Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Musicoterapia

DIFERENTES LINHAS DA PSICOLOGIA SUPORTAM A MUSICOTERAPIA

DIFERENTES LINHAS DA PSICOLOGIA SUPORTAM A MUSICOTERAPIA

12345

*

A música é utilizada por diversas culturas, para diferentes finalidades. Nos tempos atuais, apenas a música performática comercial tem sido valorizada, mas seu caráter lúdico é ancestral na humanidade.

A ciência que estuda e investiga a utilização do som para atingir objetivos terapêuticos é a Musicoterapia, que surge definitivamente neste século, tratando dos neuróticos da segunda guerra, nos Estados Unidos e dos sobreviventes de uma epidemia de poliomelite, na Argentina. A musicoterapia tem se baseado em quatro suportes teóricos distintos:

Psicanalí­tico – A música é usada para liberar pulsões sexuais e agressivas reprimidas.
Behaviorista – A música é usada para eliminar associações inapropriadas que o indiví­duo aprendeu e substituí-las por outras, mais apropriadas.
Existencial Humanista – A música é usada para ajudar o indiví­duo a desenvolver seu maior potencial humano.
Interpessoal – A música é usada para ajudar o indiví­duo a desenvolver a capacidade de relacionamento e comunicação.

Novos modelos também têm surgido nestes últimos anos:

Sociológico – Considera que a sociedade atual é orientada principalmente para a necessidade de encontrar a identidade e o valor pessoal, e não para a luta pelas necessidades básicas e sucesso.
Músico organicista – A música é utilizada como instrumento de expansão da consciência, de individuação e de saúde.

A Biomúsica desenvolve-se a partir de um trabalho diferenciado com musicoterapia, música popular tradicional (folclore), expressão corporal, educação, e música africana.

O Musicoterapeuta Luis Kinugawa é o criador da Biomúsica e contou com a grandeza e dedicação de seus amigos “Biomúsicos” para o desenvolvimento do trabalho, desde dezembro de 1998. O trabalho realizado na África no perí­odo de 2000 a 2002 evidenciou o valor da Biomúsica, sua adaptabilidade e muitos resultados benéficos junto a refugiados, vítimas de guerra e crianças de rua.

1 Comment

  1. a musica e tudo para mim sou feliz com a mmusica

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *