Diferença das cordas no violão

12345
(3,00 de 5 com 2 votos)

Neste artigo iremos expor a diferença das cordas no violão, o que é melhor;

Você sabe qual a diferença entre o violão de aço para o de nylon?

Se a sua resposta for não, a aula de violão de hoje é perfeita para você!

Diariamente dezenas de alunos do Curso de Violão básico aqui do Blog, entram em contato conosco fazendo essa pergunta, qual o melhor violão para um iniciante e qual a diferença entre as cordas.

Entre os alunos do curso de violão básico existe uma opinião divergente sobre o tema, pois a maioria do pessoal que começa a tocar violão hoje, já compra o seu violão sem ao menos ler sobre o tema.

Por isso, seguindo a nossa série de aulas de violão, vamos tentar resolver de uma vez por todas esse assunto sobre as cordas do violão.

Vamos as diferenças;

  • Violão com cordas de Nylon

Como já visto aqui no Violão Brasil, o violão com cordas de nylon é indicado para todos que estão começando a tocar violão, pois o nylon é mais macio, sendo assim é mais fácil para o aluno de nível iniciante do curso de violão executar notas e acordes.

Ao contrário do encordoamento de Aço no Violão, que é mais duro, exigindo mais força do aluno para executar notas e acordes no violão, sem contar que machuca mais os dedos esse tipo de corda.

Por isso caro aluno, se você está começando agora em nossas aulas de violão, dê preferência para o violão clássico com cordas de nylon. Pois muitas  pessoas desistem do curso de violão alegando dores nos dedos e dificuldade para execução de notas e acordes no violão, pois estão iniciando seus estudos com violões de cordas de aço.

Nota importante, o violão de nylon não é indicado apenas para quem está começando o curso de violão. Com esse tipo de violão você poderá tocar qualquer estilo, mas é claro, que existe também estilos musicais que é preferí­vel você utilizar um violão com cordas de aço ao invés do violão de nylon.

Sempre tenha em mente que música é algo que não pode haver limites, afinal como todo tipo de arte, você deverá ser criativo ao tocar violão, por isso não há regras para tocar violão.

  • Violão com cordas de Aço

Com base em outras aulas de violão que você já deve ter visto aqui no Violão Brasil, o violão com cordas de aço é para quem deseja tocar violão com uma pegada mais forte.

No sertanejo, pop, funk, rock, soul esse violão é bastante utilizado. Porém, o mais indicado é tocar violão com palheta, pois o aço devido a tensão pode machucar bastante os seus dedos, caso você não esteja acostumado. Vários alunos do curso de violão intermediário dedilham nele com os dedos, mas boa parte também faz o dedilhado no violão utilizando a palheta*.

Nota: * para mais informações sobre o uso da palheta no violão, acesse ao lado a categoria Aulas de Violão.

Bom pessoal, a aula de violão de hoje acaba por aqui, espero que essa informação possa lhe ser útil.

Se você estiver procurando por um curso de violão prático e rápido, temos a disposição o programa de aulas de violão grátis da Prime, para participar basta clicar aqui.

Um grande abraço a todos

Violão Brasil

23 Comments

  1. Foi muitoi útil esta aula, pois estava treinando com violão com os dois tipos de cordas e não estava gostando. Obrigado.

  2. Realmente a Alguns anos Atraz, tentei aprender a tocar violão em casa com aquelas famosas revistinhas mais não consegui um desenvolvimento e sem contar que usava as cordas de Aço que dificultava ainda mais o aprendizado, depois que conheci esse metodo estou adorando pois ja estou conseguindo levar algumas musicas e ate me divirto em reuniões de familia, mais é claro que querro muito mais, adoro as aulas e estou indicando para varios amigos, vcss são nota 1.000 brg!!!!!

  3. muito boa esta dica eu mesmo me fazia esta pergunta todos os dias e agora sei qual violão será melhor para mim e o meu filho tocar!!!!!!!!1
    forte abraço a todos!!!!!!!!

  4. mto boum mesmo!!!

  5. Eu acredito que depende muito do gosto, da música que você quer tocar e do ambiente, pois tem música que fica legal tocar com um tipo e corda ou outra.

  6. Olá Leinine, tudo bem com você?

    Muito obrigado pelo seu comentário! Com certeza as cordas “certas” vão depender muito de cada um, estilo musical e ambiente. Porém em nosso curso de violão indicamos aos iniciantes as cordas de nylon,
    por serem mais leves. Deseja saber um pouco mais, acesse a categoria aulas de violão.

    Bons estudos
    Blog Violão Brasil

  7. muito bom

  8. Olá pessoal da Prime Cursos!!!
    Gosto muito das dicas que vcs dão!!!

    Comprei meu violão e já fui direto na corda de aço!!
    Gostaria de saber o que acham disso!!

    Att;
    grasi=]

  9. Olá Grasi, tudo bem?

    Você poderá encontrar todas as informações sobre os tipos de violão acessando a Categoria Curso de Violão.

    Obrigado

    Blog Violão Brasil

  10. gostei muito da aula de brigado.

  11. oi gostem da aula de hoje tenho uma duvida tem execicio antes de começar a tocar violao pode mostar para mim.obrigado

  12. Gostei das informações sobre cordas de aço e nylon, como iniciante acertei na compra do meu violão com cordas de nylon, obrigada por tirar minhas dúvidas sobre instrumento de cordas (aço e nylon).
    Abraço forte aos mestres.

  13. Olá,gostei das dicas são de muita importância para o meu aprendizado.Um abraço para todos tchau!!

  14. Mt bom… Eu to pensando em trocar as cordas d nylon e aço só pelas d aço.. Só q eu nao entendo mt pq veio cm os dois tipos d cordas.. Ai eu to cm medo que empene.. Mas ele tem tensor.. O tensor evita o empenamento? Vlw ae

  15. Olá Laryssa, tudo bem?

    Não faça isso não! Colocar cordas de aço em um violão feito para nylon só vai estragar o seu instrumento!
    Leia o post de hoje aqui do Violão Brasil e entenda a diferença entre cada violão.

    Bons estudos

  16. eu estou a prendendo com corda de aço e meus dedos não estão doendo + tou na 2 musica tocando com sifra e nada então eu não acho que tenha nada ver isso o aluno tem q ter vontade não é a corda de nailon que vai o animar mais sim o enteresse por violão

  17. gostei muito do esclarecimento foi muito importante porque eu ainda vou compra o meu violão; estou gostando muito das aulas espero aprender logo; que Deus continue abençoando

  18. Meu marido comprou para mim um violão de cordas de aço, pois ele sabe o quanto é grande o meu sonho de aprender a tocar violão, mas é muito dificil para mim tocar com cordas de aço pois elas machucam meus dedos, eu gostaria de saber se eu posso trocar as cordas dele por cordas de nylon, ou se é melhor comprar um com cordas de nylon?; por favor me responda no meu email, e desde já te agradeço. tenha uma boa tarde!

  19. Olá Jade, tudo bem com você?

    Para os alunos de nível básico do curso de violão grátis, nós recomendamos o uso das cordas de nylon. Elas são mais leves, sendo assim o seu marido não precisa fazer tanta força para executar acordes e notas no violão.

  20. Eu adoro seu curso, com ele estou fazendo uma apostila para mim com todos os conteudos do curso, antes de encontrar seu curso, eu pesquisei outros que não me valeram de nada, mas este curso de violão é muito bom e eu estou aprendendo bastante com ele. Meus parabéns pela sua iniciativa de criar este curso de violão.

  21. MUITO ÚTIL ESTA AULA!
    Tirou uma dúvida que me indagava.
    Desde já agradeço.

  22. O meu violão as cordas são de Nylon! Não gosto muito dos de aço,além de doer bastante nos dedos, ainda tem que tocar com a palheta, o que não domino bem, e por isso, as vezes toco na corda errada!Prefiro as de Nylon!Obrigado!

  23. Essa aula foi bem útil e agradável !