É a hora de trocar as Cordas do Violão

É a hora de trocar as Cordas do Violão

12345
(3,00 de 5 com 5 votos)

Se o seu violão, de uns tempos para cá, parece ter perdido o som, os agudos e os baixos ficaram abafados e as notas dos acordes se tornaram sem brilho. É a hora de trocar as Cordas do Violão!

Muito frequentemente esquece-se esse tipo de manutenção do violão: não é difícil encontrar violonistas que tocam com cordas gastas do violão, com o revestimento completamente oxidado, com cordas desafinadas. As cordas do violão devem ser trocadas muito antes de chegar a esse estado. O certo é substituí­-las de poucos em poucos meses, dependendo evidentemente , da frequência com que o instrumento (violão) é usado. Isso vale principalmente para os principiantes, pois as cordas velhas perdem a afinação, dificultando assim o desenvolvimento de um bom ouvido musical. (Aulas de de Violão e Percepção Musical)

Depois de colocadas, as novas cordas do violão requerem cerca de dois a três dias de uso para ficarem amaciadas. Para prolongar o tempo de duração das cordas do violão, depois de tocar, passe sempre uma flanela para retirar a sujeira.

A instalação das Cordas no Violão

Fabricantes de violões, muitas vezes aconselham que as cordas novas sejam colocadas uma por vez no violão. A ideia é que retirar todas as cordas velhas do violão de uma só vez reduz a tensão no braço do instrumento, podendo distorcê-lo. Na realidade, isso é pouco provável. Talvez, o mais importante seja soltar as cordas do violão por igual, de forma que a tensão seja reduzida equilibradamente.

As vezes, as cordas arrebentam ao serem instaladas, e o chicotear das pontas soltas pode ser perigoso. Por isso, deve-se manter o rosto afastado das cordas ao afiná-las, principalmente quando o violão utiliza cordas de aço.

As cordas jamais devem ser afinadas mais de um tom acima do diapasão. Isso não apenas aumentaria a probabilidade de quebras, como também provocaria uma grande tensão no braço do violão, que poderia se distorcer. Ao colocar as cordas no violão ou na guitarra, é comum que quando a última estiver sendo afinada, a primeira já tenha descido de tom. Por isso caro leitor, tenha sempre em mente: Cordas novas sempre levam alguns dias para se estabilizarem, e então permanecem aproximadamente afinadas!

Receba aulas grátis de Violão no seu e-mail

acesse

www.cursodeviolaogratis.com.br

10 Comments

  1. Ótimas dicas

  2. Excelente informação, principalmente para iniciantes.

  3. gostaria de aprender tocar
    violão

  4. sim tenho muita vontade
    mas ñ tou conseguindo

  5. adorei as aulas q eu tive foi muito legal aprender novas coisas a cada dia q passa
    obrigado
    ass:cleisson

  6. Otima aula ,,estou apremdendo muito muito obrigado

  7. bom dia!
    eu preciso do nome dessa batida (chamado ritmo) como é nome?
    e quanto a fórmula não compreendi tanto corda quando solta ou
    presa…

  8. Olá Henrique, tudo bem?

    Acessando a categoria aulas de violão você encontra uma amostra do Curso de Violão Guitarnow! Com este método mais de 500 mil pessoas já aprenderam a tocar violão em apenas 10 dias!
    Vale a pena conferir

    Bons estudos
    Violão Brasil

  9. Bom dia, sempre tive grandes dificuldades para afinar o meu violão quando desafinado, por isso era sempre muito chato procurar alguém pra afinar-lo por mim! é que nem sempre as pessoas estavam disponíveis! também nunca conseguir aprender a afinar-lo com o diapasão, nem afinar-lo de “ouvido”!felizmente estou usando um afinador eletrônico, é só colocar-lo sobre o braço do violão e ir tocando nas cordas alternadas, pronto, o meu problema estar resolvido!Mas o que eu queria mesmo, era aprender afinar de ouvido!
    Cordial abraço, amigos!