Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Acordes Menores no violão

Acordes Menores no violão

12345
(4,50 de 5 com 2 votos)

Curso de Vioḷo РComo formar acordes menores no Vioḷo.

Como já vimos anteriormente, este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade. ( Não apenas no Violão como em todos os intrumentos musicais). Na verdade o esquema triádico é o mesmo, consideraremos o I, o III e o V grau da Escala (Consulte a tabela de escalas Violão Brasil). O que irá se diferenciar agora são os intervalos entre os graus

O Acorde Menor no Violão possui entre o I e o III grau um intervalo de 3° menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom, e entre o III e V grau, um intervalo de 3° mair, ou seja, 2 tons. A situação se inverteu em relação ao acorde maior, como você pode ver na aula da semana anterior aqui no Violão Brasil.

1 GRAU -> 1 TOM -> 1/2 -> III GRAU -> 2 tons -> V GRAU

Agora vamos montar alguns acordes menores no Violão. Mas antes é importante saber que as cifras destes acordes são acompanhadas de um “m” que significa “acorde menor”, não apenas no violão como em todos os instrumentos. Vamos ao Exemplo:

Acorde de Dó Menor, representado pela Cifra Cm (Consulte a Tabela Violão Brasil)

atualizacao1 Acordes Menores no violão

Vejamos: entre as notas Dó e Mib no Violão, temo um intervalo de 3° menor, ou 1 TOM e 1 Semitom. Entre as notas Mib e Sol, temos um intervalo de 3° maior, ou 2 tons. Perfeito, temos ai justificada a montagem de nosso acorde de Dó menor no Violão (Cm).

Vamos ilustrar este exemplo com a escala cromática, procure ter sempre o Violão em mãos, para praticar conforme segue a aula de violão:

atualizacao2 Acordes Menores no violão

Já entre o III e o V Grau deve haver um intervalo de 3° maior, ou seja 2 tons. Entre mib e fá, o intervalo é 1 tom. Entre fá e Sol temos mais um tom, 1/2 de Fá até Fá# e mais 1/2 de Fá# até Sol. Portanto, somando tudo, dá os 2 tons a fórmula que pede, para executar o acorde de Cm no violão

atualizacao3 Acordes Menores no violão

Veja o diagrama do Acorde sendo executado no Violão:

atualizacao4 Acordes Menores no violão

Vamos a outro exemplo de Acorde menor no Violão:

Acorde de Ré menor, representado pela cifra Dm:

atualizacao5 Acordes Menores no violão

Considerando a fórmula do Acorde Menor no violão, temo também entre as notas Ré e Fá, um intervalo de 3° menor, ou seja 1 tom 1/2 e, entre as notas Fá e Lá, um intervalo de 3° maior, ou seja, 2 tons.

Vejamos sua formação pela Escala Cromática:

atualizacao6 Acordes Menores no violão

Agora do III para o V GRAU:

atualizacao71 Acordes Menores no violão

Veja como ficaria esse acorde sendo executado no Violão:

atualizacao8 Acordes Menores no violão

Para concluir essa Aula de Violão, vamos ao último exemplo:

O Acorde de Mi menor,

atualizacao9 Acordes Menores no violão De acordo com a fórmula do Acorde Menor, temos, entre as notas Mi e Sol, um intervalo de 3° menor, ou seja, 1 tom e 1/2 e, entre as notas de Sol e Si, um intervalo de 3° maior, ou seja, 2 tons.

Vejamos a seguir a fórmula como o diagrama do violão;

atualizacao10 Acordes Menores no violão

Agora do III para o V grau:

atualizacao11 Acordes Menores no violão

Para encerrar confira agora o acorde de Em no Violão:

atualizacao13 Acordes Menores no violão

Gostou dessa aula de Violão? Gostaria de receber mais aulas de violão como essa no seu e-mail sem custo algum?

Assine agora mesmo nosso feed CLICANDO AQUI, é rápido e fácil assinar e não custa nada.

Esse curso de Violão é um oferecimento do Blog ViolãoBrasil, Tocar violão nunca foi tão fácil

Até

Eduardo

8 Comments

  1. Nota mil .Voces estao de parabens .Se não for encomodo peço que mande umas batidas de musicas .

  2. Oii galera do Violão Brasil,

    Meu nome é Carol, tenho 13 anos e ganhei meu violão no meu aniversário, em março. Não sabia absolutamente nada, até que vim parar aqui!

    Já fiz o curso gratuito, e apredni muita coisa.

    Quanto a aula de hoje, adorei! Os textos estão bem fáceis de entender, além do mais, vocês me dão toda atenção por e-mail.
    Em fim, tudo perfeito!

    Estou guardando algum dinheiro, e, daqui a um tempo, pretendo adquirir o curso em DVD.

    Pra terminar, gostaria de perguntar qual é o melhor afinador de violão, na opinião de vocês. Acabei de ganhar meu microfone, e vou baixar um afinador para violão, já que o meu está super desafinado… E afinar manualmente é uma tarefa na qual eu ainda não me arrisco!

    RS!!!

    Um grande abraço,

    Caroll *

  3. como saber afinar o violão e solar

  4. oi!EU QUERIA UMAS CIFRAS.

  5. Òtimo .. parabéns!! :D

  6. Gostei e muito legal essa aula…bjs galera.thais laranjal do jari amapa

  7. Olá Thais,

    Obrigado pelo comentário e por participar do nosso curso de violão!

    Fique atenta as atualizações do Blog, estaremos adicionando novas aulas de violão nos próximos dias.

    Bons estudos

    Violão Brasil

  8. preciso da cifra C#m

Trackbacks/Pingbacks

  1. www.digga.com.br - Curso de Violão - Acorde Menor... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  2. pligg.com - Curso de Violão - Acorde Menor... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  3. logwa.com - Curso de Violão - Acorde Menor | VIOLÃO BRASIL... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos …
  4. Anônimo - Curso de Violao - Formando Acordes... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  5. websapiens.net - Curso de Violao - Acordes Menores... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  6. totalnews.com.br - Curso de Violão - Acorde Menor... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  7. www.sbrubbles.com.br - Curso de Violão - Acorde Menor... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  8. Linka-Me.com para os viciados em blogs - Curso de Violão - Acorde Menor... Curso de Violão - Como formar acordes menores no Violão. Como já vimos anteriormente, este nome …
  9. Acordes no Violão - VIOLÃO BRASIL - [...] Bom, agora em sequência veja abaixo a tabela de acordes menores no violão, para entender um pouco mais sobre …

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>