida a respeito do vídeo ou das dicas abaixo, entre em contato conosco logo abaixo, ok?

  • Nunca troque todas as cordas do seu violão de uma só vez.Quando você for trocar as cordas do seu violão, tenha consciência que as cordas do violão estão esticadas, e por isso exercem certa tensão no braço do instrumento. Por essas razões, existe uma barra de metal dentro do violão conhecida como TENSOR, que possibilita o ajuste da curvatura do braço do violão. Ao tirar todas as cordas do violão de uma só vez, a curvatura do braço do violão pode alterar, afetando a regulagem do instrumento. Este ajuste, como já foi dito em outras aulas do curso de violão aqui do blog, é um procedimento extremamente delicado, por isso o blog Violão Brasil recomenda que este procedimento para  regular a tensão do braço seja feito por um Luthier experiente.
  • Evite ao máximo trocar a bitola da corda. Geralmente, os violões com encordoamento de aço são fabricados com cordas 0.10. Se em algum determinado momento, você optar por mudar a espessura da corda do seu violão para 0.11 por exemplo, você deverá levar seu violão o quanto antes a um Luthier para fazer a regulagem. Apesar de parecer algo normal, uma simples troca da bitola da corda poderá desregular todo o seu violão, fazendo-o trastejar…
  • E para finalizar, evite ao máximo utilizar cordas de marcas diferentes. Pode até parecer bobagem, mas uma regulagem feita por um luthier em seu violão, poderá servir apenas para o tipo e marca de corda que foi utilizada na regulagem, sendo assim, mudar de marca poderá estragar toda a regulagem.

Bom pessoal, espero que essas dicas possam ser úteis, qualquer dúvida acesse a categoria curso de violão aqui do blog para obter mais informações.

Bons estudos!

Violão Brasil

1 Comment

  1. Excelente.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>