Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Eventos

ACONTECEU EM PORTO VELHO – LUA EM CONCERTO COM NONATO LUIZ, TURIBIO SANTOS, OSWALDINHO DO ACORDEON E CAROL MC DAVIT – EM PORTO VELHO/RO

12345

Fotografias do evento em: Notícia no hora!

Em comemoração ao bicentenário do BB, o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante apresenta show em que músicos populares e eruditos dão novo tratamento a repertório do Rei do Baião.

Um show em homenagem a Luiz Gonzaga marca em Porto Velho os 200 anos do Banco do Brasil, cujo aniversário é celebrado em todo o paí­s em 2008 pela programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Lua em Concerto – Uma Olhar Erudito sobre a Obra de Luiz Gonzaga acontece no dia 2 de outubro,  as 20h30m, na Boite Peixe Beer, e reúne, sob a direção de Turibio Santos, os músicos Nonato Luiz e Oswaldinho do Acordeon, acompanhados do soprano Carol MacDavit e de dois percussionistas.

A apresentação mescla elementos nordestinos e clássicos, o erudito e o popular em processo de fusão e não de choque. O xote aproxima-se do jazz, o baião flerta com a música barroca, o xaxado muda de roupagem. Resulta dessas sub versões uma alquimia de sons, composta de influências de diferentes matrizes culturais e sonoras, mas sem abandonar o vínculo com as raízes nordestinas.

Os violões imitam a sanfona com virtuosismo. Zabumba e triângulo são reciclados e se transformam num leque extenso de instrumentos percussivos. O soprano celebra a poesia simples, mas nem por isso menos forte.

Porto Velho também receberá outras atrações do CCBB Itinerante em outubro. Entre os dias 2 e 10, acontece a Inéditos em Porto Velho, com filmes nunca exibidos na cidade. Entre os dias 3 e 19, é realizada a exposição A História da Moeda no Brasil, com parte da coleção numismática do Banco do Brasil.

No dia 7 de outubro, Laboratório do Escritor, projeto calcado em entrevistas sobre o processo de criação dos escritores, traz ? cidade Antônio Torres.

Sobre os artistas

Turibio Santos
Nasceu em 07 de março de 1943, em São Luís do Maranhão, e radicou-se com a família no Rio de Janeiro em 1946. Aprendeu a tocar violão aos 12 anos e, hoje, aos 65 anos e com 65 discos, Turibio Santos é referência no instrumento. Coordena desde 2000 o projeto Villa Lobinhos, destinado a crianças de baixa renda.

Carol McDavit
Soprano americano que, ao obter o mestrado em música pela Manhattan School of Music de Nova York, veio para o Brasil. Atua no país como solista das mais importantes orquestras, como a Sinfônica Brasileira, OSESP e Petrobras Sinfônica. Interpretou papéis principais em óperas nos teatros Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, Guaíra de Curitiba, Castro Alves de Salvador, José de Alencar de Fortaleza e Nacional de Brasília e no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Viva la Mamma, Bastien e Bastienne e Dido and Aeneas). Como camerista realizou centenas de recitais em todas as regiões do Brasil e do exterior. Seus premiados CDs incluem obras sacras e coletâneas de canções brasileiras em duo com a pianista Maria Teresa Madeira, com o violonista Turi­bio Santos entre muitos outros.

Nonato Luiz
Cearense de Lavras da Mangabeira, Nonato Luiz começou sua história artística aos 4 anos de idade. Aos 15 anos, já era o segundo violino da Sinfônica de Fortaleza. Nessa época, numa tendência clara entre o popular e o erudito, optou pelo violão como seu instrumento definitivo. Nonato Luiz é hoje um dos instrumentistas brasileiros mais respeitados no circuito europeu, onde vem desenvolvendo, ao longo dos anos, inúmeros concertos em violão , elogiados pela critica especializada. Suas músicas já foram gravadas por violonistas de todo o mundo.

Oswaldinho do Acordeon
Carioca, filho de Pedro Sertanejo, precursor do forró em São Paulo, Oswaldinho do Acordeon mudou-se para a capital paulista aos 8 anos onde iniciou-se no piano. Embora, sem professor, sempre namorava a sanfona. Aos 12 anos, já tocava profissionalmente com o pai na gravadora Continental e em diversos forrós. Em 1976, ganhou uma bolsa no Conservatório Dante, em Milão. Atualmente, com 22 discos gravados. Seu currículo registra gravações com Elba Ramalho, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Paul Simon, Manu Dibango, Didier Lockwood entre muitos outros.

Lua em Concerto – Uma Olhar Erudito sobre a Obra de Luiz Gonzaga
Local: Boite Peixe Beer no Aquarius Selva Hotel
Rua Roberto de Souza, 1760 – Nova Porto Velho – Porto Velho – RO
Data: 2 de outubro de 2008
Horário: 20h30m

1 Comment

  1. gostaria de saber em que saite está as fotos que foran tiradas la no show