Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Adicionado in Geral

O Mito da Caverna

O Mito da Caverna

12345
(5,00 de 5 com 1 votos)

O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna, é uma passagem de um escrito do filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

caverna.jpg

Imaginemos um muro alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras e sons são deuses.

Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.

Ao voltar a caverna para contar o que viu no lado de fora, o homem foi diagnosticado como louco e ignorado.

Quando refleti sobre este texto em relação a música fiquei surpreso pelo fato de que as pessoas no fundo da caverna geralmente tomam duas decisões: Aplaudem o afortunado que quebrou as correntes ou começam a pensar em suas próprias ferramentas afim de quebrar as correntes para buscar a luz e voltar para a caverna dando continuidade ao ciclo sustentando a simbiose.

Porém acredito que para construir tais ferramentas é necessário aliar-se ao tempo ao invés de tentar vence-lo. Antes de cortar as correntes, o aço não deveria ser afiado? Não levaria tempo? O que é tempo? É possível vencer o tempo? Antes de conquistar o tempo necessário para tornar suas ferramentas capaz de cortar o aço seria possí­vel esta libertação?

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *