Adicionado in Aulas de Violão, Escalas, Exercícios

Exercícios de Cromatismo oferecem agilidade nos dedos

12345
(3,50 de 5 com 2 votos)

Descubra os benefícios dos Exercícios de Cromatismo no violão

Hoje iremos falar de um assunto muito importante para todos aqueles que desejam aprender a tocar violão.

Existem alguns exercícios que você pode estar fazendo para adquirir maior agilidade e precisão ao tocar as cordas de seu violão. Seja para fazer ou trocar acordes como também para executar alguma linha melódica como improvisação ou solo no violão.

O exercício que irei passar hoje é muito simples. Porém se executado da forma correta, poderá lhe trazer benefícios incrivelmente satisfatórios. Esse exercício está baseado em uma escala que poderíamos dizer ser a escala mais conhecida e usada por músicos em todo o mundo, a chamamos de escala cromática.

Essa escala é formada por 12 notas, tendo apenas semitons de espaço entre uma nota de outra. Dizemos que uma escala natural é formada de 7 notas certo? Então, para formar uma escala cromática, pegue essas 7 notas e adicione as outras 5 notas que estão entre os espaços de cada intervalo de um tom.

Esses exercícios são muito importantes, pois trarão maior segurança a seus dedos na hora de fazer um acorde. Então, chega de conversa e vamos ao exercício:

Nesse exercício, você irá começar tocando na primeira casa da Corda E Grave (sexta corda de baixo para cima) e seguindo o exercício suscetivamente para as outras cordas abaixo.

Sempre utilizando todos os dedos, cada um com sua respectiva casa. Dedo 01 na casa 01, Dedo 02 na casa 02, Dedo 03 na casa 03 e Dedo 04 na Casa 04.

Veja abaixo o vídeo desse exercício tocado sequencialmente. Procure executar esse exercício o mais lento possível no começo. Não se preocupe com a velocidade que você toca as notas, se preocupe sim em tocá-las da forma mais clara e limpa possível. Você precisa ouvir exatamente cada nota que está tocando, uma por uma. Assim você irá desenvolver cada vez mais firmeza na hora de fazer qualquer acorde.

Veja abaixo o vídeo desse exercício tocado sequencialmente. Procure executar esse exercício o mais lento possível no começo. Não se preocupe com a velocidade que você toca as notas, se preocupe sim em tocá-las da forma mais clara e limpa possível. Você precisa ouvir exatamente cada nota que está tocando, uma por uma. Assim você irá desenvolver cada vez mais firmeza na hora de fazer qualquer acorde.

Primeiro faça de forma ascendente. (Da sexta corda até a primeira)

|—————————————-1-2-3-4-Corda01
|——————————–1-2-3-4———Corda02
|————————1-2-3-4—————–Corda03
|—————-1-2-3-4————————-Corda04
|——–1-2-3-4———————————Corda05
|-1-2-3-4—————————————-Corda06

Agora faça de forma descendente. (Da primeira corda até a Sexta)

|-4-3-2-1—————————————-Corda01
|——–4-3-2-1———————————Corda02
|—————4-3-2-1————————–Corda03
|———————-4-3-2-1——————-Corda04
|—————————–4-3-2-1————Corda05
|————————————4-3-2-1—–Corda06

Gostou dessa Aula? Gostaria de receber toda semana aulas de violão como essa em seu e-mail, sem custo algum?

Assine nosso feed, é de graça e você ainda colabora para o crescimento da maior comunidade de violão do Brasil!

Clique aqui para assinar

Até a próxima semana pessoal!

36 Comments

  1. Ola!Estou muito feliz porque estou aprendento tocar violao,mas tambem estou com as pontas dos meus dedos ardedendo pra ct,como se tivesse tocado numa panela quente.Mas nao vou desistir,quero fazer surpresa para minha familha e amigos qd voltar pro Brasil.

  2. Olá gostaria de aprender a tocar violão

  3. Adoro mpb, Djavan, por exemplo + naum consigo tocar. Naum tenho ritmo.Valeu!!

  4. Muito legal

  5. eu queria que me enviasse alguma coisa que mostre o posicionamento dos dedos para fazer sair o som de cada nota
    desde ja agradeço

  6. eu queria o desenho das notas mostrando como posicionar os dedos no violão

  7. podem-me enviar partituras de músicas para aprender a tocar solo no violão, com baixos dos acordes?
    Meus comprimentos

    osny silva

  8. E aí Pessoal?

    Show de bola vosso site. Comecei a estudar violão clássico e no amomento estou estudando acordes. O primeiro acorde que estou praticando é o C+. A primeira música que já está saindo do forno é Encosta sua Cabecinha no meu ombro, versão com Almir Sáter. Gostaria de saber como pesquisar músicas com acorde de C+ a fim de intensificar meu aprendizado?

  9. Gistaria de alguns solos numericos para inicio.

  10. legal

  11. Ola, gostaria de saber se tem algum exercicio para decorar no braço do violão a escala cromatica.

  12. Porr.@, man adorei o blog e seus exescicios, continue sempre assim! e obrigadão! x)

  13. gostaria de receber os exercicios

  14. Gostaria de receber todas as aulas e exercícios de cromatização por e-mail.Do primeiro ao ultimo,se possível…Muito obrigado

  15. gostaria de recerber algo que seja um pouco mais avaçado que toco ja faz algum tempo mais estou querendo me aprofundar cada vez mais e quero execícios, escadas pantatonicas, etc..

    brigado,,,

  16. mais gostei muito… continue assim

  17. ai valew, ja faz tempo q quero aprender a tokar mais nao tenho oportunidads…

  18. Poxa cara,meus parabens pelas aulas,estou gostando muito continue assim e valeu pela ajuda…

  19. gostria de receber essas aula pois vao me ajudar no aprendizado

  20. ola gostaria de aprender a tocar violão porque gosto muito mesmo é meu sonho.

  21. OLA EU SOU O MESSIAS E GOSTEI MUITO DESTA ESCOLA PENA QUE NÃO TEM ELA PERTO DA MINHA CASA .QUEM TEM MDE VALOR É UMA ÓTYMA ESCOLA ;;VALEU

  22. olha essa escola e muito boa

  23. Pow o video nao aparece diz que foi excluido pelo usario, poderia colocar outro video, quero ver na pratica alguem fazendo… assim eu vejo se tou fazendo certo
    vlw ae

  24. oiee meu irmao ta apreendendo violão oque é bom fazer p dar agilidade !tem como me passar alguma coisa que vai ajudar ele aprender violão obrigada

  25. MT MASSA,ESTOU APREDENDO RÁPIDOO VLW GENTE ! ! !

  26. Eu gostaria que me enviasse alguma coisa que nostre o posicionamento dos dedos e como dedilhar. sou iniciante do curso de violao.desde jà agradeço.

  27. éssa aula me ajudou muito obrigado

  28. o video foi removido =/

  29. pq vc tirou o video? Logo agora que eu ia precisar dele não faz isso.valeu cara.Deus te abençoe.

  30. mto bom gostei da aula , ja estou desenvolvendo bem o exercicio

  31. Olá Dejanir,

    Fico feliz em saber que você está gostando das aulas de violão grátis, aqui do blog.
    Fique atento as novidades, precisando de mais aulas de violão, acesse o nosso curso de violão grátis no menu ao lado.

    Bons estudos
    Violão Brasil

  32. Olá Maria, tudo bem?

    Deve ter ocorrido um algum problema no seu navegador ao visualizar a aula de violão, por gentileza tente novamente agora.
    Precisando de um curso de violão, acesse agora mesmo http://www.tocarviolao.com.br para receber aulas de violão grátis no e-mail.

    Violão Brasil

  33. Olá Maicon,

    Obrigado pela observação, já estarei adicionando o vídeo novamente.
    Desculpe qualquer transtorno.

    Conheça um pouco mais do nosso trabalho acessando a categoria curso de violão.
    Violão Brasi

  34. Olá Wilam,

    Obrigado pelo apoio, estaremos adicionado mais aulas de violão como essa nos próximos dias.

    Violão Brasil

  35. Olá Suora.

    Você pode encontrar mais informações sobre o posicionamento dos dedos no violão, acessando a categoria cursos de violão aqui do blog.
    Lá você encontra mais de 4 aulas de violão explicando detalhadamente o assunto.

    Violão Brasil

  36. e que pena que esqueci a senha do meu e-mail logo agora que queria fazer as aulas não posso

Trackbacks/Pingbacks

  1. pligg.com - Exercícios para Violão - Ganhe agilidade nos dedos hoje mesmo! | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos falar de um assunto muito importante …
  2. www.digga.com.br - Exercícios para Violão - Ganhe agilidade nos dedos hoje mesmo! | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos falar de um assunto muito importante …
  3. Linka-Me.com para os viciados em blogs - Exercícios para Violão - Ganhe agilidade nos dedos hoje mesmo! | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos falar de um assunto muito importante …
  4. mexame.com - Exercícios para Violão - Ganhe agilidade nos dedos hoje mesmo! | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos falar de um assunto muito importante …
  5. Anônimo - Exercicios de Violão - Como ganhar agilidade nos DEDOS!... Hoje iremos falar de um assunto muito importante para todos aqueles que …
  6. pigg.com.br - Exercícios para Violão - Ganhe agilidade nos dedos hoje mesmo! | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos falar de um assunto muito importante …
  7. totalnews.com.br - Exercícios para Violão - Ganhe agilidade nos dedos hoje mesmo! | VIOLÃO BRASIL... Hoje iremos falar de um assunto muito importante …