Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Escalas, Iniciante, Teoria Musical

Escala Musical

12345
(2,00 de 5 com 1 votos)

A partir da descoberta de artefatos musicais pré-históricos, supõe-se que a primeira escala desenvolvida tenha sido a escala de cinco sons ou pentatonica, o que é confirmado pelo estudo de tribos em estágio de evolução primitiva encontradas contemporaneamente. Observando-se no entanto, que a palavra “pentatônica” é, em verdade, substituida no vocabulário musical, pela palavra “pentafonica”; uma vez que a primeira(pentatonica), remete ? idéia de cinco notas tônicas em uma mesma escala ou tonalidade, o que não é a verdade sonora musical; e a segunda (pentafonica), refere-se mais claramente a escala ou tonalidade formada por cinco sons ou notas diferentes.As escalas de 7 notas foram prováveis desenvolvimentos da escala pentatônica e tem-se o registro de sua utilização pelos gregos, apesar de que qualquer tentativa de resgate da sonoridade dessas escalas tratar-se de exercício puramente especulativo.

A música grega morre junto com o Império Romano deixando apenas uma nota de rodapé do que seria todo o sistema musical utilizado ? época. O fato é que, com o surgimento do cristianismo, houve uma adoção dos ritos judaicos, e essa é a origem do que seria a música ocidental posterior. Na Idade Média, a elaboração de um sistema de escalas (escala vem do italiano e significa escada) levava em conta não somente a nota fundamental do modo (fundamentalis) mas também a chamada corda de recitação, que era a nota ao redor da qual a melodia se desenvolvia, sendo essa nota a mais utilizada na música. Essas escalas foram chamadas de modos eclesiásticos e compunham-se de quatro: protus, deuterus, tritus e tetrardus.

Esse sistema, chamado modal, não é um sistema totalmente definido; como há variação da corda de recitação entre duas músicas, elas podem estar dentro de um mesmo modo, mas se desenvolvem em direções diferente, sendo reclassificadas aí, a depender do âmbito em que elas se desenvolveram, como estando no modo plagal ou autêntico. Além disso, a música poderia muito bem gravitar entre os modos, o que dificultaria a classificação exata em que modo ela está (ou em que modo começou, ou em que modo terminou).

Posteriormente, dois modos receberam a preferência dos compositores (o modo chamado jônico, ou tritus plagal, e o chamado eólio, ou protus plagal), sendo estes as origens das escalas diatônicas maior e menor: iniciava-se o período tonal da música.

A partir do temperamento da música, ocorrido no séc. XVIII, onde procurava-se dar os mesmos valores proporcionais aos intervalos da escala diatônica, surge uma nova escala, em que todas as notas têm o mesmo valor dentro desta: a escala cromática.

Com o segundo período do romantismo musical (romantismo nacionalista), fez-se necessária a incorporação de escalas exóticas nas quais as músicas de muitos países se baseavam. Às escalas ciganas, já conhecidas séculos antes, juntam-se escalas mozárabes, russas, eslavas, etc.. Debussy incorpora a escala de tons inteiros, onde se divide a oitava em seis intervalos iguais de um tom, ? música. Posteriormente, novas escalas surgiram com a chamada música micro-tonal, além de incorporações de escalas antigas como a indiana, que divide a oitava em 22 sons, e a escala nordestina brasileira, mistura dos modos lídio e mixolídio.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_musical – acesso em: 19/08/2007

12 Comments

  1. Gostei da materia. Tenho uma duvida terrivel.

    como que faço para saber qual as dissonantes por ex. se eu estou tocando uma musica em G

  2. eu só queria saber o nome das notas da escala pentatonica,eu agradeço de coração se vc puder mandar,obrigado

  3. Hum,matéria entereçante gostei da pouca parte que li…..

  4. quero as partitura da flauta doce para min aprender tocar

  5. alguém poderia mandar alguma escala nordestina ,,,agradeço desde ja…

  6. Muito bacana tirar as duvidas através dessas aulas principalmente na questão das escalas. Eu particarmente gosto muito de improvisar sobre escals acordes.

  7. Gostaria que vocês manda-se todas possíveis combinações de acordes sonorizando dentro dos modos das escalas

  8. to aprocura da escalas de nota
    escala sigana

  9. É a primeira vez que visito o site, e achei ótimo! Se possivel
    gostaria de resceber um esquema de diferentes escalas. Parabens e obrigado!!1

  10. É a primeira vez que visito o site, e achei ótimo! Se possivel
    gostaria de resceber um esquema de diferentes escalas. Parabens pelo trabalho e obrigado!!1,

  11. Olá José, tudo bem?

    Você podera encontrar mais aulas sobre escalas do violão, acessando a categoria Curso de Violão no menu a direita aqui do blog.
    Lá temos a disposição diversas aulas de violão sobre o tema.

    Espero ter respondido a sua pergunta
    Bons estudos
    Violão Brasil

  12. Olá equipe Violão Brasil.

    Agradeço em nome e todos a maravilhosa oportunidade que vocês estão nos dando. De ante mão, achei muito bom o material didático.
    Continuem com o profissionalismo e comprometimento.

    Grato pela atenção, um grande abraço.

    Matheus Zatti.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>