O que é o Cutaway e qual a sua função no violão?

O que é o Cutaway e qual a sua função no violão?

12345

Você sabe o que é o Cutaway e qual a sua função no Violão?

Atendendo a diversos pedidos e perguntas do Curso de Violão grátis aqui do Blog, hoje iremos falar sobre o cutaway…o que é e qual a sua serventia.

Cutaway, para o pessoal que está iniciando no curso de violão, é o corte que existe no final do braço do violão, bem perto da boca do instrumento. A sua função nada mais é que aumentar o espaço existente no braço do violão, facilitando a execução de acordes e notas entre a 12° e 14° casa.

Apesar de o Cutaway ser mais popular em violões com encordoamento de aço, nos dias de hoje, muitos violões com cordas de nylon estão sendo fabricados com este corte também, gerando dúvida entre os iniciantes.

Eu devo ou não, comprar um violão com o cutaway?

A resposta para essa pergunta é muito simples, tudo vai depender do seu gosto. Apesar de o Cutaway ser quase que indispensável para quem deseja alcançar notas mais altas no violão (pois oferece maior facilidade). Este corte segundo alguns violonistas pode prejudicar a nitidez do acorde ou da nota.

Em minha opinião, o cutaway não “estraga” o som produzido pelo violão, ele apenas altera um pouco, porém a única vantagem deste recurso no violão é facilitar a execução de notas mais altas.

Apesar de ser um recurso que facilita a execução de algumas notas no violão, o Cutaway se torna quase que inútil para o aluno que está começando no curso de violão, pois dificilmente um iniciante irá utilizar as casas mais altas do violão.

Entenda um pouco mais sobre a estrutura do violão clicando aqui.

Concluindo, instrumentos com o cutaway não são os mais indicados para os iniciantes.

Bom, espero que esta aula de violão possa ter esclarecido as suas dúvidas sobre o Cutaway. Qualquer dúvida ou sugestão de aula para o nosso mini-curso de violão, por gentileza deixe o seu comentário logo abaixo.

Bons estudos!

Blog Violão Brasil.

1 Comment

  1. Muito obrigado pelas informações, me ajudaram muito.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é o Cutaway e qual a sua função no violão? | Aprender a Tocar Violão - Aulas de Violão Gratis - [...] post O que é o Cutaway e qual a sua função no violão? apareceu primeiro em VIOLÃO BRASIL.…