Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Curso de Violão – Cuidados Essenciais

Curso de Violão – Cuidados Essenciais

12345

Cuidados com o Violão!

Na aula de violão de hoje você vai aprender algumas técnicas para manter o seu companheiro sempre bonito! Já falamos anteriormente sobre esse assunto no curso de violão grátis, porém como estou recebendo vários pedidos dos leitores do Violão Brasil, vou comentar um pouco mais sobre esse assunto novamente (se você deseja saber um pouco mais sobre os cuidados que se deve ter com o violão, acesse a categoria aulas de violão no menu ao lado).

Você sabia que alguns cuidados além de ajudar a manter o violão sempre bonito, podem também aumentar sua vida útil?

Vamos as dicas:

  • Sempre leve junto com o seu violão um pedaço de pano (pode ser uma camiseta velha de algodão), pois é sempre bom limpar as cordas do violão no intervalo de um treino e outro… resumindo, crie o hábito de sempre limpar as cordas do seu violão após utilizá-lo. Pois mesmo que você não perceba a marca de suor nas cordas do violão, passar um pano por elas garante uma durabilidade muito maior. Caso você tenha algum problema com transpiração excessiva, recomendo que você execute esse processo de limpeza das cordas do violão várias vezes durante o estudo. Tenha sempre em mente que alguns minutos de suor excessivo sobre o instrumento, podem causar danos não só nas cordas mas também no verniz.
  • Antes de ir tocar violão, procure higienizar bem as suas mãos, pois a gordura, oleosidade, podem criar uma grande sujeira prejudicando o som do violão e a higiene.
  • Temperatura e umidade, essas duas são consideradas as maiores inimigas do Violão, como já falamos anteriormente no Curso de Violão Grátis aqui do VB. A madeira é um material orgânico, sendo assim ela tende a trabalhar de acordo com a temperatura e a umidade. Já que ninguém pode controlar a temperatura e a umidade de um ambiente, é preciso que você fique atento a possí­veis rachaduras que podem surgir por causa destas mudanças climáticas. Obs: Rachuradas são mais comuns em violões feitos com jacarandá-da-bahia.

Não se esqueça de manter o seu violão afinado, como já falamos no curso de violão aqui do VB, as cordas afinadas ajudam a manter uma tensão apropriada, reduzindo a chance de o violão empenar.

E para finalizar, tome sempre bastante cuidado ao transportar o seu violão, sempre que você for tocar violão em outro local, procure leva-lo em uma BAG ou se você não tiver uma, procure levar o seu violão junto ao seu corpo, cuidando para que ele não tenha contato com nenhuma outra superfí­cie.

Bom pessoal, vou encerrando a aula de violão de hoje por aqui. Para auxiliá-lo em seus estudos, recomendo a todos a leitura da categoria Curso de Violão aqui do VB.

Violão Brasil recomenda;

Blog Violão Brasil

1 Comment

  1. muito boa essa iniciativa, é assim que o brasil gosta .
    parabéns mesmo .

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *