Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral, Iniciante, Leitura Complementar, Teoria Musical

Composi̤̣o Musical РComo compor, direitos autorais etc..

Composi̤̣o Musical РComo compor, direitos autorais etc..

12345
(4,00 de 5 com 2 votos)

Aprenda hoje mesmo a compor suas músicas com um VENCEDOR DO GRAMMY DA MÚSICA! Segredos psicólogicos para criar letras cativantes, técnicas utilizadas por profissionais! Não perca mais tempo aprenda hoje mesmo clicando abaixo!

cabecalho Composição Musical   Como compor, direitos autorais etc..

Como conseguir compor

A gente compõe exatamente como e quando a gente quiser compor. Compor tem que ser fácil, divertido, legal e principalmente: natural. Não dá pra forçar a barra. Se não for assim, não vai valer a pena. No tempo certo, surge esse impulso pra quem está afim. O mais importante é gostar de música, gostar do que se está fazendo.

Entre o que vem primeiro, a música ou a letra, não é nem uma coisa nem outra, é o assunto. Sem o assunto, ou tema, não existe nem música nem letra. Compor é observar mais atentamente uma situação e nela achar um bom motivo para se fazer uma canção, música e letra.

Eu, particularmente e em geral, faço a música junto com a letra, mas já fiz a melodia pra depois colocar a letra. Tudo isso partindo sempre do assunto, entendeu?

Como mostrar a minha música para alguém gravar?

Com a canção pronta (letra e música) o próximo passo é gravar sua canção num estúdio, passar para um CD (demonstrativo) e procurar uma editora (para avaliar sua canção) que tenha o perfil desse trabalho, ou seja, que tenha acesso a cantores que gravem esse tipo de música. Por exemplo, editoras aliadas a gravadoras que tenham em seu catálogo artistas nesse perfil.

Você pode deixar o CD demonstrativo para avaliação (guarde com você uma cópia, claro), combinando que no caso de conseguir uma gravação pra ela, você edita a sua música lá, entendeu?

Uma editora funciona como um canal de contatos, tanto para enviar sua música como para receber da gravadora (depois da música gravada) e repassar para o autor. Funciona também como um registro de sua música, principalmente depois que é assinado o contrato de edição. Atenção: Só assine esse contrato de edição, depois que a editora conseguir uma gravação para essa música.

A taxa que a editora ganha em um contrato de edição é de 25% sobre o seu direito autoral (quando você receber sobre a venda do CD). Antes da música gravada você não paga nada e a ninguém. Pelo contrário, mas isso nós vamos falar depois.

Você também pode ao invés de levar sua música a uma editora, registrar na Fundação da Biblioteca Nacional www.bn.br , Lá, para registrar cada obra, você tem que pagar uma taxa que vai variar dependendo da região em que está.

15 Comments

  1. gostaria de saber uma coisa:

    e obrigatorio enviar uma gravaçao com instrumnetos como bateria, guitarra electrica, baixo etc…?

    ou podemos enviar em acustico e depois a editora ter la o material e nos editamos as musicas?

  2. TEM ALGUM PERIGO DE MOSTRAR A MÚSICA/MELODIA PARA ALGUMA GRAVADORA ANTES DE REGISTRÁ-LA NA BIBLIOTECA DA MÚSICA?

  3. adorei as dicas ….

  4. gostei da dica, mas a gente envia material para gravadora, nem resposta eles dao. acho que teria de ter alguém influente para ajudar. obrigado

  5. gostei da dica, mas a gente envia material para gravadora, nem resposta eles dao. acho que teria de ter alguém influente para ajudar. obrigado enquanto isso vamos sonhando…

  6. oi tudo bem?
    intão,eu gostei das dicas mais queria uma coisa mais direta de como compor uma música!!tenho 12 anos,toco violão e tenho uma dupla sertaneja com o meu irmão de 15…gostamos muito de música e queriamos compor uma múisca..mais mesmo assim faleuu!!

  7. eu amei as dicas eu compois uma musica linda adolu vcs!!!!!!!!!!

  8. eu gostei das dicas.
    eu ja tenho umas 16 ou 17 poesias ja prontas que eu escrevia na escola. agora é só eu colocar então as dicas em praticas.
    obrigado mesmo.

  9. Ate qe é legal isso ai ,mas eu quero saber mesmo os passos pra criar ,compor uma musica direitinho !!

  10. Olá Erika,

    Procurando um curso de composição musical? Ainda desenvolvido por um compositor vencedor do Grammy Latino?
    Acesse: http://www.primecursos.com

    Espero ter respondido sua pergunta
    Bons estudos

  11. oi gabrielly , sou compositora e te digo não nada facil compor, primeiro voçe tem que ter um tema
    um objetivo , digamor sobre amor . dai voçe explica dentro da musica se amor tipo aquele pra sempre ou amor não correspondido , dai vai . depois colocar palavras que se combinam por exmplo ; caminhava na praia ao som do mar , será que ele vai pra sempre me amar.vai cantarolando estas frases ate encontrar a melodia os ton agudos sempre são os mais bonitos para os refrês

  12. valeu as dicas.

  13. eu sou rayanne meu sonho é ser cantora e ter um violão?!

  14. Ola quero dicas de como compor musica sertaneja ja pesquisei no google de todo geito mas nao consigo entende vc q e compositor me da ideias por favor.

  15. Eu gostei muito dessas dicas porque eu nao tinha nocao eu quero ser cantor compositor e istrumentista de sucesso.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>