Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Afinação, Teoria Musical

Espectro Sonoro

12345

Espectro sonoro é a distribuição, no domínio das frequências, do conjunto de todas as ondas que formam um som. O espectro é composto das amplitudes da frequência fundamental e de cada um dos harmônicos ou parciais que soam junto  fundamental. O espectro de um som define sua forma de onda e é um dos componentes do timbre de uma voz ou instrumento musical.

Matematicamente, representa-se o espectro sonoro como uma série de Fourier, uma função no domí­nio das frequências, em oposição a forma de onda que é uma função no domí­nio do tempo. Qualquer onda sonora, assim como qualquer outro fenômeno ondulatório, pode ser representado através de seu espectro. Um gráfico de espectro sonoro é composto de barras, cada uma delas representando a amplitude de uma das frequências componentes do som analisado. Este tipo de gráfico é utilizado em equipamentos eletrônicos, tais como analisadores de espectro ou em equalizadores. No caso dos analisadores digitais, o cálculo é realizado através da Transformada Rápida de Fourier – FFT (Fast Fourier Transform), um algoritmo bastante eficiente que permite calcular o valor de uma transformada discreta de Fourier, em tempo real.

Leia mais para entender em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_sonoro

1 Comment

  1. Eu gostaria que publicassem as aplicações dos Intra – Sons e Ultra – Sons e também gostaria que publicasses quais os animais que são Intra – Sons e Ultra -Sons ! Visto que não emcontro em nenhum site, e ainda por cima é um trabalho para Físico – Químicas e eu não me safo muito bem nessa disciplina !! Obrigada !

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *