Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Curso de Violão, Iniciante

Curso de Vioḷo РComprando o Vioḷo

Curso de Vioḷo РComprando o Vioḷo

12345
(4,27 de 5 com 11 votos)

Comprar o violão ou a guitarra certa pode ser muito mais difícil do que parece. Isso acontece por causa da variedade de violões existentes no mercado: elétricos, clássicos, folk, acústicos, semi-acústicos, de 12 cordas, de 7 cordas etc; só pra citar as mais comuns.

Nesse capítulo vamos falar também sobre guitarras, acredito que muitos já possuem uma em sua casa ou até mesmo pretendem comprar uma. É importante você saber que tipo de música deseja tocar. Se você só tem interesse em fazer solos, provavelmente seu foco será uma guitarra elétrica.

Se você gostaria de tocar música popular, um violão acústico com cordas de aço será uma ótima escolha. E que tal música clássica ou dedilhar sem palheta? Um violão clássico é definitivamente o que você iria precisar. Então, saber o que você realmente deseja tocar, é definitivamente uma ótima referência na hora de comprar seu violão.

Violão Clássico com cordas de Nylon
 Curso de Violão   Comprando o Violão

Usado em música Clássica e também em outros estilos em que não se usa palheta, como o jazz. Além das cordas de nylon flexíveis, ele tem um braço longo que permite um melhor dedilhamento. Este violão é recomendado para iniciantes.

Violão Folk com cordas de aço

 Curso de Violão   Comprando o Violão

Este é um instrumento versátil, utilizado em uma grande variedade de estilos musicais, incluindo o popular, sertanejo, rock e blues. Normalmente, tem um corpo grande e um braço estreito. As cordas de aço proporcionam mais qualidade ao som e o corpo grande permite maior ressonância ou volume de som.

Guitarra Elétrica modelo Les Paul
instrumento3 Curso de Violão   Comprando o Violão

Batizada com o nome de um grande guitarrista e músico inovador, esta guitarra tem um tom fora do normal, e um sustain (sustentação da nota) longuíssimo. Ela possui dois captadores humbucking ou captador duplo que cria um excelente timbre, traste jumbo que faz os dedos deslizarem melhor. É excelente (indicada) para tocar Rock, e em alguns momentos, Jazz.

Guitarra Elétrica modelo StratoCaster
instrumento4 Curso de Violão   Comprando o Violão

Provavelmente a mais famosa e conhecida guitarra do planeta. Ela tem sido usada em praticamente todos os estilos musicais, mas é mais conhecida pelo seu uso intenso no Blues. Possui captadores single e braço liso.

Guitarra Elétrica modelo TeleCaster
instrumento5 Curso de Violão   Comprando o Violão

É a favorita para se tocar Sertanejo/Country. As Telecasters normalmente apresentam a possibilidade de se passar o encordoamento por dentro do corpo ou apenas fixo pela ponte.

Guitarra Elétrica Semi-Acústica
instrumento6 Curso de Violão   Comprando o Violão

Esta é a favorita dos músicos de Jazz, mas também é uma ótima guitarra de Blues. Ela tem um timbre quente, com pureza de som. Ela utiliza dois captadores humbucking.

Quando for escolher seu violão, considere alguns fatores:

  • Preço
  • Se é boa e fácil de tocar
  • O Som
  • A aparência

Qual o mais importante? Cada um é importante a sua maneira!

Então, (sem ser por ordem de importância) aqui vão algumas razões sobre cada fator:

  • Preço: se você não tem tanto dinheiro, é óbvio que o preço que você terá que pagar é muito importante! Muitos de nós temos um “limite na carteira”. Isso já é auto-explicativo, não?

  • Se é boa e fácil de tocar: este quesito é muito importante. As cordas são próximas aos trastes? O braço se encaixa ? sua mão de maneira confortável? O formato do violão (ou guitarra) é confortável de segurar? Tudo isso tem um grande impacto no seu progresso como violonista. Qualquer coisa que possa retardar o seu progresso pode ser desanimador, e portanto deve ser eliminado.

  • O som: as notas quando você toca, se sustentam (duram bastante até silenciarem)? O som do violão ou guitarra soa encorpado e cheio ou brilhante e agudo? Que tipo de timbre você quer? Por exemplo, guitarristas de Rock ou Metal preferem guitarras com um som mais encorpado e cheio.

  • A Aparência: aparência é importante? Pode apostar que sim! Você vai querer olhar para seu violão/guitarra e achá-la legal. Tocar com algo que parece um lixo reciclado não vai te inspirar muito… Além disso, a aparência do violão/guitarra está relacionada com o estilo musical que você quer tocar. Por exemplo, as guitarras Telecaster possuem um formato que é associado aos músicos Country ou Blues, assim como as Les Paul estão associadas com o Rock, e as Flying V são a cara dos metaleiros.

Agora, é só escolher se o instrumento a ser comprado será novo ou usado. Há vantagens e desvantagens em cada um dos casos, mas de modo geral, a primeira diferença está no custo. Mas é importante notar, que os violões (de maneira geral) não desvalorizam fácil, e por isso é importante cuidar bem e evitar quedas, arranhões etc.

Entretanto, você pode pagar um preço por um instrumento usado, que é praticamente insignificante comparado a um instrumento novo do mesmo nível. O lado negativo disso é que provavelmente haverá algum desgaste na cabeça ou nos trastes, ou ainda outros problemas mais escondidos ou difíceis de se ver.
Há muitos instrumentos novos cujo preço está em conta.

E apesar de talvez não serem tão baratos, como os usados normalmente são, eles têm a vantagem de terem muito menos risco, no que diz respeito ? qualidade. Claro que nem todos os instrumentos novos são excelentes, porém ao menos você ganha uma garantia. Portanto é bem interessante comparar os preços entre guitarras ou violões novos e usados e estipular uma faixa de preço que pretende gastar.

Não esqueça de comprar um case!! Existem dois tipos: o que tem o “casco” rígido, duro; e o que tem o casco macio. Você deveria optar pelo de material rígido. Na compra da guitarra/violão, se for em loja, normalmente você já compra o case com desconto. Porém, se não comprá-lo, estará sempre se incomodando com batidas, arranhões etc, e será sempre mais complicado transportar sua guitarra/violão de um lugar a outro.

Case rígidocase1 Curso de Violão   Comprando o Violão
Case com casco maciocase2 Curso de Violão   Comprando o Violão

Escolha um instrumento que tenha as cordas próximas aos trastes, você terá mais facilidade de tocar. Porém, se estiverem próximas demais elas irão produzir um zumbido, e afetarão o tom produzido. Esteja certo de que ela produza um som limpo, sem zumbidos em nenhum dos trastes, e que a guitarra/violão tenha sido feita com madeira de qualidade, para que o braço não se deforme.

Geralmente o recomendado para iniciantes é o violão de cordas de nylon. Ou como são melhores conhecidos: Violão Clássico. Primeiramente, são recomendados por serem mais fáceis de dedilhar do que os de corda de aço.

O violão clássico tem o maior braço de todos. Apesar de no inicio parecer ser mais difícil de tocar com o braço maior, você tem mais facilidade na hora de posicionar os dedos, evitando o grande problema dos dedos esbarrarem nas outras cordas, estragando o som. Isso é muito verdadeiro, se formos comparar com as guitarras elétricas, que tem um braço mais estreito. Então, tendo maior espaço entre as cordas você tem menos chance disso ocorrer. Além do mais, um braço maior vai fazer com que você adquira destreza nos seus dedos muito mais rápido.

Finalmente, quando você começar com o violão acústico de nylon, você não precisará comprar um amplificador ou qualquer outro acessório. Você pode tocar em qualquer lugar e ser ouvido alto e claro. Além da mobilidade que ele permite, ele também produz sons claros, que possibilitarão que ouça o seu verdadeiro jeito de tocar. Por isso, é altamente recomendado.

Porém, se você preferir comprar uma guitarra elétrica primeiro, e não tem interesse algum na acústica, você tem inúmeras opções de guitarras, de amplificadores e uma infinidade de outros acessórios e equipamentos. Apesar de toda essa parafernália ser muito legal, não se esqueça que o que mais importa é o instrumento!
Independente de quanto dinheiro você tiver, tente comprar o melhor instrumento possível. Mesmo que isso impossibilite que você adquira um amplificador. A menos que você toque numa banda, você não precisa necessariamente do amplificador pra iniciar sua prática, e o quanto melhor seu instrumento for, mais fácil e mais prazeroso serão seus estudos!

Não se esqueça: em muitos casos o que você ganha é proporcional ao que você paga! Por isso, tenha todas essas dicas em mente na hora de procurar o melhor para você!

56 Comments

  1. gostaria de receber o meu tutorial de violão

  2. Gostaria de receber o meu tutorial de violão.

  3. Gostei, até aqui ta muito bom, ja to tendo uma base do q é cada coisa. Vcsmostram as notas e as batidas nesse curso de 10 dias?

  4. Olá Júnior, tudo bem?
    Sim nesse curso como no Curso de Violão completo você encontra todas as músicas que são hits nas rádios com suas batidas desenhadas para que qualquer pessoa possa ter um vasto repertório em apenas 30 DIAS! Para maiores informações sobre as aulas de violão acesse: http://www.cursoviolao.com.br
    Feliz ano novo!

  5. Gostaria de saber seguinte exemplo.:

    - Quais notas devo tocar quando a música está com o TOM “C” ?

    Grato,

    IRL

  6. Tenho interesse em aprender a tocar violão, mas nunca toquei nada, nem mesmo peguei em um violão, è possivel pela internet?

  7. Olá Lara, tudo bem?
    Com certeza, geralmente professores particulares que ganham por hora buscam segurar seus alunos e assim acabam por controlar seu progresso, limitando a cada aula um pouquinho do conhecimento! Entenda mais sobre as vantagens de aprender a tocar violão pela internet fazendo nosso curso de violão. Após o término do mesmo, fizemos uma explicação na conclusão das vantagens de estudar por si mesmo esse lindo instrumento musical!
    Feliz ano novo

  8. eu tenho por admiração e muita curiosida em aprender a tocar violão godtaria de receber meu tutorial de violão e realizar meu objetivo. abraço…

  9. Olá Eleomar, confira nosso curso gratuito.
    Qualquer dúvida ou sugestão estou a sua disposição.
    Abraços

  10. - Eu preciso de um braço todo cifrado, para as notas pentatonicas, fica mais facil para gravar.

    Obrigado pela atenção.

  11. Olá Silas, td bem?
    Semana que vem irei fazer uma matéria sobre isso, assine nosso feed e fique por dentro das nossas atualizações!
    Abraços e bom final de semana

  12. gostaria de receber o meu tutorial de violão

  13. Gostaria de receber meu tutorial de violão. desde já agradeço.
    Gi

  14. Muinto bom esse mini cursso, você poderia nos mostrar um pouco de tecnicas para arranjos e solos no violão ou guitarra? Abraço…..

  15. Bom, eu comprei um violão, e ainda nao sei tocar nada nele, ele é de aço, tem algum problema….. e eu do tendu muita dificildade em aprender o que eu faço…. estou pensandu até desisti!!
    Aquardo resposta!!
    Anciosamente!!!

  16. o meu maior enteresse é por solo porém já tenho violão fiquei exclarecida que o melhor seria guitarra ,mais muinto bom esse mini curso

  17. É sempre bom ter essas informações!Tava com dúvidas de qual violão comprar!!Obrigada!!Mais, existe alguma diferença no aprendizado do violão com cordas de aço para o violão com cordas de nylon?

  18. queria receber um manual por escrito.para praticar

  19. Gostaria de saber de quanto tempo é o curso, e se é grátis, se não, qual o valor.
    E tb gostaria de receber meu tutorial e saber se vamos receber algum material por escrito.

    Grata

  20. olá bom dia
    eu nunca toquei violão , a minha pergunta é:
    qual é o melhor violão para iniciantes para tocar musica popular, qual é a melhor corda de nylon ou de aço? e quanto a grossura do braço estreito ou largo?
    obrigado

  21. bom muito bom vou comprar minha guitarra em breve.

  22. comprei um violão mas não sei tocar, minha maior vontade é saber tocar pois gosto muito de cantar, gostaria de fazer o curso pela internete, espero resposta, abrigado evinha

  23. PRIMEIRAMENTE OBRIGADO POR ESTAR NOS ENSINANDO, ESTOU GOSTANDO DAS AULAS E ESTOU APRENDENDO… VALEU E OBRIGADO MAIS UMA VEZ

  24. olá, gostaria de receber um tutorial, para aprender mais sobre como tocar violão!

  25. Eu já tenho violão estou querendo comprar o curso.
    sds, altamir.

  26. OBRIGADA PELA DICA!!!!!!!!!

  27. estou gostando muito desse curso muito obrigado pelas liçoes que me enviam abraços

  28. agradeço terem me mandado os emails. comprei um 7 cordas que é o que quero aprender, mas antes de conhecer violaobrasil, adquirí o livro(o violão de 7 cordas de Marco bertaglia com dvd. ainda estou me preparando;contudo agradeço!em tempo:não domino bem computador

  29. adquiri o curso guitarnow gospel, ainda não chegou,mas estou muito satisfeito com a atenção e o carinho pelo qual tenho recebido! recomendo a todos a fazerem parte desta familia! muito obrigado pelas aulas! Deus abençõe a todos!

  30. as aulas estão boas, mas queria ver os tipos de notas que existem, poderia enviá-lo pelo e-mail????

  31. Eu já tenho um violão gianini portanto minha intenção não é me tornar uma artista mas tocar por hobby.Gostaria de receber as instruções dos diferentes ritmos e a combinação de notas.

  32. Eu ainda não tenho violão mas eu vou treinar com o da minha amiga

  33. blz gostei da informaçao ate

  34. eu gostaria de saber qual e o exercício que nao pode de deixar de fazer no violão.
    abraços

  35. muito bom!!!
    eu já tenho um violao com cordas de nylon mas eu quero é aprender a tocar guitarra do stilo + pro rock e estou aqui so pra pedir um tutorial vlw obrigado!!!

  36. sabe ja tinha comecado umoutro curso mas me desanimei hoje lendo a primer a primeir aula iquei inspirada quero continuar, mas vou continuar por aqui measmo, com seu curso , muito obrigado.

  37. Por Favor, gostaria que me mandassem o tutorial “Aprenda violão em 10 passos”. Ja tenho o instrumento e muita vontade de aprender!! Muito Obrigada!! Beijos

  38. Por favor, gostaria de receber o tutorial de violão! bjos

  39. qual eh melhor :
    violao com cordas de aço ou d nylon?
    abraço

  40. olá, violão brasil.
    Sou um veterano iniciante nesta arte, gostaria de receber o tutorial de violão para que possa
    ter um desenvolvimento melhor.
    Parabêns pelo site, OBRIGADO!

  41. gostaria de receber as aulas de violao

  42. vou ganha um violão é gostaria de saber se compro o de fio de nylon ou de aço, se eu crompra o de nylon depois posso coloka fio de aço??

    muito legal site….
    bjos da lora

  43. gostaria de receber as aulas de violao

  44. Ola,
    Desejo receber gratis o tutorial de violao.obrigada

  45. gostaria de aprender tocar moda de viola e sertaneja, não sou muito ligada em música popular.

  46. E QUANTO AO VIOLÃO ELÉTRICO PARA PRINCIPIANTES? É VIÁVEL? COM CORDAS DE NYLON?
    OBRIGADO
    JOÃO LUIZ

  47. por favor, eu gostaria de receber o meu tutorial de violão.

  48. gostaria de receber o meu tutorial de violão

  49. estou animada…agora que descobri esta página…Já vou ganhar um violão para poder a aprender!!!eu estou querendo comprar um violão com cordas de aço…já que o braço é mais curto e a madeira é mais resistente…tenho 34 anos ,e tenho 1.60 de altura…meus braços não são compridos!!!acho que um violão com um braço menor iria me favorecer…será? a melhor opção?gostaria de uma ajuda…

  50. Olá Dry, tudo bem?

    A questão do braço do violão fica a seu critério, apenas na questão das cordas é aconselhavel você começar com um violão de cordas de nylon.
    Caso você esteja a procura de um Curso de Violão que explica desde como comprar o melhor violão até a tocar suas músicas favoritas em apenas 30 dias, acesse:
    http://www.tocarviolao.com.br

  51. Adorei a Dica..Achei legal esse Artigo o meu Primeito Violão vai SER COM cORDAS DE nylon..RSRS.. Vocês me ajudarm mto eu Jah escolhi ateh o modelo.. Uhuuulll

  52. olá gostaria que vcs me dessem dicas de como comprar um violão nas lojas. não lojas de instrumentos outras
    obrigado!!!

  53. Oi, quero muito tocar violão e guitarra! mas primeiro acho q vou comprar um violão! não tenho conhecimento algum e estou a procura de cursos. enfim não sei q violão comprar! quero tocar rock e musica popular! serio queria ajuda para saber em q site ou loja comprar e que modelo!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Curso de Violão | VIOLÃO BRASIL - [...] Aula 03 [...]
  2. Aulas de Violão - Cordas de Nylon ou Aço? | VIOLÃO BRASIL - [...] Violões que utilizam cordas de aço são normalmente  mais reforçados, para garantir que a caixa e o cavalete suportem …
  3. Cuidados com o violão segunda parte - [...] http://www.violaobrasil.com.br/curso-de-violao-comprando-o-violao [...]

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>