Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Como formar acordes no violão

Como formar acordes no violão

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Como formar acordes no violão, guia para iniciantes;

Acordes no violão/ Aumentado

O esquema triádico do ACORDE AUMENTADO no Violão é parecido com o do acorde maior (lembra?? :P), com apenas uma modificação: o intervalo de 3° menor entre o III e o V grau é substituído por uma 3° maior. Então teremos uma trí­ade composta por 2 intervalos de 3as maiores.

I GRAU – 2 TONS – III GRAU – 2 TONS – V GRAU

O Acorde Aumentado possui, entre o I e o III grau, um intervalo de 3° maior (2 tons) e entre o III e o V grau, outro intervalo de 3° maior (2 tons). A soma é de 4 tons, o que resulta numa 5° aumentada – que dê nome a esta tipologia de acorde: ( Curso de Violão – Aprenda a Tocar Violão em 30 DIASclique aqui)

atua01

Entendeu? Não? Então vamos explicar devagar:

Seguindo a escala, temos entre as notas Dó e Mi um intervalo de 3° maior, ou 2 tons, e entre as notas mi e Sol#, outro intervalo de 3° maior – ou 2 tons. Como o descrito acima:

Vejamos nossa ilustração na Escala Cromática:

atua02

Até aqui tudo bem, a escala é correspondente à  fórmula e tem dois tons entre o I e o III grau. (Dúvidas? Acesse a categoria Curso de Violão ou Aulas de Violão aqui do Blog Violão Brasil)

Agora, como já dissemos, entre III e o V deve haver um intervalo de 3° maior, ou seja  2 tons. Não podemos movimentar as notas entre I e o III Grau, pois isso mudaria o nome do Acorde. Restou-nos então o V grau. Entre Mi e Fá, o intervalo é de 1/2 tom, entre Fá e Fá# temos mais 1/2. De Fá# até Sol, mais 1/2 o que soma 1 tom e 1/2. Como precisamos de 2 tons, aumentamos mais meio tom no V grau da fórmula e o Sol se torna um Sol#. Somando tudo, da os 2 tons que a fórmula pede:

Veja o exemplo abaixo de como formar acordes no violão através da escala;

atua031

atua04

Espero que você tenha gostado dessa aula de violão da Série Curso de Violão – Como formar acordes. Para maiores informações ou aulas de violão, acesse a categoria Curso de Violão ao lado.

Deseja receber mais aulas de violão como essa no e-mail? Basta assinar o nosso feed e ficar por dentro de todas as atualizações do Blog Violão Brasil.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O FEED E RECEBER AULAS DE VIOLÃO GRATUITA

Bons estudos!

Violão Brasil – Eduardo

3 Comments

  1. Todas as aulas que vocês mandam me ajuda bastante . Obrigada.

  2. Ganhei um violão e agora preciso aprender tocar, socorrrooooooooo

  3. amei eu aprendi e hoje to dando aula obrigado jente

Trackbacks/Pingbacks

  1. www.digga.com.br - Curso de Violão - Como formar acordes... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão - Como formar…
  2. websapiens.net - Curso de Violão - Como Formar Acordes... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão - Como formar…
  3. totalnews.com.br - Curso de Violão - Como formar acordes... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão - Como formar…
  4. Linka-Me.com para os viciados em blogs - Curso de Violão - Como formar acordes... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão - Como formar…
  5. mexame.com - Curso de Violão - Como formar acordes | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão…
  6. pligg.com - Curso de Violão - Como formar acordes... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão - Como formar…
  7. logwa.com - Curso de Violão - Como formar acordes... Hoje iremos dar continuação a série Curso de Violão - Como formar…

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *