Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Afinação, Iniciante

Encordoamento Para Violão etc…

Encordoamento Para Violão etc…

12345

Por falar em encordoamento para violão, gostaria de aproveitar a ocasião para elucidar uma questão importante, já que a qualidade das cordas do violão influenciam diretamente na afinação e qualidade sonora do mesmo. Existe corda boa?
Como sou iniciante estava refletindo sobre o assunto de acordo com minhas primeiras experiências e cheguei a conclusão que não existe!, logo fui pesquisar sobre o assunto e por incrí­vel que parece o universo estava a favor pois logo ali na mesa de revistas do barbeiro havia uma revista especializada em violão que trazia uma entrevista com um famoso violonista onde o mesmo afirmava nossa questão com a seguinte frase: “[…]Na falta de coisa melhor utilizo a Augustine. Corda boa não existe[…].

corda-violao.jpg

Mas há aquelas que seus harmônios soam de forma afinada e satisfatória até mesmo para os ouvidos mais exigentes de grandes músicos e um público seleto e cada vez mais escasso em nosso paí­s. No caso o que conta é a criatividade acompanhada de resultados e um bom investimento.

O encordoamento composto das marcas Savarez e Augustine que utilizo no momento é uma boa opção para quem realmente quer ficar conhecendo seu instrumento de excelência. No caso utilizo a primeira de alta tensão como os três bordões e a segunda, também com excelente tensão, utilizo para ser as cordas primas.

O grande empecilho para este duo é o nosso poder aquisitivo e a falta de incentivo do sistema para com a música que foi dizimada das salas de aula no ensino público e até mesmo na grande maioria dos colégios particulares de primeiro e segundo grau. Esta falta de elaboração musical nas escolas faz com que esse tipo de investimento fique em segundo plano para os músicos amadores e profissionais que a cada dia lutam por melhores condições de trabalho afim de que possam obter seus instrumentos de excelência assim como realizar a manutenção dos mesmos.

Me lembro quando através do projeto “Um Piano pela Estrada” os cidadãos da cidade de Porto Velho onde moro com minha família, tiveram a oportunidade de presenciar o Grande Músico Pianista Arthur Moreira Lima e naquele momento estavam comportados como uma plateia digna de concertos em grandes teatros de renome. Seria a ocasião? Será que se estivessem aquelas mesmas pessoas em um show daqueles de música comercial, cujo sistema insiste em utilizar como forma de controle…?

Em seguida aqueles ditos intelectuais, moralistas e donos da razão que ocupam importantes colunas nos noticiários da TV aberta e por assinatura, assim como na mídia impressa, dizem “O brasileiro vaia até o silêncio, quando se pede um minuto de silêncio em um estádio de futebol nem se passam 30 segundos e começam a vaiar.” E se nesse mesmo estádio de futebol estivesse o Sr. Arthur Moreira Lima oferecendo um concerto, como estaria o comportamento dessas pessoas, será que vaiariam o silêncio decorrente do intervalo entre uma música e outra? E se fosse um show daqueles…

Após o concerto de Moreira Lima, como estava a mente dos espectadores? Provavelmente afinadas e capazes de refletirem sobre a nossa realidade?

Após um show com músicas do tipo essa ai cujo refrão esta tocando em sua mente e você nem sabe como foi parar ai né? No meu caso por exemplo estou apreciando no momento “Allemande” de Bach presente no CD de número 4 da série “The Segovia Collection”, e mesmo assim esse mesmo refrão parece estar querendo poluir a mais brilhante interpretação das obras de Bach no violão feitas pelo eterno maestro.

5 Comments

  1. me ajudem, gostaria de um cordiamento de violão, 100% de naylon.
    mais é sem o revestimentos de aço nas 4 5 e 6. tem que ser 1005 naynol, cordeamento liso, caso tenha ou saiba de alguma marca me mande uma mensagem por favor.

  2. Todo encordamento de nylon tem as 3 primas aparentando nylon e 3 bordões de nylon revestidos de algum metal, como bronze (o mais comum).
    Um encordamento 100% nylon, acredito que não exista, pois para cada nota é preciso uma tensão, uma vibração certa, uma expessura certa de corda. Se fôssemos ter as cordas 4,5 e 6 só de nylon, elas teriam de ser muito espessas. Sem contar a perda de brilho no som.
    Enfim… jansen, por que procuras por cordas só de nylon?

  3. olha guilerme, por cara tu esta encanado por que existes sim cordas toda de nylon se quiser me procurar por imail.

  4. qual a melhor nylon ou metal?

  5. Existe encordoamento, para violão de 12 cordas liso?

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *