Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Acordes Maiores no violão

Acordes Maiores no violão

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

Teoria musical fácil, fazendo acordes maiores no violão;

Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte forma:

Entre o I grau e o III Grau temos um intervalo de 3° maior, ou seja, 2 tons. Entre o III grau e o V grau um intervalo de 3° menor, ou seja 1 tom e 1 semitom.

Por exemplo;

I Grau  – 2 Tons – III Grau – 1 Tom – 1/2 – V Grau

Vamos agora formar alguns acordes maiores (ou se preferir tríades maiores). É importante observar a disposição dos acidentes musicais e a sua relação com a tipologia dos acordes.

Exemplo:

Acorde de Dó maior, representado pela letra C:

I Grau                                                  III Grau                 V Grau

Dó Maior (C)  =       Dó                       Mi                            Sol

Se analisarmos os intervalos entre as notas, perceberemos que a fórmula foi respeitada. Entre as notas Dó e Mi temos um intervalo de 3° maior, ou seja, 2 tons. Já entre as notas Mi e Sol, temos um intervalo de 3° menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom. Para facilitarmos o entendimento dessa aula, vamos utilizar uma tabela a partir da escala cromática.

post011 Acordes Maiores no violão

Já entre o III e o V grau deve haver um intervalo de 3° menor, ou seja 1 tom e 1/2. Entre Mi e Fá, o intervalo é de apenas 1/2 tom – Entre Mi e Fá não há acidentes. Entre Fá e Sol temos um tom, 1/2 de Fá até Fa# e mais 1/2 de Fá# até Sol. Portanto, somando tudo dá 1 tom e meio que a fórmula pede:

post021 Acordes Maiores no violão

Vejamos outro exemplo;

Acorde de Ré maior, representado pela Letra D:

         IGrau     IIIGrau     V Grau

Ré Maior (D) =   Ré              Fá#             Lá

Neste exemplo temos o aparecimento de um acidente musical, o Fá#, veremos agora qual a sua função em relação à tipologia do acorde. Entre as notas Ré e Fá#, temos um intervalo de 2 Tons ou uma 3° maior característica da tríade maior, que não pode ser substituído pelo intervalo de 3° menor – Ré e Fá naturais da escala. Movemos o Fá meio tom acima pois isso é indispensável para se manter as características do Acorde Maior. Já entre as notas Fá# e Lá, temos um intervalo de 3° menor – ou 1 tom e 1 semitom.

post041 Acordes Maiores no violão

Agora do III para o V grau, de Fá# para Lá. Há: um meio tom  entre Fá# e Sol, mais meio tom de sol para Sol# e, mais meio de Sol# para Lá. Como a fórmula pede um intervalo de 3° menor e temos 1 tom e meio, está correto:

post05 Acordes Maiores no violão

Agora temos o aparecimento do acidente musical o Sol#, veremos agora qual a sua função em relação a tipologia do acorde. Entre as notas Mi e Sol#, temos um intervalo de 2 Tons ou uma 3° maior, como pede a nossa fórmula. e que não poderia ser substituído pelo intervalo de 3° menor – Mi e Sol.

Movemos o Sol meio tom acima pois isso é necessário para se ter a 3° Maior do Acorde Maior. Já entre as notas Sol# e Si, temos um intervalo de 3° menor – ou 1 tom e 1 semitom.

Vejamos sua formação pela escala cromática

post07 Acordes Maiores no violão

Agora do III para o V grau, de Sol# para Si. Há: meio tom entre Sol# e Lá, mais meio tom de Lá para Lá# e, mais meio de La# para Si. Como a fórmula pede um intervalo de 3° menor e temos 1 tom e meio, está correto:

post08 Acordes Maiores no violão

Na próxima aulas falaremos sobre Acordes Menores!

Assine nosso feed e fique por dentro das atualizações do blog.

Att

ViolaoBrasil – Curso de Violão Online

4 Comments

  1. eu quero aprender a tocar violão
    o violão e a guitarra é o meu istrumento preferido mais eu não sei toc ar vcs me encinão? valeu tchau bjs

  2. Muito,muito obrigado por essas aulas maravilhosas,vocês são muito generosos em nos presentear de forma tão bondosa.Bjs e Abraços.Gizele

  3. Eu não me canso de agradecer por tanta generosidade de vossa parte, pois, essas aulas que tenho recebido estão me ajudando a entender melhor os mistérios dó violão e a desenvolver minhas habilidades. Muito obrigado, mas, muito obrigado, mesmo!

  4. Bem, eu sou apaixonada por violões e guitarras, mas não sei tocar,
    e gostaria muito de apreeder.
    valew, beijoss

Trackbacks/Pingbacks

  1. www.digga.com.br - Formação de Acordes - Curso de Violao... Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte …
  2. pligg.com - Formação de Acordes - Curso de Violao... Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte …
  3. Anônimo - Formação de Acordes - Curso de Violao... Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte …
  4. pigg.com.br - Formação de Acordes - Curso de Violao... Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte …
  5. www.sbrubbles.com.br - Formação de Acordes - Curso de Violao... Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte …
  6. websapiens.net - Curso de Violao - Formando Acordes... Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte forma: Entre …

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>