Acordes com Pestana no Violão

12345
(5,00 de 5 com 2 votos)

Na aula de violão de hoje, vamos continuar falando sobre os famosos (temidos) acordes com pestana. Apesar deste tipo de acorde ser responsável por um dos maiores traumas para quem está iniciando o curso de violão, o verdadeiro propósito da pestana é bem o oposto daquilo que muitos pensam.

Nesta aula vamos aprender mais algumas dicas e técnicas para facilitar a execução deste tipo de acorde, por isso, se você está iniciando o curso de violão, essa aula é ideal para você, leia atentamente abaixo:

Na real, qual o verdadeiro propósito dos acordes com pestana no violÃã? ( acredito que muitos já se perguntaram isso )

A VERDADE É: Os acordes com pestana, tem como finalidade FACILITAR a troca de acordes ao tocar uma música.

Apesar de parecer estranha essa afirmação, isso é claro, apenas para quem está começando a tocar violão; este tipo de acorde, para quem já tem uma certa “prática”, se torna a opção mais fácil para executar um acorde.

Com o tempo e com a prática você vai perceber isso naturalmente.

Enfim, vou passar para você agora o melhor exercício ( na minha opinião ) para que qualquer pessoa possa desenvolver a  musculatura e  a coordenação nos dedos necessária para executar com facilidade este tipo de acorde.

Vamos ao que interessa:

Utilizando somente os dedos: POLEGAR e INDICADOR, faça uma pestana simples na primeira casa do seu violão.  ( coloque suavemente  o dedo indicador em todas as cordas da primeira casa do seu violão ).

Após fazer isso, comece a fazer pressão com o dedo indicador sobre as cordas, fazendo em conjunto algum ritmo com a mão direita, podendo ser qualquer ritmo, apenas no intuito de produzir algum tipo de som.

Perceba que a princípio o som emitido pelas cordas do violão, será um pouco abafado ou totalmente, mas isso caro aluno, vai depender muito da força que você empregar em cima das cordas.

Logo após fazer este exercí­cio, avance uma casa, aperte todas as cordas e vá repetindo este exercí­cio até a última casa do braço do seu violão.

Procure fazer este treinamento por alguns dias, antes de partir para os acordes com pestana.

Bom pessoal, por hoje é isso!

Se você tiver qualquer dúvida sobre esta aula de violão, ou alguma sugestão, deixe logo abaixo o seu comentário!

Um grande abraço a todos,

Blog Violão Brasil

4 Comments

  1. muito bom esta aula

  2. Bom dia pessoal!

    Eu gostaria de uma opnião de alguém que entende mais do que eu…

    Eu tenho um Crafter Modelo Folk eletrico e com afinador embutido, o violão é muiiito bom, porém eu acho suas cortas altas demais e percebi que isso está me dificultando. Já pedi para um amigo rebaixa-las mas não senti diferença nenhuma.

    Eu gostaria de saber o que posso fazer, eu já pensei em vende-lo e pegar outro mas eu gosto do bichiiinho…rs

    Ah! E as cordas q estão nele são grossas demais também, acho que pode ser aí o problema. Alguém pode me ajudar?

    Obrigada!

    bom dia a todos!

  3. Ah… estou adorando as aulas! Já aprendi bastante com vocês, coisas que as vezes são tão simples mas que fazem toda a diferença pra quem está iniciando. Valeu!

  4. Concordo!