Dicas para quem está começando a tocar violão

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Neste artigo vamos oferecer dicas para quem está começando a tocar violão.

Primeiro, antes de iniciar o seu estudo diário, eu digo antes mesmo de pegar no violão, faça sempre um aquecimento… A melhor forma para isso é abrir e fechar bastante as mãos em movimentos suaves, com isso você estimula a circulação e evita câimbras.

Nota: Aparelhos com molas, aqueles para fortalecer os dedos mais machucam as mãos do que realmente ajudam a exercitar.

Segundo, ao tocar violão qualidade é sempre melhor que quantidade, é preferí­vel que você pratique 30 minutos ao dia do que 2 horas a cada 4 dias.

Procure manter sempre o foco em seus estudos diários, por exemplo: exercí­cios de escalas no violão, podem ser chatos… mas com o tempo você vai perceber que eles fazem verdadeiros milagres na mão de um violonista. Evite só ficar decorando músicas do momento como a maioria do pessoal faz.  (Você pode encontrar mais sobre exercícios e dicas para quem está começando a tocar violão aqui do Blog acessando a categoria aulas de violão.)

Terceiro, qual a melhor forma para tocar violão, com palheta ou com a mão?

A verdade é que não existe o certo ou errado nesta questão, o correto é ver de qual forma você se sente mais a vontade, mas tenha sempre em mente:

Ao iniciar o curso de violão é prudente você tentar fazer sempre da forma mais fácil, mas procure não criar vícios: o verdadeiro músico é aquele que consegue tocar violão de qualquer maneira, com ou sem palheta.

Quarto, tocar violão, como qualquer outra coisa na vida, você começa por baixo e vai crescendo, por isso ao iniciar o curso de violão dá preferência para músicas fáceis (mesmo que você não goste delas).

Quinto, cordas de aço no violão, apesar de produzir  um som mais bonito,  para um iniciante é veneno.. Esse tipo de corda para o violão possui uma tensão maior, sendo assim exige mais força do aprendiz para executar um acorde ou uma nota, sem contar que machuca mais os dedos.

Calos são normais quando você estiver tocando violão, um músico sem as pontas dos dedos calejadas e grossas, é como um soldado que voltou da guerra sem cicatrizes.

Além destas Dicas para quem está começando a tocar violão, segue abaixo alguns cursos de violão:

Outro livro excelente para quem está começando o Curso de Violão é:

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado da aula de violão de hoje! Qualquer dúvida ou sugestão deixe o seu comentário.

Blog Violão Brasil

4 Comments

  1. BEM LEMBRADO…

  2. Muito obrigado por esse conteudo muito rico para o meu aprendizado e do meus dois filhos com esta riqueza vamos desenvolver a nossas praticas muito obrigado mesmo Jesus te abençoe.

  3. adorei essa dica.. está sendo muito bom. pra meu inicio de estudo..

  4. Uau! Que ótimo incentivo! Obrigada :)