Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Curso de Teclado e Piano

Como ler partituras

12345
(4,60 de 5 com 5 votos)

Como ler partituras

As notas musicais (e outros sinais) são apresentadas por símbolos e escritas sobre uma pauta chamada PENTAGRAMA, que contém cinco linhas e quatro espaços. As linhas bem como os espaços da pauta são contadas de baixo para cima.

Pentagrama ou Pauta

01 Como ler partituras

Nem sempre a pauta é suficiente para conter todas as notas, acrescentam-se então outras linhas e espaços que denominamos de suplementares superiores ou suplementares inferiores.

Veja o exemplo dessas linhas suplementares abaixo:

02 Como ler partituras

Observação: As linhas e espaços superiores contam-se de baixo para cima e quando inferiores, contam-se de cima para baixo. Não existe limites para as linhas suplementares superiores e inferiores, mas geralmente só se costuma usar 5 linhas.

Clave

Clave é um sinal que se coloca no princípio da Pauta para dar nome  as notas.
Nas músicas de piano e usam-se duas claves a de Sol e Fá e nas músicas para teclado usa-se apenas a Clave de Sol por que a clave de fá é substituída pelas cifras.
Vamos conhecer agora essas claves:

Clave de Sol

A Clave de Sol é usada para os sons agudos e alguns dos instrumentos, cujos sons são anotados na Clave de Sol são: clarinete, flauta, harmônica (gaita).. No teclado e piano ela é usada geralmente para tocar a melodia.

03 Como ler partituras

Clave de Fá

A clave de fá por sua vez é utilizada por instrumentos graves como contrabaixo, trombone, fagote, tuba etc…No piano ela é usada para mostrar as notas mais graves da música, que no teclado é substituído por cifras.

04 Como ler partituras

Veja agora aonde estão localizadas todas as notas nessas claves:?

051 Como ler partituras

Clique na imagem para ampliar

Notas ou figuras musicais

As figuras musicais são sinais que estabelecem a duração do som e do silêncio. Chamam-se também Valores. Os valores podem ser Positivos e Negativos.

Valores positivos – São as figuras das notas, que representam  duração do som.

Valores negativos – São as figuras de pausas que representam  duração do silêncio.

Veja abaixo o diagrama que mostras as principais figuras e seus valores:

06 Como ler partituras

Compasso

Um trecho musical consta de partes iguais chamadas compassos, que são separados por linhas verticais denominadas Barras ou Travessões.

07 Como ler partituras
No final de um trecho usa-se colocar 2 Travessões: Travessão duplo

Signos de compasso na partituras

Quase sempre compassos são representados por frações ordinárias, sendo que o numerador indica ? quantidade dos valores que entram no compasso e o denominador a qualidade.

Os compassos podem ser Binários, Ternários e Quarternários, e os mais usados são:

08 Como ler partituras

Valores das Notas e Pausas nas partituras

Vamos aprender agora os valores das notas e pausas. As notas representam o Som, e as Pausas o silêncio. Elas tem o mesmos valores.

Os valores das notas e pausas abaixo, referem-se ao compasso quartenário (4/4, C ou 4).

09 Como ler partituras

Duração das notas ao ler partituras

Tempo é a unidade usada para determinar a duração de uma nota. Por exemplo: 1 tempo, 2 tempos, 2 tempos e meio, meio tempo, etc… Cada música possui um tipo de andamento típico. Por exemplo, quando se dança uma valsa conta-se 1, 2, 3,? pois esse é o andamento da valsa: 3 tempos. Na maioria das músicas, o andamento típico é de 4 tempos.

10 Como ler partituras

Clique na imagem para ampliar

O sinal localizado acima da colcheia e semicolcheia é chamado de bandeirola. Cada sinal desses faz com que a nota seja dividida pela metade. Por exemplo: semínima (sem bandeirola) 1 tempo.

  • Colcheia (1 bandeirola) 0,5 tempo.
  • Semicolcheia (2 bandeirolas) 0,25 tempo.

As notas com bandeirolas só são simbolizadas da forma mostrada acima quando estão próximas a outras notas com bandeirola (ficam ligadas para facilitar a visualização). Só se pode ligar as notas quando a primeira nota está numa das cabeças do compasso (ex: 1, 2, 3, 4). As bandeirolas só podem ser ligadas de 2 em 2 ou de 4 em 4.

Sabendo que uma semibreve equivale a 4 tempos, a mínima terá a metade do valor da semibreve e a semimínima terá metade do valor da mínima e assim por diante.Veja o exemplo no desenho abaixo:

11 Como ler partituras

Lembrando o Dó central está no centro do seu teclado. É uma tecla branca antes de duas teclas pretas. Este Dó serve de ponto de partida para nomear e localizar as notas tanto da mão direta quanto da mão esquerda.

Veja o exemplo abaixo:

12 Como ler partituras

55 Comments

  1. eu adorei

  2. valeu me indique mais sites lugares onde eu possa me ajudar!!!

  3. Olá Misael, tudo bem

    Se você deseja aprender a tocar música por ouvido http://www.tiredeouvido.com.br

    Procurando partituras em livros: http://www.primecursos.net

    Espero ter ajudado, no site acima você encontrará partituras de hits internacionais facilitadas para iniciantes, é muito legal e vale a pena!

    Abraços e feliz ano novo!

  4. Eu gostei muito, mas eu já sabia um pouco disso tudo. Procurava algo mais na prática.
    Valeu assim mesmo.

  5. Pessoal, adorei as dicas!! Eu tbém tenho um pouco de conhecimento sobre tudo o que foi colocado, mas está muito prático e simples. Ajudou-me mais!! Abraços

  6. vlw
    parceiro eu tava precisando muito dessas aulas tenta colocar…se puder
    algo mais pratico
    mais vlw
    fik na paz de CRISTO
    brigadu!!!!

  7. gente a parada é meio estranha
    eu toco flauta
    sei ler partitura mas eu queria aprender teclado meu problema que eu não sei ler partirtura do teclado com acordes e tudo!!

  8. Olá Robera, tudo bem?
    Você provavelmente sabe apenas ler a clave de sol (melodia), confira nosso post sobre cifras, irá ajudá-lo.
    Bons estudos

  9. eu achava que nunca iria aprender a ler isso mais isso ajudou um pouco vlw será que vc consegue colocar algo mais simples de espicar?XD é que naum entendi muito direito mais vlw

  10. Maior barato essa dica meu caro!
    Muito embora eu já tenha uma noção, Porém, quando componho uma música, qual a técnica para saber o tempo correto.Como devo colocar no pentagrama as figuras de notas.se: 2/4, 3/4, C.
    Abraçoos,
    Mourão.

  11. olá
    eu quero muito aprender teclado mas não sei muito desse instrumento eu estava indo bem no curso até agora, mas essa lição me confundio um pouco.Vocês poderiam, me passar um site que explicaçe de uma forma ,mais simples?

  12. eu toco saxsofone, sei ler partituras e to aprendendo teclado… mais preciso dos lugares do sustenidos e bemois.. qm puder me ensinar add eu no msn :lukinhas_br_@hotmail.com

  13. olha gostei, me indique mais site que pssa aprender mais sobre partitura… obrigado

  14. Eu amei esse site…eu já fazia esse curço e esse site me ajudou muito…brigadinha!!!!bej0o0sss…xau xau!!!!

  15. ola olha muito obrigado pela ajuda q esse projeto me deu vcs estão de parabens

  16. Oiê!
    Achei legal o site… Eu toco violão e teclado, deu pra conhecer um pouco de teoria… Mas, na prática e totalmente diferente, ainda mais essa parte de compasso… Não sei partitura… Toco por cifra… Se vcs aí tiverem como indicar um site para aprender mais eu agradeço…
    Vlw mesmo!!

  17. valeu mesmo

  18. Olá..
    adorei o site…
    toco flauta doce e viola, na teoria o site é MARAVILHOSO..
    mais na pratica da munto trabalho ^^rsrsrsr
    valeu equipe do “violãobrasil”..

  19. valeu equipe do violãobrasil obrigada

  20. muito obrigada ajuda muito :)

  21. ok. muito obigado e gostei muito. tou entrando no mundo da musica e tou com teclado. tou com muita curiosidade em pertituras para teclado. obrigado e muita paz e sucesso. abraço…

  22. valeu,
    achei maneiro.aprendi bastante cara.
    Deus te abençõe!

  23. sua teoria é muiotboa gostei!!!

  24. muito boa sua reoria

  25. olá muito obg eu sou estudado em trompete mais com essa ajuda graças a vcs tou conseguindo tocar teclado…obg mesmo..
    fiquem com deus.

  26. CARA MUITO LEGAL!!!
    TIREI TODAS AS MINHAS DÚVIDAS…
    VALEU!!!!

  27. muito bom isso esse é o melhor site que eu ja vi

  28. poxa eu amei este saite mesmo e o q eu precisava disso para esclarecer alguns pontos q eu estva em duvida muito obrigado mesmo q o senhor jesus continui te abençoa mas e mas vos dano sabedoria e conhecimento

  29. Sou aprendiz de violino. Entrei no site a fim de aprender sobre partitura. Gostei da explicação simples, detalhada e fácil.

    Você falou que o “Tempo é a unidade usada para determinar a duração de uma nota. Por exemplo: 1 tempo, 2 tempos, 2 tempos e meio, meio tempo, etc… Cada música possui um tipo de andamento típico. Por exemplo, quando se dança uma valsa conta-se 1, 2, 3,? pois esse é o andamento da valsa: 3 tempos. Na maioria das músicas, o andamento típico é de 4 tempos.” Isso me fez lembrar de que, na língua inglesa, a palavra “tempo” é usada para indicar o tempo das músicas também. Veja estas expressões inglesas com tempo:

    “Uptempo”, “up-tempo” – batida ou ritmo mais rápido. Exemplos: up–tempo music (música rápida); an aggressive up–tempo style of basketball (um estilo mais rápido e agressivo de basquetebol)

    “A tempo” – no ritmo ou velocidade anterior

    “Up the tempo” – trabalhar mais rápido. Exemplo: We’re going to have to up the tempo (= work faster) if we’re to finish on time. (Vamos ter que trabalhar mais rápido se tivermos que acaba no dia (de acordo com a programação.))

    Fonte: http://www.inglesnosupermercado.com.br

    Obrigado pelas explicações. Boa sorte.

  30. Toco violão um pouco, mas o q tenho vontade mesmo é de fazer solo. No momento não tô podendo fazer aulas particulares. Vocês podem me ajudar nesse sentido? Podem me enviar escalas me ensinando a fazer solo? Desde já obrigada!

  31. Muito obrigada por postar o conteúdo! Foi de enorme ajuda :D
    Obrigada mesmo!

  32. legal

  33. Sou professora de arte e estou estudando música para posteriormente, preparar atividades para aplicar em sala de aula. O site colaborou muito pois é muito didático.
    Obrigada.

  34. Muito obrigada!

  35. Em meu primeiro contacto tive ótima imprenção.espero aprender muito.Obrigado!Mineiro.

  36. Eu sou iniciante em aula de teclado mas essas aulas estão ajudando muito, se vc tiver algo mais que me ajude manda para o meu email.

  37. comesei estuda violão e teclado
    mas a pessoa
    que estava mim ensinano foi para outro estado por isso gostaria de fazer este curso grátis obriado

  38. muuiito bom adorei
    coisas sulficientes pra mim aprender

  39. parabens. quero aprender partitura para teclado e encontrei este site conserteza vou aprender com eesas tecnicas maravilhosa obrigado. Deus abençoe

  40. muito obrigado eu adorei pq eu não sabia nada disso

  41. eu quero aprender a tocar teclado e piano mas ainda nao tive nenhum contato com nenhum tipo de aula ou professor… confesso que fiquei um pouco confusa com as coisas do site mas parece ser bem completo gostei muito!

  42. gostei obrigada:
    cada vez que simplificar a partitura, para quem ta aprendendo vai ser melhor.

  43. Valel aprendi muito

  44. Valeu,tirei algumas duvidas antigas.E aprendi coisas que não sabia, obrigado!

  45. voces estao de parabens
    eu fiz cusos bem legal eu aprendi mais, aqui do que la

  46. valeu, aprendi muito e esclareceu minhas dúvidas. Agora é colocar em prática.
    MUITO OBRIGADO!

  47. esse site e muito bom , bom nao e otimo , aprendi muito..

  48. Olá Rafael,

    Muito obrigado pelo o seu apoio, qualquer dúvida ou sugestão sobre o curso de violão fico a sua disposição :)

    Bons estudos!
    Violão Brasil

  49. me ajudou bastante obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (:

  50. Eu não entendi a parte final,onde aparece a região esquerda como de acompanhamento/de ouvido.por favor,alguém me explica?

  51. Adorei esse Curso de Violão GN, parabéns Violão Brasil pela iniciativa!

  52. Muito bom. Pelo menos pra mim q estou aprendo a tocar teclado. Será q vcs poderiam andar postando mais coisas de vários instrumentos?? Ajuda muuuuito! =) Vlwww

  53. obrigada pela a ajuda é que eu toco xilophone, marimba , vibrophone e tenho só 14 anos e preciso aprender mais sobre a partitura de teclado por são as mesmas coisa !

  54. Agora é pra valer. É isso que eu quero, partitura.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Curso de teclado básico para iniciantes - [...] Aula 09 [...]

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>