Formando acordes menores no violão

Formando acordes menores no violão

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Formando acordes menores no violão dicas para iniciantes.

Atendendo a centenas de e-mails que estou recebendo diariamente aqui no Violão Brasil, hoje nossa aula de violão será sobre um tema muito importante. Como posso estar formando acordes menores no violão… você sabe como formá-los no violão?

Pois bem, se você está começando a tocar violão essa aula de violão será extremamente valiosa.

Os acordes menores no Violão, ou Tríades menores, são formadas por três notas. (essa regra se aplica no violão como em qualquer outro instrumento musical).

Ao formar o acorde menor no violão teremos os seguintes intervalos: Tônica – Terça Menor – Quinta.  Perceba que da mesma forma que ocorre no acorde maior no violão, será a terça desse acorde que irá determinar sua função de acorde Menor.

Por exemplo, com base na escala maior de Dó, sabemos que as notas que formam o acorde de Dó Maior – violão são:

  • Tônica – Dó
  • Terça maior – Mi
  • Quinta Justa – Sol

Sabendo disso, fica muito fácil você formar agora o acorde menor no violão, basta apenas diminuir meio tom da 3° (terceira) nota, veja:

Sendo assim, o acorde de Dó menor é (Dó – Mib – Sol) Para mais aulas de Violão, clique na categoria Curso de Violão no menu ao lado.

Para facilitar ainda mais essa aula de Violão, vamos ver agora outro exemplo, utilizando a escala maior de Ré.

Sabemos então que:

  • Tônica – Ré
  • Terça Maior – Fá#
  • Quinta Justa – Lá

Seguindo o mesmo procedimento descrito acima,  diminuindo em meio tom apenas a terça de Ré Maior que é Fá# para Fá, você transforma o acorde de Ré Maior em Ré menor violão.

Muito fácil, não acha?

Espero que você tenha gostado dessa aula de Violão.