Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Curso de Teclado e Piano

Curso de Teclado dúvidas e respostas

Curso de Teclado dúvidas e respostas

12345
(3,33 de 5 com 3 votos)

Veja agora no curso de teclado todas as dúvidas e respostas;

Agora chegou a hora das 10 perguntas mais pedidas pelos alunos. Bom, selecionei as mais solicitadas e pretendo responder aqui com toda clareza possível. Lógico que nem todos vão ficar satisfeitos, mas nosso objetivo aqui é identificar as dúvidas mais cruéis !

Vamos a elas:

1)Quais as principais diferenças entre o Piano e o Teclado ?

Apesar de ser um instrumento idêntico ao piano, a técnica é totalmente diferente.? No piano trabalhamos os acordes na posição fundamental e no teclado nas inversões. Outra coisa que deve-se observar é que no piano, o tempo é ditado pela figura musical em função do metrônomo, ao passo que no teclado temos o acompanhamento automático (fingered) que dirá o tempo da execução em função da figura musical.

2) Como devo tocar? Em pé ou sentado?

Eu particularmente prefiro tocar em pé, pois temos mais controle sobre o instrumento. Nossas mãos ficam mais ágeis e nosso poder de deslocação e visão é bem melhor. Isso não quer dizer que tocar sentado não é bom. Acredito que depende muito da pessoa e de onde ela melhor se adaptar.

3) Qual procedimento devo adotar para guardar os acordes na cabeça?

Bom, isso requer bastante treinamento com a mão esquerda. Antes de tocar uma música, se concentre somente na mão esquerda. Vá tocando os acordes juntamente com o ritmo e esqueça a mão direita por enquanto, ok? Com um tempo você nem vai mais precisar recorrer a “colinha“.

4) No teclado existe Oitava. O que é isso ?

Para responder a esta pergunta, concentre-se na figura do teclado. Ele começa com uma nota Fá. Então se contarmos Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, estamos identificando uma oitava (no caso a primeira), desta forma medimos o tamanho do teclado (número de oitavas) que neste caso possui três oitavas e meia.

5) Quando é que começamos a executar as melodias?
A partir do Dó Central é que começamos a executar as melodias (mão direita) e abaixo dele, encontra-se a oitava de acompanhamento (mão esquerda).

6) O que precisa ser feito para eu ser um bom tecladista?

Para ser um bom tecladista você precisa, acima de tudo, muita prática. Leia cada lição dessa apostila, dos livros, que por ventura tiver em casa,? e pratique sempre que puder! A pressa é inimiga da perfeição. Não tente ser apressadinho, pois você pode complicar tudo e achar o Teclado, um bicho de 7 cabeças. As vezes a complicação está na pessoa, e não no instrumento.

7) Em quanto tempo pode-se considerar que uma pessoa já está tocando bem Teclado ?

Essa é uma pergunta um pouco difí­cil de responder, pois trabalhamos em cima de previsões. Pela minha experiência, posso arriscar que, se uma pessoa praticar, diariamente, pelo menos durante 2 horas, pode-se sair tocando Teclado de forma satisfatória em 2 a 3 meses. Mas isso não é para qualquer um ! É necessário você praticar muito, mas muito mesmo. Caso contrário, você esquece os acordes, perde a agilidade das mãos e dedos e seus estudos vão por água abaixo!

8) Quais cuidados que devo ter com meu Teclado ?

Lembre-se que tudo que você tem sob seu poder deve ser tratado com todo carinho a fim de permanecer muito tempo com ele em perfeito estado. A dica que dou é que diariamente passe uma flanela (seca) nas Teclas para que não as torne empoeiradas e logo em seguida um pano (um pouco úmido) no corpo de seu Teclado, visto que muitas sujeiras se acumulam ali com o tempo. Evite passar produtos como limpa-móveis e inclusive álcool, pois existem materiais (Teclados)que mancham com alguma dessas fórmulas. Quando terminar de tocar seu instrumento, cubra-o com um plástico ou uma capa protetora que pode ser adquirida em qualquer loja do ramo.

9) Convém usar os efeitos do Teclado, durante as músicas que eu vier a tocar ?

Use, mas só quando estiver bastante entrosado com seu instrumento. Aconselho você não ir fazendo essas firulas por enquanto e somente se concentrar em seu aprendizado para que você possa adquirir mais agilidade. Os efeitos dos Teclados são bastante interessante, porém você tem que saber a hora e o momento certo de usá-los. Se você usá-los quando ainda estiver verde, pode se atrapalhar todo e pagar mico nas apresentações ao público. Não queira passar por isso!

10) Alguma dica a mais para eu poder encontrar um entrosamento perfeito com o Teclado ?

Claro ! Aproveite o seu ouvido para treiná-lo e ir tirando músicas com ele. Tente ir tirando músicas somente com a mão direita. Esqueça a esquerda, até porque em nosso site já existem as cifras ! Isso é um ótimo treinamento para você poder improvisar em cima de certas apresentações ao vivo. Portanto pegue as cifras no MVHP, aproveite-as e tire quantas músicas quiser no Teclado. Um instrumento ajuda ao outro. Com um tempo você vai notar que não pode deixar de aprender Violão e nem Teclado. Eles serão fundamentais para seu aprendizado musical.

6 Comments

  1. como comprar video aulas do cursode teclclado e piano, e . que devo faser? Preço

  2. muito bom as aulas que vi gostei

  3. como adquirir o curso, é por volume(volume 1(um), volume 2, ou é o pacote e qual o valor?
    gilmar

  4. Gostei muito parabens,Eu quando estou tocando nao sai nada porque?Em setenbro deste ano faz dois que estou treinando Mais ainda nao toco na minha igreja . Esta faltando algo mais . abraços;

  5. eu estudei piano, mas não sei mexer no dispositivos e botoes do teclado. O manual devia apresentar a imagem do instrumento (foto de cima para baixo) para a gente ver para que serve cada botão. Pode me explicar? Lucas

  6. Gostei desta introdução ao teclado. Tudo que você explicou eu conheço, porém, mas ainda não consigo desenvolver o teclado sozinho. Como fazer esse curso completo online? Gostaria muito de aprender tocar teclado para eu tocar na minha igreja.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *