Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral

Check Up do violão primeira parte

Check Up do violão primeira parte

12345

Saiba passo a passo como fazer em casa o check up do violão e mantê-lo sempre conservado;

pop_up_violao-medio

Neste tópico, é preciso muita atenção. O proprietário que não estiver seguro ou não possui prática ou habilidade para as? tarefas que serão contadas aqui, devem encaminhar o instrumento para um luthier de confiança.

Uma vez por ano ( já que estamos no final do ano), é necessário desmontar o violão para, assim, verificar certos problemas e checar as partes mais detalhadamente. A operação envolve a parte das tarraxas, pois, com isso, é possí­vel limpar e lubrificar seus mecanismos. Mesmo que seja quase imperceptável, esse local costuma acumular muita poeira. E isso, aos poucos, prejudica o instrumento. Feito isso, é aconselhável passar aspirador de pó na parte interna. Essa tarefa deve ser executada com muito cuidado para não vedar a boca do instrumento durante o trabalho. São comuns os casos que o proprietário acaba cometendo esse erro e, por consequência, arrebenta o tampo por criar uma pressa interna negativa.

Sabe por que aqueles trastes menos usados ficam mais escuros? Aquilo é sujeira da mão, da corda e, também, do tempo. Uma leve raspadinha com o auxílio de uma palha de aço fina dará o brilho novamente. Para executar essa limpeza, é fundamental proteger a escala com fita crepe.

Na junção do traste com a escala, é muito comum o acúmulo de resíduos. Para retirá-los, é bem simples: basta usar um palito de dente. Para ajudar na manutenção, pode-se usar óleo a base de limão para hidratá-la e dar uma boa lustrada no tampo. Vale ressaltar que o produto utilizado deve ser especí­fico, encontrados em lojas de instrumentos musicais.

Além disso, um pouco de grafite na cavidade da pestana, por onde passam as cordas, e uma checada no osso ou plástico da ponte, para verse não está dentada, ajuda a deixar o violão com vida nova, parecendo outro. Depois de tanto trabalho, só é preciso trocar as cordas. Pronto. Seu instrumento estará apto para execuções de muitas composições.

15 Comments

  1. adorei essa aula envie exercicio de tablatura

  2. QUERIA SABER COMO SE FAZ UM VIOLÃO?

  3. obrigado pelas dicas que eu ainda não sabia! valeu mesmo!

  4. eu queria muito saber como se faz um violão e tmb como vcs conseguem montar um violão pq eu já tentei e não consegui!!!!!
    Obrigadaaaa

  5. As aulas tem me enriquecido muito, tenho procurado praticar tudo com muita dedicação. Se possível, enviem-me mais exercícios de tablaturas.

  6. Olá Jonas, tudo bem?

    Você já conhece o nosso curso de violão grátis? Para participar da última turma de 2011 é muito fácil, basta acessar agora mesmo:
    http://www.tocarviolao.com.br

    Recebe aulas de violão todos os dias em seu e-mail.
    Bons estudos
    Violão Brasil

  7. Olá Leandro,

    Muito obrigado pelo apoio em nosso Curso de Violão Grátis, qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário!

    Bons estudos!
    Violão Brasil

  8. ótima aula do Check-Up Caseiro, só assim, vou ficar de olho no meu violão ainda mais que seja no inverno pois as coisas mofam mais nesse período. obrigado violão brasil.

  9. Eu gostaria de saber se vcs poderiam enviar uma pagina contendo todas as cifras.
    não só as cifras maiores, mas tambem as menores e susteninas e também as combindas.
    E fim todas as cifras.
    Desde já muito obrigado!

  10. O curso é ótimo, porém não sei se por falta de tempo, ou de talento, nao tenho assimidado bem as lições.

  11. nas aolas de violao estou com difilcodade das batidas

  12. Olá Sr Severino, tudo bem?

    Ao iniciar o curso de violão é natural você sentir um pouco de dificuldade! Mas não desista, isso passa logo! Com o tempo você vai desenvolver coordenação motora e ouvido musical, tornando a batida de qualquer música em algo fácil de ser executado.

    Bons estudos
    Violão Brasil

  13. bom eu tenho um poco de dificuldade na patida nos ritimos das musicas!

  14. Gostei das dicas só não me arriscaria fazer a limpeza dele, pois tenho medo de danificar-lo! prefiro deixar a cargo de um especialista!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *