Adicionado in Curso de Guitarra, Curso de Violão, Iniciante, Teoria Musical

Curso de Violão Teoria Musical para iniciantes

Curso de Violão Teoria Musical para iniciantes

12345

Curso de Violão para iniciantes; Teoria Musical Fundamental

Apesar do curso de violão aqui do Blog ser prático, para tocar violão é necessário que o aluno tenha um certo conhecimento de teoria musical.

Vou tentar expor abaixo apenas a teoria musical necessária para você tocar suas músicas favoritas no violão em poucas semanas;

Harmonia

Melodia – É uma sucessão de notas isoladas.

Acorde – É uma reunião de notas simultâneas

Formação de Acordes

Se reunirmos o 1º, o 3º, e 5º graus de uma escala, estará formado o ACORDE FUNDAMENTAL, ponto de partida da HARMONIA

Clique em cima das imagens para ampliar

E se quisermos transformá-lo em DÓ Menor, basta diminuir em meio tom o 3º Grau.

Portanto, a sensí­vel diferença que se nota ouvindo um acorde MAIOR e um MENOR de um mesmo tom, se resume na alteração do 3º Grau. É muito importante que todo músico saiba disso pois a partir daí ele pode montar os seus próprios acordes, levando sempre em consideração as regras citadas acima.

Enquanto os acordes MAIORES são alegres e vibrantes, os MENORES só sabem? transmitir impressões de tristeza, a junção dessas três notas fundamentais para um acorde é chamada de TRÍADE.

Continua amanhã…

10 Comments

  1. Cara, ta bem legal esse material viu. Para iniciantes é uma boa mesmo. Será que você não poderia mandar esse material para meu e-mail agradeceria muito valeu.

  2. Valeu amigo, me ajudou muito deu pra servi de base para o aprendizado pois sou iniciante. Por favor amigo poderia mandar esse materail para o meu e-mail muito obrigado valeu.

  3. Caramba!!! isso e bem legal mim ajudou muito….

  4. Muito legal otimo começo ja toco a 10 anos e estou aperfeiçoando mais
    Me manda este material por e-mail por favor estarei agradecido.

  5. muito bom mesmo

  6. Muito bom!
    Você poderia mandar para meu e-mail?
    Desde já grata…

  7. GG essa apostila

  8. Olá

    Sou iniciante na musica (violão e canto) gostei muito do site, ainda não tinha visitado e gostei muito!

    Teria como me endviarem o conteúdo “Violão-Teoria Básica” e “Violão e Guitarra-Teoria Musical”.

    Site muito bom!!! gostei msm

  9. Olá Bruno Henrique, tudo bem com você?

    Precisando de um curso de violão? Acesse a categoria Aulas de violão ou curso de violão (lado direito do blog) para mais aulas.