Adicionado in Afinação, Geral, Iniciante

Cordas para Violão – Cordas Leves ou Pesadas?

Cordas para Violão – Cordas Leves ou Pesadas?

12345
(3,71 de 5 com 7 votos)

Você entende de cordas para violão? Sabe qual a melhor para quem está começando a tocar violão?

headstock 4 Cordas para Violão   Cordas Leves ou Pesadas?

Uma das dúvidas mais freqüentes entre os violonistas é sobre qual tipo de encordoamento usar. As mais pesadas são as melhores? As leves têm menos sonoridade? Devemos tocar com a ação das cordas mais alta para conseguirmos volume maior? As respostas a estas perguntas são menos objetivas do que se espera.

Sempre existe a falsa idéia de que há uma melhor medida ou marca de cordas e que, para todas as pessoas, elas devem funcionar da mesma maneira. Na verdade, a escolha correta do encordoamento tem de levar em conta uma série de fatores como o tipo de música que se pretende tocar, a sonoridade que se quer atingir, qual o violão que está sendo usado, além de uma minuciosa observação do próprio comportamento muscular.

Há, no entanto, fatores que nos ajudam a determinar uma escolha. Cordas para violão pesadas tendem a vibrar menos, portanto aceitam mais impacto proporcionando volume maior. Já as leves necessitam de pouca energia, o que deve favorecer a interpretação.

O problema é que existem violões mais tensos. Neles, as cordas para violão mais leves têm o comportamento parecido com as pesadas. Proporcionalmente, há instrumentos com menos tensão que podem exigir encordoamento muito mais dens. Em resumo: tudo é relativo.

O que se pode observar é que, apesar de tantas variantes, a grande maioria busca um som alto e frme,  sem perceber que talvez busca por este objetivo não dependa apenas do encordoamento ou das características do instrumento e de sua regulagem. A maneira de executar pode contribuir muito.

O ideal é não sofrer na hora de tocar, ou seja, sem esforço execisso e a obrigação de vencer a tensão das cordas ou da mecânica do violão, favorecendo  assim a liberdade de movimentos e a interpretação.

É muito comum o jovem violonista priorizar o volume em detrimento do timbre, o que o leva a buscar violões mais tensos, com ação mais alta e encordoamentos mais pesados. Mas é bom lembrar que tal escolha pode acarretar problemas relacionados ? fadiga muscular e, até mesmo, lesões por esforço execessivo L.E.R

Uma boa base técnica ajuda muito na confecção da receita pessoal. O ângulo é um importante recurso.

Quando a mão direita está colocada corretamente, o ataque ocorre de tal forma que a corda vibra paralelamente ? escala, diminuindo muito o risco do trastejamento e aumentando os limites da dinâmica, sem sobrecarga da mão esquerda.

Com o violão regulado, a tensão adequada do encordoamento, a técnica em dia e os objetivos artísticos definidos, podemos então escolher a marca.  E qual é a melhor. Lenvado-se em conta que violões distintos respondem de forma diferente a um mesmo encordoamento, o que torna a escolha mais difícil, exigindo uma minuciosa comparação, posso dizer com toda certeza do mundo: no fundo é uma questão de gosto!

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre cordas para violão! Qualquer dúvida ou sugestão de aula deixe o seu comentário logo abaixo;

Bons estudos

Violão Brasil

33 Comments

  1. Gostaria de contar com sua ajuda para divulgar um vídeo no youtube em que toco o Concerto de Copacabana, para violão e orquestra, de Radamés Gnatalli, com a Orquestra de Câmara Vale do Paraíba, regência de Rogério Santos.

    A composição remete ao Rio idílico dos anos 40, pré-Bossa Nova, e representa as belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro.

    A orquestra é um grupo que trabalha num projeto social em São José dos Campos, e vêm realizado um trabalho belíssimo.

    http://br.youtube.com/watch?v=92vqmQgeC7Y
    http://br.youtube.com/watch?v=5qd0HAii3xM
    http://br.youtube.com/watch?v=48Y7w-2gSwU

    Muito obrigado!
    Alvaro Henrique

  2. Olá Alvaro, tudo bem?

    Sim, o Violão Brasil terá maior prazer em ajudá-lo a divulgar esse trabalho maravilhoso. Se você desejar podemos fazer uma série de posts, comentando o seu trabalho junto com os vídeos, estarei entrando em contato em breve no seu e-mail para acertamos os detalhes do post.
    Boas festas, abraços

  3. Bom… mto bom…

  4. vc vende corda de violão?quanto custa

  5. Olá,

    Adoreei mesmo o post, assim como adoro este site e acho maravilhosa a inciativa. Essa categoria “Iniciantes” está me ajudando bastante, porque eu estava lendo alguns conteúdos mais avançados e não estava conseguindo me acompanhar.

    Sobre o post, minha amiga trocou o acordeamento do violão dela. Era de aço e agora ficou em Nylon. Ainda estou em dúvida se troco o meu.

    O meu violão é de aço, o som obtido é bom, mas machuca um pouco mais os dedos, o que é meio ruim para um inciante. Rs!! Um pouco desestimulante…

    O de Nylon é mais confortável, mas o som é baixo de mais. Não sei se isso se deve pelo fato de o violão da minha amiga não ser próprio para esse tipo de corda, sei lá… OU talvez nós é que estejamos tocando errado. Rsrs… ! Mas será que as Cordas de Nylon prejudicam a performance final do violão?

    Bom, só pra explicar, acabei de ganhar meu violão, sou iniciante, mas já sei várias posições que aprendi aqui mesmo neste site. Agora, estou passando para a teoria, e minhas técnicas ritmicas não são muito boas… Rs!

    O meu violão é um Menphis, com acordamento de aço, como eu já disse. O da minha amiga, um Kashima.

    QUAL É A MELHOR CORDA PRA MIM?
    E TAMBÉM QUERIA SABER SE É NORMAL O SOM DAS CORDAS DE NYLON SAIR MAIS BAIXO DO QUE O DAS DE AÇO.

    ? Um grande beijo,
    Caroll (carolina.carol102@gmail.com)

  6. gostaria de saber qual tipo de corda usar no meu vviolao a marca e takamine

  7. Olha eu adorei essas aula ai de cordas muito bom mesmo

  8. oie garella to aprendendo a tocar violao e um maximo

  9. olâ pessoal, eu tenho uma violão aço takamine Jumbo, esses dia troquei o encordoamento dele, só que depois dessa troca , as cordas RÉ(D)e G(sol)ficaram um pouco sem som,meio “surdas”. Alguém ai sabe me falar por que isso aconteceu? e como resolver?
    falou brigado

  10. Caros!
    O site tá de parabéns, pagerank 4 e subindo.

    Quanto a cordas, a corda ideal vai surgindo com o tempo, para sentir a diferença e começar a apurar mesmo depende muito do violão e do músico. Tem gente que prova vários vinhos e acha que é mesma coisa. Outros sabem distinguir!

    Sucesso!

  11. Grandeee Roberto Lazaro,

    É uma honra tê-lo por aqui em nosso blog!
    Obrigado por sua contribuição! Mantenha contato
    Abraços

  12. Caros amigos!
    Tenho um violão de 12 cordas eagle. Tenho que trocar as cordas dele mas estou um pouco confuso. Queria uma orientação de você quantos ao tipo de corda que devo comprar. Pois da ultima vez que comprei ficou muito desconfortável as cordas ficam com muita tensão, ele tem afinador eletrônico, uso sempre na afinação 433. Muito obrigado!

  13. Pôxa vida, a tempos que venho tendo conflitos, trocando de violôes e encordoamentos, agora entendo que para min o melhor é o casamento perfeito entre o violão e o encordoamento, obrigadoa todos e fiquem com Deus…

  14. Vlw cara

  15. Assim como os demais posts, este tb foi de muita utilidade. Gostei.

  16. Vcs estão de parabéns!!!!

  17. muito bom esse curso de violão grátis

  18. muito bem agora eu sei que preciso mesmo e aprender cada vez mais porque o problema nao eo violao nem as cordas sou eu mesmo. muito obrigado pela dica fiquem com Deus

  19. bem esclarecedor o texto,gostei bastante

  20. estou adorando a atenção que tenho recebido,estou aproveitando o máximo.obrgdo!

  21. Olá Jeverson,

    Muito obrigado pela preferência ao utilizar o Curso de Violão Grátis aqui do Blog.

    Bons estudos
    Blog Violão Brasil

  22. realmente faz diferença a maneira que executamos as batidas ou dedilhados do violão, podendo variar a sonoridade de cada melodia.

  23. Nossa eu adorei esse site,ja aprendi muitas coisas ki eu nao sabia,ja te toquei 1 musica.parabens pela iniciativa,continuem assim!

  24. Muito boa esta explicação. Porque todos nós, iniciantes, ficamos em dúvida com essa questão das cordas. Parabéns pela iniciativa e continuem nos ajudando. Ah! Gostaria que vocês fizessem uma matéria sobre Partitura. Obrigado e fiquem com Deus!!

  25. ola pessoal, eu estou amando aprender a tocar violão com vcs, é um barato.que DEUS continue abençoando vcs bjos.

  26. ainda estou aprendendo a tocar violão,mais estou adorandooo…………….

  27. olá pessoas!!muuuuito boa essas dicas !!!já estou fazendo alguns acordes!!!valeu!!!

  28. Queria ter uma ideia de partitura, se for possível fazer uma aula sobre isso, ou se já tiver…Queria que você me ajudasse…Abraço! (Y)…Ótimos documentários os seus ;) Agradeço!

  29. osmar sousa da silva. 10-02-13 eu tenho muita vontade de aprender toca violão poren tenho dificuldade para dedilha e interpreta a sequensia das notas acho que tenho que ter muita pasiencia e boas informasão muita técnica e ser insistenti.

  30. para um iniciante estou muito satisfeito. cada dia estou ficando melhor. parabens
    moacir são bento do sul

  31. Valeu foi ótima essas dicas!Obrigado

    Tenho um violao tagima com codas de nailon, acho que o som é baixo seria bom trocar para corda de aço?