Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Funções Harmônicas no violão

Funções Harmônicas no violão

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Introdução as Funções Harmônicas no violão

Atenção: Esta aula sobre funções harmônicas de hoje é destinada a alunos do curso intermediário – Caso você é iniciante, vá na categoria Curso de Violão ou Aulas de Violão no menu ao lado.

Ao pensarmos em harmonia, automaticamente temos que considerar que as tríades e tétrades por serem o suporte fundamental de tudo o que se fala a esse respeito. (Confira nosso Curso de Violão na categoria Aulas de Violão aqui do Blog Violão Brasil)
Para entendermos as funções que as tríades e tétrades ocupam em nossa música, é fundamental mantermos a atenção em dois pontos centrais: a 3° e 7° dos acordes, como visto nas aulas de violão anterior.

A 3° Define o tipo do Acorde que será executado no Violão:

Terça Maior – entende-se por acorde maior (Tônica/3° maior/5° justa)
Terça Menor – entende-se por acorde menor (Tônica/3° menor/5° justa)
Terça oculta – entende-se por acorde sus (suspenso) não se caracteriza harmonicamente e cria expectativa (Tônica/4° justa/5° justa)

Seguindo a lógica veremos (formando acordes no violão)

A 7°(sétima) – Tendência a definir a função harmônica

Sétima Maior – quando em acordes maiores (visto em aulas de violão), trás duas possibilidades funcionais: Tônica e Subdominante.
Sétima Menor – quando em acordes menores (confiras nosso curso de violão para saber mais) trás duas possibilidades funcionais: Tônica e Subdominante.
Sétima Menor – quando em acordes maiores, trás a possibilidade funcional: Dominante.

Estas são as três possibilidades existentes para os acordes dentro da harmonia funcional.

Tônica (repouso) – 1° grau
Subdominante (preparação) – IV grau
Dominante (tensão) – V Grau

Função Tônica – É uma função de sentido conclusivo. Geralmente é o acorde que executamos no violão que termina uma peça musical. O principal acorde da função Tônica é o I grau que pode ser substituído pelo III e VI que dentro de certo contexto também estabelecerá repouso.

Função Subdominante – É uma função de sentido preparatório para tensão da dominante, o principal acorde da função é o IV grau e pode ser substituído pelo II grau e, às vezes, até pelo VI grau.

Função Dominante – É uma função de sentido suspensivo e terá seu repouso no I grau, o principal acorde da função é o V grau, comumente substituído pelo VII grau e, com menos freqüência, pelo III grau.

Existem outras funções harmônicas derivadas das três funções principais chamadas funções relativas. A primeira é a função relativa menor.

(Obs: Essa aula de violão é direcionada para alunos de nível intermediário ou avançado – Caso você esteja iniciando acesse a categoria curso de violão aqui do blog ou aulas de violão no menu ao lado)

Continuamos essa Aula de Violão na semana que vem, assine nosso feed ( Clique aqui para assinar) e receba aulas de violão sem custo algum no seu e-mail.

Você é professor? Que contribuir com aulas para o nosso curso de violão gratuito?

Entre em contato!

Até semana que vem icon smile Funções Harmônicas no violão
ViolãoBrasil

7 Comments

  1. Gostei, cada semana aprendo mais com o violão Brasil, vcs estão de parabéns…

  2. por favor,eu sou iniciante e gostaria muito de sabe das notas basicas para eu começa a toca e eu ainda não consegui encontra seria possivel vcs coloca no site ou envia elas para o meu email .obrigado.

  3. Olá Pessoal do Violão Brasil,
    que parabenizá-lôs
    pelo belo trabalho
    desenvolvido para a
    educação musical.
    sou professor e sei das batalhas
    que é para tornar a música
    um instrumento social de
    transformação.Contem comigo.
    Abraços

    Clovis Ribeiro

  4. Estou com uma dúvida, este curso de violão, vem com musicas somente em ingles, ou o curso são partituras de musicas divercificadas. gostei muito da demostração das 10 aulas, é bem como eu gostaria para aprender, especial na 8ª a 10ª aula. Pos estou cansada de comprar livros e CDs e não consigo aprender, mas navegando encontrei o site de voces, e achei interessante.

  5. Olá gostei deste trabalho, sou estudante de violão clássico, e o que ví, me agradou muito, curso bem elaborado! agora quem quer aprender, têm de ser persistente, violão requer estudo e dedicação, caso contrario não vai! abraços

  6. toco violão a alguns anos, o metodo de voces é espetacular,
    realmente o leitor pode aprender
    sozinho com um pouco de boa vontade, tocar este maravilhoso
    instrumento em poucos meses.

  7. Olhe, eu acho que estão fazendo um trabalho excelente. Estou em África, no Senegal. Já vinha tentando encontrar um lugar como este para apreender violão, pelos visto dei com ele. Agradeço imenso o que estão a fazer por mim. Sou um
    melómano amante de violão.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>