Adicionado in Curso de Guitarra, Curso de Violão, Iniciante, Teoria Musical

Formação de Acordes

Formação de Acordes

12345
(4,29 de 5 com 7 votos)

Formação de acordes

Nesta aula do nosso mini curso de violão vamos abordar um tema muito importante para quem deseja tocar violão, que é a formação de acordes.

Formação de Dissonâncias

Começando a nossa análise sobre dissonâncias, voltaremos escala de DÓ Maior:

DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ

Já vimos que as três notas que formam o acorde fundamental de DÓ Maior são :

DÓ MI SOL

Esse acorde também é chamado de ACORDE PERFEITO, talvez devido  suave e harmonia de suas notas, o ACORDE PERFEITO é uma acorde tranqüilo, porém essa tranqüilidade pode ser quebrada com a inclusão de qualquer outra nota da escala, provocando a formação de uma DISSONÂNCIA, que revolucionará o acorde, dando-lhe o nome do grau correspondente.

Veja o exemplo abaixo em cima do Acorde de DÓ Maior.

primeirafoto Formação de Acordes

No exemplo acima adicionamos ao acorde de DO Maior a nota LA, correspondente ao 6º grau, essa nota vai gerar uma DISSONÂNCIA mudando o som do acorde,? execute o acorde em seu instrumento e veja como o acorde de Do Maior mudou com essa adição.

Mais a classificação dos INTERVALOS não é tão simples quanto possa parecer. Para determinar todos eles, é preciso construir uma escala com 2 oitavas.

segundafoto Formação de Acordes

O sentido de HARMONIA quando se trata de formação de acordes em uma música é tão complexo e sutil, que uma DISSONÂNCIA da 1ª oitava, na maioria das vezes não igual na 2ª oitava , faça o seguinte teste com seu instrumento, monte o acorde de DO Maior com Sexta citado acima e depois monte o mesmo acorde só que com essa Sexta ou seja, (LA) mais aguda (oitavada).

Você verá que o som do mesmo acorde vai mudar, para que esse processo pudesse ser escrito foi criada uma EXTENSÃO DE INTERVALOS, ultrapassando a 1ª oitava, e provocando o aparecimento da NONA, DÉCIMA, DÉCIMA PRIMEIRA, DÉCIMA SEGUNDA e DÉCIMA TERCEIRA, a partir da qual o efeito das dissonâncias passa a se repetir.

Como você pode ter visto existe várias regras para compor a formação de acordes, por hora vamos nos ater apenas aos mais simples.

Na categoria aulas de violão aqui do blog, você encontra explicações mais detalhadas sobre formações de acordes.

9 Comments

  1. oi eu sou iniciante e esto com um pouco de dificuldade para prender eu gostaria muito de apprender esse intrumento

  2. oi,teria como vc madar alguns exemplos!obrigado!

  3. fais um mes que eu to procurando um site que tenha notas de violão maix nunca axo sera que esse site so é assim ou vai realmente enssinar como see toca??
    se tiver como por favor me diga que eu quero muito aprender

  4. eu gostei muito,porque eu aprendi muitas coisas

  5. eu queria aprender partitura

  6. tem como vcs mandar notas invertidas por esse msn?.
    se for posivel obrigado

  7. Quero adquirir uma apostila de guitarra, o que faço?

  8. oi eu sou iniciante tem como botar exemplos de como é os acordes de violão??
    eu agradeço!!

  9. dicionario de acordes online , digite qualquer acorde que desejar e terá inumeros formatos do acorde solicitado …….