Adicionado in Aulas de Violão, Geral

Notações de Tablaturas no Violão

Notações de Tablaturas no Violão

12345

Hoje vamos falar sobre a importância das Notações de Tablaturas no Violão

As tablaturas podem representar diversos detalhes de um solo de violão, além das notas ela indica os efeitos a serem feitos com os dedos da mão esquerda ao tocar violão, por exemplo.

  • Números

O principal conteúdo das tablaturas no violão são os números. Cada número indica a casa que deve ser pressionada no violão quando a respectiva corda for tocada. Detalhe para o número zero, que indica que a corda deve ser tocada solta.

e|—0—–1—–2——3—–4—–5————————|

O exemplo acima mostra a notação de números em uma tablatura no violão.

  • Hammer-on

A técnica de hammer-on no violão consiste em pressionar uma nota posicionada na mesma corda da última nota tocada, com uma tonalidade mais alta e sem tocar novamente na corda com a mão direita.

Essa execução deve ser feita de modo a emitir o som da nota tocada, mesmo sem ter a corda tocada com a outra mão.

A letra que representa o hammer-on é o h:

e|—0h1—–2——3h4—–5——————————–|

O exemplo acima mostra a notação de hammer-on em uma tablatura no violão.

  • Pull-off

O pull-off é a ação contrária do hammer-on. O violonista deve soltar uma nota que está sendo tocada pressionando, antes disso, o dedo em uma nota localizada na mesma corda com uma tonalidade mais baixa. A técnica deve emitir o som da nota mais grave sem que seja necessário bater novamente na corda com a outra mão.

A letra que representa o pull-off é o p:

e|—5—–4p3—–2—–1p0———————————|

O exemplo acima mostra a notação de pull-off em uma tablatura no violão.

  • Bend

Essa técnica trata-se de empurrar a corda para cima com o dedo que está pressionando uma determinada nota. Ao empurrar a corda, o som se transformará em uma nota de maior tonalidade, como se a corda estivesse mais esticada (o que de fato ocorre).

A letra que representa o bend é o b e o número posicionado à sua direita representa qual nota o efeito deve emitir:

e|—1b2—–2——3b4—–5——————————–|

O exemplo acima mostra a notação de bend em uma tablatura no violão.

  • Slide

O slide é uma técnica bastante comum nos solos. Trata-se de escorregar o dedo para uma casa vizinha sem tocar novamente a corda. Os slides podem ser feitos tanto para uma nota mais aguda quanto para uma nota mais grave.

Para representar um slide são utilizadas barras. A barra / indica que o slide deve ser feito para uma nota mais aguda, enquanto a barra \ para uma nota mais grave.

e|—1/2—–2——4\3—–2——————————–|

O exemplo acima mostra a notação de slide em uma tablatura no Violão.

  • Vibrato

O vibrato representa que a pressão exercida sobre a corda deve variar, emitindo um som vibrante, sem retirar o dedo da corda.

O sí­mbolo utilizado para representar o vibrato é o til: ~

e|—1—–2~—–3——5~————————————–|

O exemplo acima mostra a notação de vibrato em uma tablatura no violão.

  • Tap

Essa técnica consiste em pressionar uma corda em cima de uma traste, ao invés de ser no centro de uma casa. É mais utilizada em solos rápidos, produz um efeito metálico na nota tocada.

A letra utilizada para representar o tap é o t:

e|—12t—–13t—–14t—————————————–|

O exemplo acima mostra a notação de tap em uma tablatura no violão.

  • Abafar

O efeito de abafar uma nota com o dedo que pressiona as cordas consiste em não utilizar a força necessária para que a nota saia limpa, porém na posição correta da nota.

A letra utilizada para representar esse efeito é o x:

e|—12x—–13x—–14x—————————————–|

O exemplo acima mostra a notação de abafar em uma tablatura no violão.

Espero que você goste da aula de hoje

Até semana que vem

Violão Brasil

2 Comments

  1. quero apenas umas notas de violão nao sei o dó, ré mi,fa,sol porfavor se vc pode mandar isso para o meu e-maill eu agradeçerei muito
    obg

  2. Olá Mary,

    Você poderá encontrar mais informações sobre notas do violão, acessando o menu aulas de violão aqui do blog.