Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Iniciante, Teoria Musical

Contraponto

Contraponto

12345
(4,00 de 5 com 1 votos)

? yin yang Contraponto

O termo se origina do latim punctos contra puntum (nota contra nota) e surge na época em que o cantochão começou a ser substituído nas igrejas pelo canto com mais do que uma linha melódica (voz). Foi criado como o propósito de traduzir em música a fé religiosa, refletindo a eterna busca de Deus através da música

Esta técnica teve início no século IX com a sobreposição do Tenor sobre o Canto Firmus, teve o seu apogeu oitocentos anos depois nos séculos XVII e XVIII onde Bach foi um dos seus maiores expoentes, desta forma o contraponto é um suporte para composições que perdura por séculos sendo atual o seu estudo.

O contraponto, na música, é uma técnica usada na composição onde duas ou mais vozes melódicas são compostas levando-se em conta, simultaneamente:

1. o perfil melódico de cada uma delas;
2. a qualidade intervalar e harmônica gerada pela sobreposição das duas ou mais melodias.

Identifica-se mais com a música européia ocidental, tendo sido fortemente trabalhado na renascença e também foi uma técnica dominante a partir desse período até o romantismo, passando pelo barroco e o classicismo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Contraponto_(m%C3%BAsica) – Acesso em 19/7/2007)

O foco do contraponto é a interação melódica e não os efeitos harmônicos gerados quando linhas melódicas soam concomitantemente.

Com a ajuda da linguagem e dos conceitos matemáticos consegue-se, com total transparência, descrever algumas práticas contrapontistas. Também através da geometria, com a qual se exercita a intuição visual, é possível compreender a música mesmo quando se trata de um ouvido menos dotado. (http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/musica/contraponto_musical.htm – Acesso em 19/7/2007)

OUTRAS REFERÊNCIAS:

http://www.musique.umontreal.ca/personnel/Belkin/bk.C/index.html Acesso em: 19/7/2007 - Em Inglês;

http://www.nics.unicamp.br/jonatas/aulas/arranjo/aula06/contraponto.html Acesso em: 19/7/2007.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>