Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão

Quais as diferenças entre o violão e a guitarra?

Quais as diferenças entre o violão e a guitarra?

12345

Você sabe qual a diferença entre o violão e a guitarra?

Atendendo a diversos e-mails e comentários de alunos do Curso de Violão gratuito aqui do Blog, hoje irei falar sobre uma das maiores dúvidas de quem está iniciando o curso.

  • Qual e a diferença entre o violão e a guitarra?
  • Para tocar guitarra, é necessário saber tocar violão ou vice e versa?

Veja a resposta para estas perguntas abaixo:

Com relação ao violão e a guitarra, podemos considerar ambos a mesma coisa?

Teoricamente, pode-se dizer que sim… Pois a semelhança entre o violão e a guitarra é a mesma que o Piano para o Teclado eletrônico (musical).

O violão, por ser um instrumento acústico, não precisa de energia elétrica para funcionar, ao contrário da guitarra.  O violão, devido a sua capacidade acústica, possibilita que o músico utilize-o em apresentações sem precisar ligá-lo em um amplificador ou mesa. (Isso, é claro, vai depender do tamanho do ambiente, e para quantas pessoas será a apresentação).

Por essas razões, o violão é indicado para quem está iniciando, pois pelo simples fato de emitir um som mais limpo (devido a sua construção feita para emitir um som orgânico), facilita o aprendizado.

VIOLO 11 Quais as diferenças entre o violão e a guitarra?

Em resumo a diferença entre ambos os instrumentos são:

  • O violão é um instrumento Acústico, a Guitarra é um instrumento elétrico.
  • Com o violão você poderá tocar um show (pequeno) sem a necessidade  de um amplificador.
  • A guitarra oferece diversos efeitos, utilizados no rock, que o violão não.
  • A didática do violão é bem diferente da didática da guitarra elétrica.

Com base nas informações acima, você percebe que há bastante diferença entre um e outro, tornando a didática diferente. No violão o estudo é focado na base das músicas, na guitarra o estudo é focado em solos e escalas.

Existe outras questões físicas que diferenciam o violão da guitarra, como por exemplo: as casas do violão são maiores e as cordas mais pesadas.

Ficou curioso sobre a diferenças entre o violão e a guitarra? Clique aqui, para saber mais sobre o tema!

Considerações finais:

Se você está em dúvida em qual instrumento começar, a melhor solução para este impasse é analisar a proposta por detrás da sua motivação em querer aprender.

Você por acaso tem como meta tocar em uma banda? Ou quem saber formar sua própria banda, e ganhar um dinheiro tocando por aí? Se essa for a sua intenção na música, eu aconselho você a começar os estudos com a guitarra elétrica.

Agora se a sua intenção for apenas se divertir, tocar em uma roda de amigos, na praia etc.. Então o melhor seria iniciar os estudos com o violão.

Bom, espero ter respondido as questões acima, qualquer dúvida ou sugestão sobre esta aula de violão, por gentileza, deixe o seu comentário logo abaixo.

Bons estudos!

Violão Brasil

3 Comments

  1. Eu vou faser aulas de violao e gostaria de saber se eu aprender a tocar o violao eu comsigo tocar a guitara da mesma forma que o violao.

  2. Olá Sr Eliseu, tudo bem com você?

    Ao aprender a tocar violão, você poderá tocar algumas músicas na Guitarra.. porém o violão utiliza uma técnica, a guitarra outra.

    Espero ter respondido a sua pergunta
    Bons estudos

    Violão Brasil

  3. gostei muito da explicação que foi dada em relação as diferencias entre esses dois instrumentos, e dessa forma pude tirar minhas duvidas e optei pela guitarra. obrigada!

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>