Adicionado in Aulas de Violão, Teoria Musical

Formação de Acordes Maiores e Menores

Formação de Acordes Maiores e Menores

12345

Formação de Acordes Maiores e Menores para leigos.

Descubra neste artigo de um jeito bem simples como se forma acordes maiores e menores no violão

newspaper feed add 256x256 Formação de Acordes Maiores e Menores

Assine nosso FEED, ao assinar o feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no site, não é só isso, você ao assinar, estará recebendo aulas de violão grátis no seu e-mail, técnicas para tirar a batida da música, escalas entre outros. Aproveite agora mesmo essa oportunidade, faça parte da maior comunidade gratuita de conteúdo didádito relacionado a violão do Brasil!

Clique aqui para assinar!

Vamos iniciar esta aula de violão falando sobre a formação de acordes maiores no violão. Este artigo vai abordar apenas o básico sobre a formação de acordes, você poderá encontrar mais conteúdo sobre este tema na categoria curso de violão aqui do blog.

Formamos os acordes maiores com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde. Supomos que para formar o acorde C (Dó maior) usaremos a 1a, 3a e a 5a nota da sua escala (escala de C). Obteremos as seguintes notas:

tb1 Formação de Acordes Maiores e Menores

Podemos dizer então que, formamos o acorde C com a união das notas C, E e G. Deste mesmo procedimento formamos todos os acordes maiores; selecionando as notas 1, 3 e 5 de sua escala.

Acordes Menores

A formação dos acordes menores é semelhante a dos maiores. As notas básicas são enumeradas 1, 3 e 5 só que, da escala dos acordes menores. Quando formamos D (Ré maior), selecionamos as notas de sua escala maior, enquanto que para o acorde Dm (Ré menor) selecionamos suas notas da escala de Dm. Repare:

tb2 Formação de Acordes Maiores e Menores

Com as notas nas mãos, resta apenas procurá-las no violão e demarcar as casas na cifra.

Agora que você já pode ter uma boa noção de alguns dos muitos acordes mais usados.

Em breve mais Aulas de Violão Gratuita sobre formação de acordes!

9 Comments

  1. Ola!estou feliz porque encontrei este site.Faz pouco tempo que comprei um violao para iniciante,mas eu nao entendo nada.Quero muito aprender tocar e um dos meus sonhos desde de crianca primeiro passo e aprender as notas e afinar o violao, mas dianda nao vi nen um vidio ensinando.Gostaria de mas detales.

  2. olha eu afino violao dessa forma…
    primeiro eu tenho um cd com o som de todas as cordas afinadas, o primeiro passo é afinar a mi(corda 6)igualando ao som do cd, depois pelo armonico eu afino as outras, q é relar bem d leve no traste da casa 5 e da 8 da corda debaixo(a q vc quer afinar), ai iguala o som e deixa sem ondas…
    espero ter ajudado..
    :D

  3. eu quero que ensina notas menores e maiores exeplos:dó+ ré+ mi+ fá+ sol+ la+ si+ dó- ré- mi- fá- sol- la- si-

  4. cifras

  5. acordes

  6. eu quero que ensina notas menores e maiores exeplos:dó+ ré+ mi+ fá+ sol+ la+ si+ dó- ré- mi- fá- sol- la- si-

  7. não consegui perceber muito nesta aula os desenhos estão para um pouco confusos. podem ajudar me mais?obrigado.