Adicionado in Harmonia Funcional

Harmonia Funcional – Aulas de Violão

Harmonia Funcional – Aulas de Violão

12345

Introdução a Harmonia Funcional quarta parte.

Meia Cadência

É estabelecida quando o descanso se da no acorde que, supostamente, pertenceria à função Dominante (V grau).

Pode ser precedido por graus de diferentes funções harmônicas.

foto17

Cadência Interrompida

Existe quando o dominante é seguido de qualquer grau, menos a Tônica. Está cadência não é conclusiva se divide em duas partes:

a) Diatônica: o dominante (v grau) prece qualquer grau diatônico;

b) Modulante: o dominante aparece antes de um acorde que encaminha para uma nova tonalidade passageira ou não.

foto22

Resolução

Na harmonia funcional, um dos movimentos mais importantes de acordes é a resolução, em que a tensão gerada pelos acordes dominantes é definida na função Tônica (ou, em alguns casos, em Sub dominantes). Este fenômeno acontece em decorrência do aparecimento do trí­tono – intervalo de quinta diminuta entre a terça e a sétima – nas tétrades do grau V

Os dominantes são resolvidos em acordes maiores e menores, dependendo do centro tonal da música ou trecho analisado.

Aulas de Violão

Dominante Primário

Nesse tipo, o movimento é de quarta justa ascendente ou de quinta justa descendente, com resolução na Tônica. Normalmente, ocorre em finalizações de trechos ou músicas. Em alguns casos, pode funcionar como preparação para mudanças de tonalidade, ou seja, modulações

foto32

Essa série de posts sobre Harmonia funcional serve como completo nas aulas de violão de alunos de ní­vel avançado, caso você não compreenda o que estamos falando nesse post, aconselho a leitura do nosso curso de violão básico.

Continua amanhã…

1 Comment

  1. prezado professor gostei muito da sua aula sobre harmonia funcional notei porém que faltou alguns detalhes sobre as cadencias; por ex a meia cadencia é feita com o V grau invertido precedido do I grau ou de um grau par, ela yem entido suspensivo quanto ao restante o sr esta certo ela aparece geralmente em frases ou membros de frase

Trackbacks/Pingbacks

  1. tonalidade.net - Harmonia Funcional - Aulas de Violão | VIOLÃO BRASIL - [...] como completo nas aulas de violão de alunos de nível avançado, … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado…