Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Videos

La Catedral – Agustin Barrios

La Catedral – Agustin Barrios

12345

O vídeo presente neste artigo mostra a interpretação da música La Catedral de Agustin Pio Barrios Mangore. É interessante notar que nesta interpretação o violonista explica o sino da catedral – Allegro Solene – de forma peculiar.

catedral.jpg

La Catedral (1921) é frequentemente considerada a sua obra mais impressionante, até mesmo ganhando a aprovação de Andrés Segovia, que em outra época parecia ter pouca consideração por suas composições.

ATENÇÃO! – No caso de conexão lenta clique em play no centro do ví­deo ou na lateral do canto inferior esquerdo, em seguida pause sua exibição clicando no botão || que surgirá no canto inferior esquerdo do player e aguarde a barra de indicação de download e andamento do ví­deo ficar vermelha bar.jpg, ou seja, aguarde o ví­deo carregar e logo após clique novamente em >, que fica ao lado esquerdo da barra onde estava localizado ||. A tela ficará preta enquanto o ví­deo carrega. Pode ser que após terminar carregamento do ví­deo, ao clicar em play para assistir surgirá um menu no centro da tela preta, basta clicar em watch again wa.jpg para assistir ao vídeo sem interrupções.

12 Comments

  1. Olá,

    Já tinha ouvido esse cara tocando, tenho dúvida de quem é… Você sabe o nome dele?

    E sobre essa parte – “É interessante notar que nesta interpretação o violonista explica o sino da catedral – Allegro Solene – de forma peculiar”. Não entendi… Ele explica o sino?

    Até!

  2. A. Barrios ainda não tem o reconhecimento na altura merecida. Só nos anos recentes começou a ser conhecido. Na década de 20 êste gênio andou pelo subúrbio de São Cristovão, RJ, e tocava pela madrugada em casa de amigos. Conheci um Sr., falecido recentemente, que vinha de Copacabana para ouví-lo e ficava até amanhecer. Imaginem isto numa época em que não havia condução disponível ? noite. O Sr. citado dizia que não havia adjetivo que não gênio para Barrios. Nesta época o tocador de violão era olhado como um desocupado visto com restrições. Outro dia ví Barrios sendo executado por J. Williams em concerto ao ar livre na Alemanha e ví que o talento demora mas acaba sendo reconhecido. Reconhecimento tardio para quem tocava sem cachê, apenas para agradar aos admiradores privilegiados. Lamento não ter estado nestes lugares.

  3. Barrios foi o violonista que ao meu ver nos deixou mais caminhos a serem trilhados. Sua música que acima de tudo é elevada nos dá e exige uma grandiosa capacidade técnica que reflete em incansáveis momentos junto ao violão. As composições de Barrios podem ser divididas em três categorias básicas: folclórica, imitativa e religiosa. Como um violonista compositor, Barrios é o melhor de todos, independente do ouvido. Sua música é melhor estruturada, é mais poética, é mais tudo! E é mais de todas as coisas em um modo atemporal. Assim penso eu que ele é um compositor mais significativo que Sor ou Giuliani, e um compositor mais significativo para o violão que Villa-Lobos.”
    VIVE PARA SEMPRE O MESTRE AGUSTÍN BARRIOS.

    Tenho a felicidade de poder executar várias de sua sobras e também de possuir todo o seu vasto trabalho.

    Visitem o meu blog.

    http://www.totalmenteviolaomesquita.blogspot.com

    Grande Abraço

    Professor Daniel Mesquita

  4. Caro Daniel Mesquita, sou admirador e decifrador, assim como você, da obra desse gênio singular do violão “elevado”.
    Sou aluno de um grande violonista e ser humano paraense – Salomão Habib.Tambem conheço outro gênio singular das cordas – Sebastião Tapajós – que foi quem me deu o incentivo inicial ao estudo do violão erudito.

    Estou estudando La Catedral de Barrios. Confesso que tal obra está elevando minha técnica e musicalidade a outros extremos…

    No mais, desejo-lhe felicidade e quando vieres ao Pará me avise, para que possamos ir conhecer juntos o povoado paraense onde o grande tocou na década de 30.

    mirapasta@hotmail.com

  5. Caro Givaldo.
    Será um enorme prazer visitar o Pará e acima de tudo conhecer o povoado que nosso Barrios visitou. Esteja sempre a vontade para perguntar algo da obra desse mestre e acima de tudo se precisar de alguma partitura, por favor não exite em me pedir. Modestamente tenho o prazer de lhe dizer que tenho tudo de Barrios.

    Grande Abraço

    Daniel Mesquita

  6. Caro Daniel. Solicito cópia do Prelúdio da obra La Catedral, de Agustin Barrios. Agradeço a gentileza. Tabajara.

  7. Ola pessoal,gosto muito da música La catedral,tantos e tantos violonistas tocam e ultimamente conheci pela internet Ana Vidovic que realmente impressiona, não tenho mais partituras de A.Barrios,gostaria se possivel voces me informar como conseguir partituras.
    Ademir

  8. ola amigos violonistas! Também sou tiete deste compositor genial que foi Barrios, e venho estudando La Catedral e Las Abejas, e,. queria saber se vcs possueam (ou sabem onde eu posso encontrar) as “algumas” variações que executam nessa obra John Willians, Ana Vidovic…sabem?
    enfim, sei que não preciso explicar, pois são experientes violonistas vcs, se puderem me ajudar, o email é feco6arrobahotmailpontocom

    abraço
    Felipe Bianchi

  9. tbm sou fã de Barrios e estou estudando La Catedral (Preludio), entao gostaria de saber como vcs sitaram J. Williams, etc,… se as partituras destes contem muitas mudanças daquelas que encontramos na internet?

  10. caro amigo bruno preste atençao no preludio a primeira parte da musica e ai que esta aimitaçao do som do sino. meu pai violonista e nao violinista como eu escrevi.

  11. Olá.

    Achei este site e quero me comunicar…..estava fora da música há muitos anos mas voltei…
    estudei barrios e outros como armaninho neves na decada de 80 e agora estou relendo…..

    um abraço e entrem em contato..

    sds
    eduardo de jong

  12. e muito bom essa musica bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmm de

    maissssssss

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *