Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Escalas Maiores no Violão

Escalas Maiores no Violão

12345

Em seqüência as nossas Aulas de Violão Gratuitas do Programa Curso de Violão Básico do Blog Violão Brasil, hoje iremos falar sobre Escalas Maiores.

Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e Si se relacionam de diferentes maneiras. Agora veremos que estas notas dispostas sucessivamente irão formar a estrutura básica da Escala Maior. Para maiores informações acesse a categoria Curso de Violão aqui do Blog Violão Brasil.

A escala maior no violão será responsável por estabelecer as notas que serão usadas em uma música ou em um trecho musical, a isso damos o nome de Tonalidade ( Veja mais na categoria Aulas de Violão).  Portanto, a Escala escolhida irá definir a Tonalidade da Música.

Analisando essa seqüência de notas, veremos que: entre Dó e Ré existe um tom, entre Ré e Mi existe um tom, entre Mi e Fá existe um semitom, entre Fá e Sol temos um tom, entre Sol e Lá temos um tom, entre Lá e Si temos um tom e entre Si e Dó temos um semitom.

Assim, temos a estrutura da Escala Maior (Curso de Violão), o seguinte esquema:

primeiraimagem Escalas Maiores no Violão

A Escala Maior no Violão poderá ser definida como uma seqüência de sete sons, composta por cinco tons e dois semitons ( Maiores informações acesse a categoria Curso de Violão ou Aulas de Violão). Os dois semitons localizam-se entre a 3° e a 4°, entre a 7° e a 8 nota da escala.

Para que não restem dúvidas, vamos visualizar as notas e sua seqüencia formada a partir da Fórmula.

segundaimage1 Escalas Maiores no Violão

Esta fórmula pode ser aplicada a qualquer uma das 12 notas do nosso sistema música (Como foi falado nas aulas de violão anterior), nesse ponto, teremos que lidar com o aparecimento dos Acidentes Musicais entre as notas da Escala Maior no Violão. Por exemplo, se aplicarmos essa estrutura na nota Sol, teremos a Escala de Sol Maior ou, se preferirmos, a Tonalidade de Sol Maior no Violão, que terá em sua constituição o Sustenido (#). Vejamos o exemplo abaixo:

terceiraimagem2 Escalas Maiores no Violão

No exemplo podemos ver o Acidente Musical Fá#, que teve que ser usado para representar o intervalo de Tom existente entre o VI e o VIII Grau da escala. Também teremos o acidente bemol (b). Vejamos isso aplicando a fórmula na nota Fá (Escala de Fá Maior)

Atenção se você deseja Tocar Violão corretamente, é muito importante que você saiba como funciona as escalas, por isso a partir dessa semana estaremos disponibilizando várias aulas de violão sobre o tema.

quarta imagem1 Escalas Maiores no Violão

Neste exemplo temos o Acidente Sib, que aparece para respeitar o intervalo de semitom existente entre o III e o IV Grau da Escala.

Espero que ajude bastante essa aula de violão, continuaremos semana que vem! Até lá

ViolãoBrasil

12 Comments

  1. Adorei tudo muito bom.

  2. Ai teacher, estou indo bem nestas explicações, esta bem explicado de uma maneira facil de entender !!! VLW e ate a proxima

  3. Gostei do site dos excelente , porem gostaria de pedir ,se possivel no caso de escalas maiores e menores uma amostra de como são feitas no braço do violão desde ja agradeço

  4. ñ sei tocar violão quero aprender

  5. gostaria desaber mais sobre acidentes nas escalas,nao entendo porque tem que ter esses acidentes no meio das notas

  6. quero aprender a montar as escalas mas nao consigo por causa dos acidentes, e as outras notas tambem tem acidentes?

  7. Gostei do site, e parabéns pela iniciativa de querer ajudar outras pessoas a aprender tocar violão através de seu jesto,
    eu entendi nada de escalas affs tenho um adificuldade com isso.
    abrço!!

  8. gostei e bom pra gente aprende

  9. otima explicação!!! =D

  10. gostei é muito bom, otimo explicação!!! =d+

  11. Olá Keylla,

    Obrigado pela força, qualquer dúvida sobre o curso de violão entre em contato conosco.
    Estaremos disponibilizando mais aulas de violão nos próximos dias!

    Bons estudos
    Violão Brasil

  12. Olá Keylla, tudo bem?

    Fico feliz em saber que você gostou do nosso programa de aulas de violão, para mais aulas de violão acesse a categoria Curso de Violão aqui do blog.

    Violão Brasil

Trackbacks/Pingbacks

  1. pligg.com - Curso de Violão - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e …
  2. Linka-Me.com para os viciados em blogs - Curso de Violão - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e …
  3. mexame.com - Curso de Violão - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e …
  4. totalnews.com.br - Curso de Violão - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e …
  5. www.sbrubbles.com.br - Curso de Violão - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e …
  6. Anônimo - Curso de Violao Gratuito - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá …
  7. www.digga.com.br - Curso de Violão - Escalas Maiores... Como vimos nas aulas de violão anterior, as setes notas musicais Dó,Ré, Mi,Fá,Sol, Lá e …

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>