Escalas do Violão

Escalas do Violão

12345
(3,50 de 5 com 2 votos)

Escalas do Violão

Escala cromática – Curso de Violão

Você sabe o que são bemóis ou sustenidos?

Na aula de violão de hoje, iremos falar um pouco mais sobre esse assunto, escalas do violão  e acidentes musicais.

Bemóis e Sustenidos, são os tipos de derivações que se pode ter a partir de algumas notas naturais:

Veja abaixo:

Sustenido (#) = eleva a nota em meio tom
Bemol (b) = reduz a nota em meio tom
Dobrado sustenido (##) = eleva a nota em um tom
Dobrado bemol (bb) = reduz a nota em um tom

Os acidentes musicais alteram a sonoridade original das notas no violão, como por exemplo:

Dó# = Dó sustenido, ou uma nota de Dó arescida de meio tom
Dób = Dó bemol, ou uma nota de Dó diminuída em meio tom

Escala Cromática

Ao introduzir os acidentes musicais na escala diatônica você acaba por formar a escala cromática, resumindo, a escala diatônica de:

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si

A escala cromática ascendente de Dó se trata de:

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si – Dó

Enquanto isso, a escala cromática descendente de Dó é:

Dó – Réb – Ré – Mib – Mi – Fá – Solb – Sol – Láb – Lá – Sib – Si – Dó

A escala cromática como visto, é formada por uma sequência de semitons, onde será representada todas as notas que formam o sistema musical ocidental.

Os acidentes musicais tanto no violão, como em qualquer outro instrumento musical, são os símbolos de sustenido (#) e bemol (b) inserido nas notas naturais. Esses símbolos representam a alteração das notas em um semitom para cima (sustenido) ou para baixo (bemol).

Por exemplo, a nota Dó acrescida de um semitom vira na nota Dó#, assim como a nota Dób representa um semitom abaixo da nota Dó.

Observando a escala cromática de Dó, é possível notar que os intervalos de notas que possuem acidentes são entre:

Obs: Tenha sempre em mente, teoria musical é universal, apesar do blog ser focado em Violão, essa aula serve para qualquer instrumento musical.

Dó e Ré
Ré e Mi
Fá e Sol
Sol e Lá
Lá e Si

Enquanto os intervalos que não possuem acidentes são entre:

Mi e Fá
Si e Dó

A partir de agora fica mais simples de entender o que são tons e semitons e quais notas possuem acidentes quando você for tocar alguma música no violão. Isso facilitará bastante o seu aprendizado de violão daqui para frente.

Espero que você tenha gostado da aula de violão de hoje

Violão Brasil

9 Comments

  1. bacana

  2. muito bom esse site e 10

  3. olha eu gostei de site mais eu queria saber la re mi fa sol com os dedos posisionados..

  4. Muito bom msm tem que ir para os favoritos!!! Deus abençõe sempre!

  5. Muito bem explicado! Só não consegui tirar a dúvida que constava!!
    Queria saber todos os sustenidos da escala com os dedos posissiconados!!!
    abraços!!!

  6. Então, não sei se posso estar errado, mais existe Cb ?

  7. essa escala é boa mas não é a que eu procurava q essa já sei
    site bom pra iniciantes