Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Ergonomia

Cuidados Para Evitar a Lesão por Esforços Repetitivos (LER) Tocando Violão

Cuidados Para Evitar a Lesão por Esforços Repetitivos (LER) Tocando Violão

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

tendinite.jpg

Os dedos da mão esquerda não devem pressionar mais que o suficiente para conseguir a nota desejada.

A mão direita deverá estar colocada a não forçar os tendões para uma posição de limite de sua extensão, o pulso e antebraço deverão estar em linha reta ou aproximado desta linha reta.

O toque da mão direita deverá ser articulado sem o uso da força, mas sim com a pressão suficiente para se obter a sonoridade desejada e não causar enervação inútil em todo antebraço.

Podemos colocar outro item que sentimos de igual importância com os expostos anteriormente. Sempre que iniciamos o estudo nossa mente deve estar tranquila e assim teremos maior concentração e resultado maior em todo tempo de estudo.

Uma mente dispersa além de causar cansaço mental, só iremos desenvolver nossa memória muscular, a concentração é imprescindí­vel para um maior aproveitamento do tempo que estamos com o instrumento. Concentrar é nossa atenção estar centrada no objetivo de nosso estudo, estar atento para todos os fatores que influenciam na execução de uma obra.

Oconceito de relaxamento” tem um sentido amplo, não é somente o afrouxar a musculatura, mas sim, o funcionamento de todo complexo psicológico e fisiológico, como uma engrenagem , em que todas as peças tenham um encaixe perfeito e o funcionamento de um relógio preciso.

Uma má orientação, ou uma falta de consciência no processo do estudo, poderá acarretar problemas que dificilmente poderão ser solucionados, como o famoso LER (lesão por esforço repetitivo), bloqueio por uma enervação excessiva, degeneração gradativa do processo de articular as notas e dificuldade progressiva para atingir um determinado objetivo.

1 Comment

  1. eu tenho muitas dores no braço direito e acho que pode ser tedinite que devo fazer? já fui ao médico ele passou remédio mais continuo com muitas dores.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *