Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Batidas no violão

Batidas no violão

12345
(5,00 de 5 com 3 votos)

Como tirar as batidas no violão (ritmo das músicas)

Acesse o Curso de Violão gratuito na categoria Aulas de Violão

Para a maioria, a idéia de pegar o violão, sintonizar uma rádio qualquer, ouvir uma música que gosta e sair tocando é praticamente o sonho de sua vida..
Vou ser sincero com você, acredito que muitos nunca chegarão a realizar esse sonho. Você deve estar se perguntando como posso fazer uma afirmação dessas não é verdade?

A razão é muito simples: Provavelmente sempre ouviram que tirar música de ouvido era uma tarefa muito difícil e complicada, algo então que está muito longe de ser alcançado. A crença mais comum entre essas pessoas é que apenas “Músicos Profissionais” podem tirar música de ouvido. É claro que isso é um completo mito. A verdade é que você ou qualquer pessoa pode aprender a tirar qualquer música de ouvido e lhes direi como isso é possível.

Me lembro da primeira vez que consegui tirar minha primeira música completa de ouvido. Para mim foi uma completa vitória, misturando uma sensação de independencia e liberdade. O início de uma nova fase de minha vida como músico.

Talvez você esteja começando a tocar violão agora. Mas vou te dizer uma coisa, o fato de você treinar sua percepção musical, dá a você um crescimento incrível como músico. Essa experiência enriquece sua habilidade musical. Elevando e muito sua capacidade de aprendizado com o violão.

Se você já é um músico mais experiente, aprender a tirar música de ouvido, poderá lhe economizar muito tempo e esforço quando tiver aprendendo uma música nova no violão, por exemplo. Você já deve ter ouvido aquele velho ditado “Para tirar música de ouvido no violão, ou você tem o dom ou você não tem!”. Isso não é necessariamente verdade. Qualquer pessoa pode desenvolver seu “Dom auditivo” e ter facilidades para tirar de ouvido ao tocar violão.

Assim como tudo na música, ao aprender violão, você precisa praticar e trabalhar para refinar sua sensibilidade auditiva. Quanto mais você praticar as dicas que irá aprender hoje, mais sucesso você terá.

Antes de começarmos, gostaria de lhe dar dois avisos importantes:

·  Aprender a tirar música de ouvido, ao iniciar os estudos no violão, pode ser um pouco frustrante em certos momentos. Mas, agüente firme, não desista. Se conseguir, você verá ao final que o resultado terá valido a pena todo o esforço investido. E você estará tocando violão de verdade!

·  Ter habilidade para tirar música de ouvido, não significa que você deve substituir o estudo de teoria musical. Essa habilidade deve ser tratada como um grande adicional em sua experiência. A teoria musical continua sendo o caminho que você deve percorrer se quiser melhorar cada vez mais seus resultados com o Violão.
Então vamos começar…

Afinação…

Quando falamos em “Afinação” ao tirar uma música no violão, existem muitos outros detalhes que você precisa estar atento além de pegar seu afinador (apropriado para violão) e ter a certeza que as cordas de seu violão estão perfeitamente afinadas. Você precisa ter certeza que a afinação de seu violão é a mesma que está sendo usada na música que quer tirar.

Bem…você deve estar pensando ” Se meu  afinador está me dizendo que minhas cordas estão perfeitamente afinadas, quer dizer que já estou pronto para tirar a música que quero.” E eu respondo…Aahh se a vida fosse assim tão fácil…

Devemos lembrar que muitos artistas alteram o padrão de afinação do violão, utilizam braçadeiras ou até mesmo técnicas de gravação. Esses detalhes são muito importantes serem lembrados antes de começar a tirar uma música. Pois muitas vezes, você poderá ter dificuldades em achar os acordes e pode ser justamente por que seu violão está em uma afinação diferente da música em questão.

Mas então como saber se seu violão está na afinação correta??? Como não temos tempo suficiente para nos aprofundarmos nesse assunto, irei passar um método que geralmente funciona comigo.

Ouça a música, e tente ouvir as cordas soltas. Cordas soltas, como seu E B G D A E de seu violão. Essas quando tocadas são geralmente mais fáceis de ser identificadas por seu som rico e cheio. O som de cordas soltas se sustentam por um tempo mais longo e são mais limpos. Então se você achar que ouviu alguma corda solta na música, e esta for compatível com a corda solta de seu violão, você já sabe que seu está na mesma afinação da música.

Se você achar que ouviu uma corda solta, mas a nota que você está tocando está na terceira casa do braço de seu violão, provavelmente significa que estão usando uma braçadeira de violão na terceira casa.

Se a corda solta que você ouviu na música não se parece com nenhuma de suas cordas soltas, você irá precisar mudar a afinação de seu violão. Ache a nota em seu violão que parece ser da afinação aberta da música, e afine todas suas outras cordas utilizando a primeira.

Exemplo: Se você perceber que ouviu a corda solta E grave (sexta corda) mas ao tocar em seu violão essa nota se parece mais com a nota que está na primeira casa e não a corda solta, afine a sua corda solta até ficar igual a que você ouviu.

Provavelmente você terá que alternar várias vezes a afinação de seu violão. Mas não se preocupe, isso é normal e você acaba pegando o jeito.

Como falei no início, este método “Geralmente” funciona comigo. Mas poderá acontecer de não funcionar com você. Quando isso acontecer, respire fundo, se concentre e continua tentando achar a nota que indique a afinação. Fique tentando achar essa nota até você ter alguma idéia de como está a afinação da música.

Felizmente, a maioria das músicas populares dificilmente utilizam algum padrão de afinação fora do comum e acredito que você não terá muitos problemas.

Bem…por hoje vou ficando por aqui. Espero que você tenha gostado das dicas.

 botao Batidas no violão

6 Comments

  1. eu queria saber tipos de musicas para iniciantes

  2. Sou iniciante, iniciante mesmo, gostaria de aprender pela internet, tenho pouco tempo, gostaria de dicas

  3. olá galera,
    ai pessoal gostei de todas as dicas blz;
    vou útilizar bastante em minhas pesquisas…

  4. MUITO BOAS AS AULAS DE VIOLÃO,PARA OS INICIANTES PARABÉNS A TODOS.

  5. Gente!
    Eu ja faço aula de violão e guitarra a quase 4 anos e não sei tocar uma musica completa!:'(Quero saber como tirara da net mesoo

  6. eu queria saber musicas para iniciante